Granito desplomado

Na semana passada conheci um point de escalada um tanto quanto diferente para os padrões do Rio. O local se chama Primatas e fica no bairro Jardim Botânico (Rio de Janeiro), ou seja dentro da cidade!!! N ão é à toa que o Rio é conhecido como o maior centro de escalada urbana da América Latina.

O que chamou a atenção neste point é a grande negatividade das vias, coisa raríssima em granito (ou vc já viu vias negativas em granito – mais de 30 graus?). Sob certos aspectos, lembra um pouco as vias da Gruta do Sul. Eta que saudade da terrinha…

Neste bloco há quatro vias: um 8c, 9b, 9c e mais uma via que não sei o nome nem o grau. O 8c é o mais clássico do local, uma travessia negativa para a esquerda com um crux no final.

Já o 9b, ou 9a, começa no outro lado, em diagonal até se juntar com o final do 8c (Orango Rock). Essa é uma outra linha muito bonita, pero más dura. Na foto acima, o Risada está nesta via, bem onde enenda com a outra via.

E por fim, o 9c (Lula Lelé) que mais tem cara de 9b é uma via mais boulderística, com um crux definido na saída. Bem interessante, três estrelas.

Para quem quiser outras infos, no site escaladabrasil (wwww.escaladabrasil.com) tem alguns vídeos deste local.

Outras infos sobre os Primatas podem ser obtidas no site www.primatasonline.com.br.

TAGS:

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu