Pré-temporada

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Conforme o item 3 do post de 19/12, que diz “treinar com mais disciplina, comecei o ano botando em prática esse item!

Tracei uma série de metas (trips, vias e projetos) e montei 1 programa de treinamento até maio, quando começará a temporada de escalada e conseqüentemente as trips.

Para quem quiser ter uma idéia, segue abaixo a minha receita de bolo!

O treino está dividido em 3 ciclos de 40 dias. Em cada ciclo será dado ênfase a um tipo de trabalho; volume, resistência e força respectivamente.

No trabalho de volume, monto 1 via de 30 a 35 movimentos com grau de dificuldade 1 grau e meio abaixo do grau máximo à vista (se você manda um 8a à vista, seria um 6b/c). Essa via não tem crux nem descansos, só agarras grandes e pé livre.

Como tenho preguiça de decorar 60-70 movimentos, repito essa via 2 vezes na colada para fechar os 60-70 movimentos.

Repita isso até a morte! Brincadeirinha. Eu gosto de dividir a série em 15-15-30-30-60 movimentos, assim decoro bem os movimentos e me aqueço bem. Descanso uns 15min e toco 60-60-60-60-60. Com um intervalo de 10 minutos entre as tentativas (Tá bom, eu enrolo uns minutinhos e também tem dias que a pele não agüenta e acabo antes).

Para o treino de resistência, durante o segundo ciclo, irei provavelmente trabalhar nos mesmos moldes descrito acima, porém com cargas diferentes e agarras de pé marcadas.

O grau de dificuldade ficará próximo do grau máximo à vista e o número de movimentos em torno de uns 40 movimentos com 4 séries de 5 entradas, 5 minutos entre as entradas e 15 minutos de descanso entre as séries.

Por fim, no treino de força irei só fazer boulders. Tem vários tipos de trabalhos específicos, tais como trabalho de Hércules, system, macaquinho, mas será just for fun!

Vale lembrar que é muito interessante intercalar durante um ciclo, treinos do outro ciclo. Tipo, se você está trabalhando resistência, trabalhar força e/ou volume de vez em quando. Se você for treinar 4 vezes por semana, 3 serão específicos do ciclo e o quarto a escolher conforme a vontade.

Buena, em linhas gerais era isso, espero que tenha servido de inspiração!

Dicas e outras cositas más, escrevam…

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Foto: Afeto

Este post tem 2 comentários

  1. Incluiu viagem ao Rio? 😀
    Pô, meu treininho de 2(30-30-30) movimentos ficou no chinelo depois do seu! Heheheeh 🙂
    Bjs!

  2. Kmooon!! É como a via lá da tua terra… “Disciplina não ter, Jedi nunca será” 😀
    Depois desce aqui pro Rio pra gente brigar com uns probleminhas graníticos hehe
    bons treinos [ ]s

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