B-side 2010

Esse ano, em vez de fazer a seleção das melhores fotos de 2010 e ficar comentado cada foto, resolvi dar uma inovada.

Quando fotografo,  muitas vezes, tiro várias fotos na sequência. Faço alguns ajustes e mais clicks sobre o mesmo tema! Depois, em casa, baixo as fotos no notebook e seleciono as melhores. Mas às vezes, fica naquela dúvida cruel entre 2, 3 ou até 4 fotos parecidas. Qual a melhor foto? Qual o melhor enquadramento? Então, a ideia é mostrar aquelas fotos de 2010 que ficaram em 2o, 3o lugar, que não foram escolhidas, mas que ficaram boas.

Kmon!

Tadeu na Especialidade da Casa (8b), Cipó. ISO200, 11mm, f/4.2, 1/60. Tem um flash amarrado numa árvore mais abaixo (M 1/1) – dá até para ver a árvore. Aqui tirei várias fotos durante a cadena dele na via. Fiquei ancorado numa árvore que tem atrás da via e explorei ao máximo a grande angular (Sigma 10-20mm).

Felipe na Maria Fumaça (9b), Calogi, ES. ISO 200, 50mm, f/2.8, 1/320. Sessão feita durante a tentativa à flash do Felipe na via. Tentei explorar ao máximo o recurso da cinquentinha!! Adoro essa objetiva!!!

Outra do Felipe, dessa vez na Trem Doido (8b), Calogi, ES. ISO 100, 35mm, 1/8, 1/500. Outra sessão num outro dia em Calogi. Dessa vez com uma 35mm. Errei a abertura, deveria ter usado 2.8… Paciência, pura falta de atenção e conhecimento…

Ilha do Frade, Vitória, ES. ISO 100, 35mm, f/8, 1/50. Novamente com a 35mm. A luz já estava bem dura, era no meio da manhã de um belo domingo de sol. Gosto demais desse lugar, desses barcos, das cores dos barcos… Sempre que dá, dou uma passada para explorar o lugar. O segredo para aperfeiçoar na fotografia é praticar sempre no mesmo lugar.

Ubuk na Tempo de Chuva (7b), Calogi, ES. ISO 200, 20mm, f/6.3, 1/200. Gringo baiano e austríaco nas horas vagas, Ubuk malhando a via. Não sou muito fã de foto onde não dá para ver o rosto (olhos) da pessoa, mas essa ficou legal, não sei por quê.

Buraco do Padre, Ponta Grossa, PR. ISO100, 10mm, f/8, 4 seg com a câmera no tripé. Um outro ângulo do Buraco, sem o buraco. Esse dia foi osso! Chovia muito na hora então molhava tudo, inclusive a my precious! O bom da chuva é que a água molha as plantas deixando o verde naturalmente mais saturado.

Escadaria do Museu do Vaticano. ISO640, 11mm, f/11, 1/4 com a câmera apoiada no corrimão. Foto mais clichê do Vaticano. Acho que todo mundo tem essa foto…. Mas não resisti e tive que perder um tempo.

Vale Perdido, Corupá, SC. ISO100, 35mm, f/11, 8seg com tripé. Sessão fotográfica no Vale Perdido. Fiquei um bom tempo explorando o lugar com a 35 e fiz várias fotos desse lugar. Difícil foi escolher uma… Gostava de acordar cedo e dar um pulo ai para fazer umas fotos antes mesmo do café da manhã para aproveitar a luz da manhã.

O voo da coruja, Balsa Nova, PR. ISO200, 200mm, f/5.6, 1/1000. Foto do ataque da coruja com uma 55-200mm. Acho que saíram umas 3-4 fotos desse rasante. A melhor de todas foi a última… que ficou fora do enquadramento…. x (.  Estava sentado no chão com a câmera apontada para a coruja, ai ele não gostou da presença do cachorrinho que estava junto conosco e foi para cima dar um rasante.

Castelo de Arco, Itália. ISO100, 50mm, f/7.1, 3 seg. com tripé. Passeio fotográfico noturno pelas ruas de Arco. Leia-se desculpa para tomar sorvete…

Highline no Morro do Moreno, Vila Velha, ES. ISO100, 20mm, f/8, 1/250. Estava tudo perfeito, menos o horário… Acho que atravessamos o highline perto do meio dia. O sol estava terrível para tudo! Inclusive para as fotos… Faltou planejamento…

Agora, se você quiser dar uma olhada numas fotos power de 2010, sugiro dar uma olhada nas fotos  da 2010 National Geographic Photography Contest Galleries. São de tirar o fôlego. Botam essas fotos no chinelo!!!

Também tem esse link da Boston.com com a seleção das melhores fotos de 2010. A seleção está dividida em parte 1, parte 2 e parte 3.

Ah sim, tem também a seleção da LIFE que também é muito legal.

TAGS:

Este post tem um comentário

  1. Grande Naoki,pra quem sabe o que é ficar pendurado ,sofrendo ,e fazendo vááááárias fotos pra conseguir o melhor ângulo ,não teria como dizer quais são as melhores pois todas as que vc fez ficaram boas ,,mas vamos tirar o chapéu pra essas que vc postou então….
    Grande Abraço

    Emerson
    http://www.leao-gropo.blogspot.com

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu