Chuva no ES

A maioria das pessoas já deve estar sabendo que nos últimos dias, o estado do Espirito Santo está sendo duramente castigado pelas chuvas que são comuns nessa época do ano, mas que esse ano ela veio com uma intensidade acima da média. Segundo o INCAPER, foi o maior volume de chuva dos últimos 90 anos. Por causa disso, muitas cidades do interior e da capital estão sofrendo com alagamentos, deslizamentos de terra, bloqueios de estrada e todos os percalços trazidos pelas chuvas.

Muitas cidades afetadas do interior são cidades que eu conheço relativamente bem, pois são lugares que frequentamos para escalar. Então acabamos tendo um pouco de contato com as pessoas da região. É a tiazinha da padaria que sempre nos atende; o senhor que sempre nos dá passagem pelas terras dele; o dono do camping onde acampamos sempre; e assim vai… Nessas andanças acabamos conhecendo muita gente por esse interior à dentro. São sempre pessoas simples, receptivas e muito atenciosas, onde sempre fomos muito bem recebidos e, às vezes, até como se fossemos alguém da família. E quando vemos esse tipo de tragédia acontecendo acabamos naturalmente lembrando dessas pessoas.

Não vou me esquecer, por exemplo, do dia que eu e o DuNada descemos de uma conquista no meio da noite mortos de fome e sede e ao passarmos  por uma casa simples a senhora nos ofereceu um copo d’água e um prato de comida. Ou do dia que descemos de uma outra conquista, sem água, altas horas da madrugada e os moradores da região nos oferecerem uma garra d’água hiper gelada para a nossa alegria.

São dessas pessoas simples e hospitaleiras que nos lembramos. Quem já escalou por esse interior à dentro desse país sabe como é. Quem já passou sede, fome ou frio na montanha sabe o quão é bom descer da montanha e ser recepcionado com uma jarra de água gelada (conheço história de gente que foi recebido com um pratão de lasanha!).

E hoje, essas pessoas que tanto nos ajudaram naquelas horas difíceis estão precisando mais do que nunca de nossa ajuda.

Por isso, estou me aproveitando dessa ferramenta que eu tenho (blog) para que olhem para o estado do Espirito Santo. O estado está engajado numa grande mobilização popular jamais vista para ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas, mas ainda assim precisamos de mais ajuda, pois as chuvas continuam, mesmo que em menor intensidade, e há muitos desabrigados em decorrência das chuvas.

Se você quiser ajudar, neste link, há uma lista com os principais pontos de coleta de doações. Caso você seja de fora do estado, há ainda algumas contas para deposito em dinheiro. E caso queira entrar em contato comigo para ajudar de outra forma, entre em contato pelo email (contatos@naokiarima.com).

No mais, um Feliz Natal a todos!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.