Hoje no trabalho, ao passar pela mesa de um colega, vi essa página aberta no computador:

A primeira vista, só mais um site vendendo pacotes de hotel, mas o detalhe está na foto da cidade de Ouro Preto.

Alguma semelhança? Pois é, um dos principais sites de venda de pacote turístico do Brasil (primeiro da lista do Google) usando uma foto minha sem permissão!!!!

Provavelmente essa foto foi roubada da minha página do Flickr. E o pior que está lá: Direitos reservados blá, blá, blá… E ainda por cima tem um link para o Getty Images caso a pessoa tenha interesse em adquirir a foto para uso comercial…  Mas é muito mais fácil dar um botão direito e salvar foto….

Uma coisa é um amigo meu pegar uma foto e coloca-la no Facebook, outra coisa é uma empresa de grande porte, pegar uma foto as escondidas e usa-la para fins comerciais. Ai é a maior sacanagem, má fé total!

Na edição 156 da revista Fotografe Melhor saiu uma matéria bem legal falando exatamente sobre esse tipo de problema. E pelo que andei lendo, é um problema recorrente e longe de qualquer solução a curto prazo. Mas a matéria é clara, se publicar uma foto, estará correndo risco. A questão é assumir os riscos ou não. Porque se depender da boa fé das pessoas, sem chance….

Anyway, já entre em contato com o site para resolver esse problema. Vamos ver o que vai acontecer…

Bom findi a todos!

 

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.