Croqui: 17 de Julho & Pontão Casa Grande

De bandeja para quem quiser repetir: Croqui do 17 de Julho, Cinco Pontões – ES!

_DSC1960-2

Acesso:

Para baixar o tracklog, clique aqui!

Para baixar o croqui em PDF, clique aqui!

Face leste.

2013.07.29_17deJulho

Face oeste.

01- Pontão Casa Grande – 6a, E4, 30m – Essa via fica ao lado do 17 de Julho num pico um pouco mais baixo. Para chegar nessa via, basta subir a grota bem óbvia que dá acesso à base do 17 de Julho e subir pela aresta. O primeiro grampo está no início da aresta e dá para costurar do chão. O segundo grampo (Stubai 1/4 pol.) não é visivel, mas fica depois da dominada, no meio da canaleta. Nesta canaleta, também há espaço para alguns móveis, uma vez que o grampinho de 1/4 está um pouco enferrujado. No cume há um grampo de 1/2 e umas fitas com mosquetão para direcionar o rapel. É possível de descer com uma corda de 60m, mas neste caso é preciso desescalar um pedaço.

02- 17 de Julho – V, E3, 60m – A via começa no colo entre o Pitoco e o 17 de Julho, ao lado de uma grande bromélia. Tem um lance difícil na saída e depois segue para direita em direção ao platô. No final do platô há uma fenda que cabe algumas peças. Depois siga para cima dominado um lance estranho (crux) até alcançar um outro platô onde fica a parada. A segunda enfiada é bem tranquila e segue por uma canaleta com mato. No começo há 2 grampos (os únicos da via) e depois há opção para peças grandes até o cume.

Para acessar a base das vias é preciso (1) escalar o Pontão Maior pela via ferrata; (2) rapelar por uma corda fixa (30m) no outro lado até a cangalha; (4) escalar uma via (6a, E2/3, 30m) que dá acesso ao Segundo Pontão; (4) e rapelar no lado oposto via corda fixa (40m) até a base!

E para voltar, faça o caminho inverso…

Ah, é bom levar um par de jumar!

Para ler o relato do Baldin sobre a repetição do 17 de Julho em 2002, clique aqui!

_DSC1700

Boas escaladas!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.