Pedra da Andorinha

Gato Preto (3o, IV, D1, E3, 278m)

Atualizado em 07/07/2016

Filtrar por


Como chegar

Saindo da cidade de Itaguaçu (0km), siga em direção a Baixo Guandu passando por Palmeiras (14km) e Itaimbé (19km). Na bifurcação seguinte tome à esquerda (20km) e siga por mais quatro quilômetro até o acesso à Itapina (24km), à direita. Na estrada de chão, vire à primeira esquerda (25,5km) e siga passando por duas propriedades. Na terceira propriedade (26,5km) estacione o carro e solicite passagem com o Sr. Zé.

Aproximação

Passe por dentro da propriedade e siga em direção ao colo que separa a Pedra da Andorinha da montanha ao lado. Suba o pasto íngreme e entre na mata. A mata é bastante fechada, por isso o ideal é caminhar junto à pedra até chegar na base do totem.

Equipos para repetição

  • 2 cordas de 60m;
  • 4 costuras;
  • Camalot #2 - #6.

Croqui

Pedra_Andorinha

1a enfiada-  A via começa num pequeno diedro de meio-corpo no lado esquerdo do grande totem. Logo em seguida ganha um platô de mato onde fica a parada natural em árvore. 8m. IV. Camalot #2-#6.

2a enfiada - Após a P1, a via segue por dentro da mata até ganhar a base do grande diedro. O trecho final está com muito arranha-gato, o ideal é levar um facão para abrir a trilha.

3a enfiada - A enfiada segue pelo diedro em chaminé até ele ficar novamente obstruído pelo mato. Neste momento, a via sai do diedro e segue pela face até a parada. 60m. IV. Levar 1 Camalot #1 + costuras.

4a enfiada - A via segue em leve diagonal à esquerda pela face. A primeira proteção está a uns 30m. 60m. IV.

5a enfiada - Enfiada fácil com apenas 1 proteção fixa. 60m. III.

6a enfiada - Escalada fácil até o cume. Parada está bem na base dos coqueiros. 60m. Sem proteção.

Visão panorâmica do cume. A pedra maior é a Pedra da Andorinha. Na aresta da direita transcorre a via "Gato Preto".

No outro lado, fica a Pedra da Lajinha de Itaguaçu, onde fica a via "Castanha Aberta", uma via de 200m totalmente protegida em móvel.

Assinar blog por e-mail

Junte-se a 36 outros assinantes

Fechar Menu