[featured-img] [featured-img-caption]

Introdução

Nos últimos anos, a cidade de Itarana vem se destacando dentro do montanhismo capixaba e brasileiro pelo grande potencial que a região oferece aos amantes do montanhismo. Mesmo não tendo montanhas altas, as poucas montanhas da região, principalmente no entorno do Distrito de Praça Oito, se destacam pela qualidade das escaladas.

Pequeno histórico sobre o montanhismo em Itarana

As primeiras escaladas na região de Praça Oito remetem ao ano de 2010 quando um grupo de escaladores iniciaram a conquista da imponente Pedra Alegre, a pedra símbolo da região. Três anos mais tarde, em 2013, uma dupla de escaladores conquistaram a Pedra de Praça Oito, localizado nas proximidades da Estância Pedra da Onça. E a partir de então, a região entrou para o circuito de escalada capixaba e inúmeras montanhas foram conquistadas na região.
Atualmente, a região de Itarana conta com aproximadamente 15 vias (rotas) de escalada de excelente qualidade e com potencial para uma outra dezena de novas conquistas.

Como chegar

Saindo de Vitória, tome a BR-101 em direção à região norte do estado até a cidade de Fundão (50 km). Em Fundão, pegue o acesso (esquerda) a Santa Teresa que fica logo depois que acaba o canteiro central da BR, passando pelos semáforos. Siga por esta rodovia até Santa Teresa (km80) para pegar a saída para Itarana/Santa Maria do Jetiba. Embora essa saída seja sinalizada é preciso atenção para não passar batido. Na altura da kilometragem 96, num trevo, tomar à direita e seguir em direção a Itarana. O principal complexo de escalada de Itarana fica no distrito de Praça Oito que fica antes da cidade. De Vitória até o distrito de Praça Oito são aproximadamente 113km. De Praça Oito até Itarana são mais 7km.

logo
Complexo de Escalada de Itarana.

 

Clima

A melhor época para escalar na região de Itarana é entre o outono e a primavera, quando chove menos e as temperaturas são mais amenas.

itarana_sh6_g
Média mensal de precipitação e dias chuvosos entre 1984 e 2014 para região de Itarana. Fonte: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/index.php?pagina=itarana_sh

 

itarana_comp4_g
Temperatura máxima mensal. Fonte: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/index.php?pagina=itarana_sh

Onde ficar

A melhor opção de hospedagem e alimentação é a Estância Pedra da Onça que fica no distrito de Praça Oito, bem na curva fechada da Igreja, antes da ponte para quem vem de Vitória. O local oferece uma ampla área verde para camping, além de alguns chalés. Além disso, o espaço dispõe de banheiro, chuveiro e restaurante.

_DSC3453

Galeria

Assinar blog por e-mail

Junte-se a 36 outros assinantes

Fechar Menu