Pedra Linda

Parafuso a menos (6o, VIIa, A1, D2, E2, 190m)

Face sudeste da Pedra Linda.

Atualizado em 30/09/2016

Pedra Linda

Filtrar por


Parafuso a menos 6o sup, 7a, A1, D2, E2, 190m

Data da conquista

06/10/2013

Conquistadores

  • Caio Afeto
  • Naoki Arima
  • Roney DuNada

Como chegar

A via "Parafuso a menos" está localizada na face sul da Pedra Linda no distrito de Praça Oito em Itarana.

Saindo de Vitória, a melhor opção é pegar a BR-101 em direção norte do estado até Fundão. Em Fundão, pegar a estadual (ES-261) que leva a Santa Teresa, Itarana e Itaguaçu. O distrito de Praça Oito fica 6km antes de Itarana.

Assim que chegar no distrito, logo após passar pela ponte principal que fica depois de uma curva fechada, sair na primeira à esquerda  que fica logo adiante (1km). Siga sempre pela estrada de chão até o entroncamento. Nesse trecho, à esquerda, já é possível ver a Pedra Linda. No entroncamento tome à esquerda e no próxima bifurcação à direita. Depois da bifurcação, entre à esquerda na próxima estrada (500m). Depois de passar por uma casa, à esquerda, na próxima bifurcação, vire à esquerda e estacione o carro junto a porteira e siga caminhando. Carro com tração integral pode seguir mais um pouco.

Passe a porteira e vire à direita e depois siga pela estrada que vai em direção à pedra, passando por uma outra porteira. O ponto para deixar a estrada e pegar a trilha fica exatamente na 2a drenagem que cruza a estrada. Não confundir com a 1a drenagem que é bastante sugestiva. Na 2a drenagem, suba até encontrar uma trilha bem marcada à esquerda. Siga pela trilha até ela chegar perto da pedra e nesse instante saia da trilha e suba em direção ao colo. A base da via fica exatamente no colo da montanha, junto a um totem.

De Vitória até a casa de campo são aproximadamente 100km e o tempo médio do percurso, na ordem de 2h. A caminhada final é de aproximadamente 40min.

 

Equipos

  • Duas cordas de 60m;
  • Dez costuras, sendo algumas longas;
  • Um jogo de friends (até Camalot #4 ou equivalente);
  • Material para artificial em parafuso, cabo de aço, estribos...
  • Fita para abandono (4).

Para baixar o croqui em PDF, clique aqui!

Parafuso_a_menos

A escalada

1a enfiada - Enfiada toda em móvel com uma única proteção fixa no final da fenda, antes de entrar na face. Levar móvel grande a médio. A escalada transcorre por um sistema de fendas frontais, passando de uma fenda para a outra até entrar na face da pedra contornando a bromélia até chegar na P1.

2a enfiada  - Enfiada curta de uns 20m pela aresta do totem. O crux a enfiada está logo na saída da via, antes da primeira proteção. Muita atenção ao escalar e dar a segue. Potencial de fator de queda 2. A parada da P2 está no topo do totem.

3a enfiada - Enfiada em travessia à esquerda até ganhar uma parede menos inclinada, porém sem agarras, onde começa o trecho em artificial. São apenas 3 lances em parafusos até as agarras voltarem e sair em livre. Antes de chegar na P3 há um outro lance em parafuso para ganhar o platô de mato.

4a enfiada - Enfiada de uns 25m com proteção mista. Na saída há 3 chapas até a virada do teto e logo em seguida, segue por uma fenda média até a travessia em aderência. A primeira proteção está um pouco fora da linha, por isso use uma fita longa para minimizar o atrito.

5a enfiada - Enfiada tranquila em direção ao cume. Duas proteções fixas logo na saída e depois cabe alguns móveis até o cume.

Rapel

A descida da via é feita pela própria via usando 2 cordas de 60m. É altamente recomendável levar umas fitas de abandono para reforçar o rapel, pois as paradas estão com apenas uma argola em uma das chapas.

A ordem do rapel é: P5-P4, P4-P3, P3-P2 (em diagonal) e P2 - base!

Outros betas

  • Uma excelente opção para quem deseja acampar na região é a Estância Pedra da Onça que fica a apenas alguns minutos de carro da via. O camping custa R$ 20,00 com café da manhã e o chalé, R$ 120,00 com café da manhã. Para maiores informações, entre em contato pelo site.
  • Não há livro de cume! alguém esqueceu de levar.

Postagens relacionadas

Assinar blog por e-mail

Junte-se a 36 outros assinantes

Fechar Menu