Furlan

Castelo

Foto: Paula Dariva

Atualizado em: 03/11/2016

Filtrar por


HISTÓRIA

Quando nós (eu, Rebit, Afeto e DuNada) começamos a desenvolver a falésia de Apeninos (2010), com frequência, após um logo dia de trabalho subíamos até o camping da família Furlan para provar o maravilhoso feijão e descansar um pouco ao som da cachoeira. Dentre as idas e vindas, sempre nos chamou a atenção uma pequena parede negativa que se via do camping e sempre falávamos que tínhamos que ir lá ver ela. Até que numa certa manhã fria de insônia, resolvi fazer aquela caminhada matinal para ir ver mais de perto a tal pedra. Para a minha total surpresa a pedra, além de negativa, tinha bastante agarras. A partir daí, foram mais umas 3 investidas para abrir todas as vias que se têm lá até hoje.

Na época da conquista tivemos muita dificuldade para graduar as vias por serem vias bem diferentes das que estávamos acostumados. E ainda hoje, depois de 3 anos, estamos ajustando o grau das vias. A graduação proposta são, em geral, mais duras que a média, mas pela qualidade das vias, vale o espanco!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Furlan

Como chegar

Saindo da capital, Vitória, tome a BR-101 em direção ao sul do estado. Logo depois da Polícia Rodoviária de Cariacica, entre à direita na BR-262 que liga Vitória a Belo Horizonte. Depois de passar pela Pedra Azul, entre à esquerda na rodovia estadual (ES-164) que vai para Vargem Alta. Ao passar pelo quarto vilarejo (~40km), São José das Fruteiras, entre à direita na placa que indica a Rampa de Ubá/Castelo/Parque Estadual do Forno Grande. A saída fica numa curva, à esquerda, ao lado do campo de futebol. Siga pela principal (na primeira bifurcação tomar à direta) até a localidade de Patrimônio do Ouro (6km) e continue pela principal (não entrar à esquerda na bifurcação) em direção ao Parque Forno Grande. Na bifurcação que fica logo depois da comunidade, em vez de pegar à direita em direção ao Parque, tome à esquerda e siga por mais uns 2km. O camping fica junto a uma bela cachoeira à direita. Estacione o carro no camping, peça autorização para escalar e informe se sobre a falésia. A falésia pode ser avistada à direita do camping, junto a uma falésia maior.

Melhor época

A melhor época é durante o inverno quando faz bastante frio na região. A falésia fica a aproximadamente 1500m de altitude em relação nível do mar.

Durante o inverno, o setor fica na sombra o dia todo. Só no final do dia, depois das 16h, pega um pouco de sol.

Para ver as condições meteorológicas em tempo real, clique aqui!

Rocha

Gnaisse.

Equipo

Uma corda de 50m, lona, 10 costuras, um Camalot #0.3, repelente e um agasalho.

Estilo

Todas as vias deste setor são negativas! Logo, prevalem vias esportivas de movimentação atlética em agarras boas.

As vias têm entre 10m e 18m de extensão.

Croqui

Proteções

Todas as vias estão protegidas com chapeletas e chumbadores de 3/8; e as paradas duplicadas com argola.

A via Chá de boldo requer um friend pequeno.

A via Café amargo é a mais aérea de todas, porém a queda é bem limpa.

Onde ficar

Sem dúvida, o melhor lugar para ficar é no próprio Lazer Furlan. O local oferece uma ampla área verde para camping, além de banheiro e chuveiro. A diária do camping inclui café da manhã e para outras refeições, basta reservar com antecedência. Para maiores informações: (028) 99975-7900.

Água

Pegar no camping.

NomeClassGrauAnoConquistadores
Café amargo8c07/2010Naoki, Rebit
Café com leite8c07/2010Naoki, Rebit
Café expresso****8c07/2010Naoki, Rebit
Capuccino*****9a07/2010Naoki, Rebit
Chá verde*****8b07/2010Naoki, Rebit
Chá de boldo8b/c08/2010Naoki, Rebit
Café doce***8b08/2010Naoki, Rebit
Tamanho A
Abelha Mosquito
Cabra
Cabra da Peste
Aresta BOPE***7b
Esquina da cabra
Fenda 2016Naoki
Cabra Ombro
ProjetoZé Márcio, Sandro Souza, Fabrício Amaral
Pulando a cerca***8a2016Zé Márcio, Sandro Souza, Fabrício Amaral

Outras áreas de escalada na região

Fechar Menu