<< Voltar

Atualizado em 17/05/2013


COMO CHEGAR

Inicialmente é preciso chegar até a cidade de Córdoba na Argentina. Para brasileiros não há necessidade de visto para entrar na Argentina. O documento exigido na fronteira é o documento de identidade (em excelente estado, nada de amassado ou descolando, também não é aceito a carteira de motorista) ou o passaporte.

De avião, há vôos regulares tanto pela Gol quanto pela TAM até a cidade de Córdoba saindo de Rio de Janeiro e São Paulo.

De ônibus, a melhor escolha é comprar uma passagem até a cidade de Santa Fé na Argentina e depois tomar um outro ônibus para Córdoba. A vantagem é que a passagem em peso argentino sai mais em conta para os brasileiros. E também, porque os bus argentinos são melhores que os nossos…

LOS GIGANTES

De Córboda até Los Gigantes são aproximadamente 80km. O ônibus que passa perto de Los Gigantes é operado pela empresa TAC que faz a linha Córdoba – Villa Dolores. Atenção, só tem uma linha, às 8h, por dia! A volta também é escassa, 11h45 durante a semana e às 19h aos domingo, mas vale a pena se informar na rodoviária para possíveis alterações de horário (dados de 2001).

Para descer na estrada de acesso a Los Gigantes, peça ao cobrador que deseja ir para Los Gigantes. Vai estar na cara que você estará indo para lá, mas enfim, não custa nada reinterar.

Descendo do bus, basta seguir a estradinha (tem uns atalhos pelo caminho) por mais uns 3km até o primeiro abrigo (Rotonda). Dali para cima, basta seguir a trilha que leva ao Cerro Los Gigantes (Cerro de la Cruz), margeando sempre à direita do rio. Vale lembrar que nessa região, com freqüência, baixa uma névoa densa que prejudica a visibilidade. Nesse caso, a melhor coisa a fazer é ficar parado para não se perder.

Por vezes, aparece o proprietário das terras da parte baixa cobrando uma taxa por passar pelas terras dele. Negocie sempre!

Para entrar na Argentina não é preciso a carteirinha internacional de vacinação contra a febre amarela. Para maiores informações, entre no site da ANVISA.

EQUIPO

Uma corda de 60m, fitas longas, mosquetões avulsos, um jogo de nut e um jogo de friend. Ah, o capacete ajuda! Levar fita de abandono!

Se você for de avião, lembre-se que o peso máximo da bagagem é de 25kg.

CAMPING

Há duas opções: camping selvagem ou ficar nos abrigos de montanha. Para acampar, há pelo menos 4 lugares: Na Rotonda (na base do cerro), no setor El Tio (2 a 4 barracas), perto da base do Cerro Los Gigantes e perto do abrigo superior. Dentre nessas 4 opções, o mais astral é o setor do El Tio.

Quanto aos abrigos, há 3 opções: um na base (Rotonda) e dois na parte alta. Vale lembrar que para usar esses abrigos é preciso pagar uma taxa ao clube e pegar a chave na sede (http://www.clubandinocordoba.com.ar/).

COMIDA/ÁGUA

É necessário levar toda a comida para a região uma vez que fica numa área remota. Quanto a água, pode usar a água do rio que corta toda a região. A única área de camping que fica sem água é na parte alta.

Para comprar comida, a cidade mais próxima fica em Villa Carlos Paz.

MELHOR ÉPOCA

As melhores épocas são durante a primavera e o outono. A pior época é durante o verão, quando chove mais (137mm). Durante o inverno, a temperatura média é de 11 graus com possibilidade de neve. Vale lembrar que a região fica no alto da serra de Córdoba, por isso o clima é bem mais instável (chuvoso).

Em La Olla o clima é mais ameno e é menos influenciado pela altitude. É comum passar dias chovendo em Los Gigantes e em La Olla estar fazendo sol. Por isso se o tempo em Los Gigantes não estiver bom, é uma boa opção descer para La Olla.

ROCHA

Granito. Um pouco abraso. Em Los Gigantes prevalecem as vias em fendas com muito uso de proteção móvel. Algumas vias são protegidas com chapeletas.

DICAS

  • Verificar sempre o estado das proteções fixas;
  • No camping, cuidado com os roedores (eles furam a barraca se tiver comida dentro);
  • Não deixe de conhecer a cidade de Villa Carlos Paz;
  • Leve sempre um jogo de nut, mesmo nas vias com proteções fixas;

 

LA OLLA

Para ir de Córdoba até La Olla, basta seguir a estrada para a Villa Carlos Paz (Ruta 20). Passando pela Villa Carlos Paz siga pela mesma Ruta 20 em direção a Minas Clavero. Depois de Villa Carlos Paz irá começar a subir uma grande serra até Altas Cumbres. Ao subir a serra irá passar por um local conhecido como El Condor (inclusive tem um paradouro) e uns 20km depois à direita está o setor La Olla (é bem fácil de ver). De Córdoba até La Olla são aproximadamente 120km.

Do Terminal de Córdoba, há várias linhas que levam a Villa Dolores passando por El Condor. As empresas que operam esse trecho são a TAC e a Ciudad de Cordoba. O trecho da passagem é para Rio Los Sauces.

EQUIPO

Uma corda de 60m e umas 15 costuras. Um rolo de esparadrapo ajuda, pois a rocha é super-mega-abrasiva.!

CAMPING

Em frente ao Setor La Olla, no outro lado da estrada há uma área de camping particular ($5,00 por pessoa). O camping não oferece nenhuma infra-estrutura, por isso leve tudo!

COMIDA/ÁGUA

Ao lado do camping há um córrego onde se pode pegar água. Recomenda-se pegar água nas partes mais altas do rio. Não há mercados por perto. Por isso leve tudo de Córdoba ou Villa Carlos Paz!

ROCHA

Granito. Nos setores La Olla e La Ollita prevalecem vias mais negativas e nos outros setores as vias são mais verticais/rampa.

DICAS

  • Reserve um dia para conhecer Villa Carlos Paz.

CROQUIS

Ou clique aqui para baixar uma cópia em PDF

LOJAS

http://www.presasuh.com.ar

LINK EXTERNO

Relato de viagem

http://www.danzaenpiedra.com/

http://www.riocaminhadas.com.br/losgigantes/

http://www.porva.com.br/relatos.php?cod=20

http://www.escalada.esp.br/fotos/galeria13/1.htm

http://www.clubandinocordoba.com.ar/

http://www.argentinaclimb.com/

<< Voltar

Assinar blog por e-mail

Junte-se a 36 outros assinantes

Fechar Menu