Red River Gorge

Kentucky

Juliana Peters na via Rock Wars (5.10a), Long Wall.

Atualizado em 16/05/2013



COMO CHEGAR

Antes de mais nada, para entrar nos Estados Unidos é preciso ter passaporte com pelo menos 6 meses de validade e visto de entrada que é tirado no Brasil. Para maiores infos sobre como tirar o passaporte, clique aqui. E aqui para tirar o visto de entrada.

Há diversas companhias aéreas que vão aos Estados Unidos (Delta, American Airline). Para a região leste, as melhores rotas de entrada são por Miami e New York, e depois para Cincinatti (KY) ou Lexington (KY). Como o aeroporto de Cincinatti é de maior porte, há maior oferta e frequência de voos para lá, por isso há grandes chances de conseguir uma passagem mais barata, porém acaba ficando um pouco mais longe de Red River Gorge (RRG) - 125milhas. A vantagem de chegar por Lexington é que o RRG fica a apenas 68 milhas, porém há menos voos para Lexington e consequentemente as passagens são mais caras.

Tanto de Lexington quanto de Cincinati, a melhor opção é alugar um carro. As principais locadoras (Herz, Buget) têm escritório nos dois aeroportos. Para alugar um veículo nos Estados Unidos é preciso ter no mínimo 21 anos, passaporte válido, cartão de crédito internacional (liberado para uso no exterior) e carteira de habilitação (a carteira de habilitação do Brasil é aceita sem problemas).

Saindo por Cincinati, tome a auto-estrada (ou interestadual) I-75 sul em direção a Lexington. Do aeroporto de Cincinati até Lexington são aproximadamente 80 milhas (Todas as sinalizações nos EUA são em milhas - 1 milha = 1,609km). Assim que chegar em Lexington, tome a saída para a interestadual I-64 em direção a Winchester. Assim que passar por Winchester pegue a Moutain Parkway à direita (Exit 98). Essa saída é pouco visível e se não estiver prestando atenção é fácil de passar batido. Siga pela Mountain Parkway  por aproximadamente 33 milhas até Slade e entre à direita (Exit 33) na Rod. Natural Bridge e siga pela estrada sinuosa até o Miguel's Pizza (1,7 milhas), ponto de referência para tudo em RRG.

Vale lembrar que dentro do perímetro urbano, as saídas à direita são sempre livres, independente de o sinal estiver fechado ou não.

Na região de RRG é terminantemente proibido andar com bebida alcoólica aberta dentro do carro, muito menos consumir e dirigir.

 

MELHOR ÉPOCA

A melhor época do ano para escalar em RRG é sem dúvida durante o mês de outubro. É considerado o auge da temporada (setembro a novembro), quando chove menos e o clima é mais agradável (média de 20 graus ou 68 graus Fahenheit). Vale lembrar que durante o verão o calor e a umidade beiram o insuportável e durante o inverno chega a nevar.

Conforme a temperatura, há diversas opções de "crags". Alguns são voltados para o sol o dia inteiro e outros com sombra o dia todo, além de alguns crags que não molharam com a chuva. Todas essas informações podem ser encontrados no guia escalada de RRG (vide abaixo).

EQUIPO

Basicamente uma corda de 60m, umas 15 costuras e um clipstick. Esse último item é quase que obrigatório em todo o RRG, pois a primeira chapa, na maioria das vias, está bem longe do chão (3-4m). Um outro acessório imprescindível é uma luva para manipular a corda durante a segue, pois a base da via é muito empoeirada e impregna a corda e a mão com um pó preto.

H20/COMIDA

Não há água potável em nenhum crag!

Tirando alguns mercadinhos de pequeno porte em Slade e nos postos de gasolina, o maior mercadinho fica em Beatyville e depois só em Winchester, onde há um Wallmart (1859 Bypass Road, Winchester, KY) ou em Lexington.

Um outro ponto de referência é o Miguel's Pizza que serve uma excelente pizza a preços bem em conta. Além de servir pizzas, o local oferece uma área de camping a U$ 2,00 e uma pequena "lojinha" de escalada.

Como nessa região é proibida a venda de bebidas alcoólicas, não há cerveja nos restaurantes e armazéns. O único ponto de venda fica na KY-11, um pouco antes (1 milha) da interseção com a KY-715 (Beer Trailer).

Uma boa dica é fazer todo o rancho de comida em Lexington ou Winchester. Lá, inclusive há cerveja!

ROCHA

Arenito super compacto com boa textura, por vezes um pouco abrasivo. Somente algumas vias muito frequentadas são um pouco mais polidas, mas nada se compara ao calcário polido. Em geral, prevalecem as agarras em buraco e batente com features alucinantes que instigam a imaginação. O estilo clássico de RRG são os negativos cheios de agarras que pegam na continuidade, mas também há muitas vias em móvel para os amantes das fendas.

ONDE FICAR

O lugar mais clássico é sem dúvida o Miguel's Pizza que além de servir uma excelente pizza, tem uma área de camping com toda a infra-estrutura necessária (incluindo máquina de lavar roupa). A diária custa U$ 2,00 por pessoa. O inconveniente do lugar é o barulho, já que o local é o point de encontro de toda a tribo que vai ao RRG.

Se estiver procurando algo mais tranquilo, uma boa opção é o camping/cabana Lago Linda Hideaway que fica na parte sul de RRG, perto do setor Motherlode.

Para algo mais aconchegante, uma boa opção é o True North Inn que fica bem interseção da KY 15 com a KY715.

Se estiver em grupo (maior que 10), uma excelente opção é alugar uma cabana no Red River Gorge Cabin Rentals. A diária de uma cabine sai por volta de U$ 150,00 na alta temporada e tende a ficar sempre bem lotado, por isso é recomendável reservar com muita antecedência (4 meses). As cabanas ficam perto da KY 11 com a KY 715.

DSC_0232

CROQUIS

Segundo o guia de escalada de RRG, a região conta com 103 "crags" distribuídos numa área de aproximadamente 400mi2. A região é dividida em duas grandes áreas. Uma área ao norte da auto-estrada onde fica a maioria das vias mais antigas em móvel e ao sul onde fica a maioria dos setores esportivos. Os principais crags de RRG são:

Na área norte:

Military Wall - Área clássica, old school, que fica na parte norte, perto de um outro setor famoso, o Left Flank. O setor mais famoso de Military Wall é o 5.12 Wall, onde ficam os oitavos clássicos de Military. A graduação é um pouco mais dura em relação ao resto.

Left Flank - Setor com uma boa caminhada, mas sempre por terreno plano. O crag é bem frequentado, principalmente no final do setor onde fica a clássica Table of Colors (5.13). Além desse 5.13, a via da direita, Mercy, the Huff é um outro 8b muito procurado, além da Wild, Yet Tasty, considerada como o 8a mais fácil de RRG.

Phantasia Wall - Um dos setores mais negativos da região norte e onde fica o 8a mais famoso de RRG, Twinkie. O setor conta com poucas vias e é um pouco longe da pizzaria, mas a aproximação a pé é bem curta. Embora tenha poucas vias, vale a ida só para entrar na Twinkie e de quebra beliscar a Phantasia (9a), um outro clássico.

Funk Rock City - Setor com uma aproximação de uns 20min que conta com bastante vias em móvel de excelente qualidade, mas o prato cheff do setor é a via Orange Juice (8c) que segue por uma sequência infinita de buracos intercalada com alguns crux's bem interessantes.

Na área sul:

Torrent Falls - Este setor fica dentro de uma área particular e o acesso é controlado. Para acessar o setor é preciso retirar uma ficha na internet (www.torrentfallsclimbing.com) e a distribuição das senhas é bem disputada, pois são apenas 4 carros com 3 pessoas por dia. Os setores mais frequentados são o 5.11 Wall e o 5.12 Wall.

The Zoo - Setor totalmente longe do crownd, em parte por causa da caminhada, mas uma vez lá, a escalada vale muito a pena. A via mais clássica do setor é sem dúvida a Scar Tissue, um 8a.

Roadside crag - Setor clássico de RRG. Juntamente com o Motherlode é um dos locais mais visitados de RRG. Em 2011, este setor ficou fechado porque alguns escaladores andaram equipando novas vias, infringindo uma norma imposta pelos proprietários das terras que proíbem a abertura de novas vias neste crag.

Muir Valley - O Muir Valley, como o nome diz, é um vale que fica dentro da propriedade da família Weber. A área apresenta uma das melhores infra-estruturas da região para os escaladores, graças ao trabalho dos Friends of Muir Valley.

Midnight Surf - Setor recente que fica no Muir Valley com vias bem atléticas. A via Cell Box Six (8c) é, com certeza, um clássico do setor.

The Solarium - Talvez o setor mais famoso e frequentado de todo o Muir Valley. Como o nome sugere, é uma excelente opção para dias frios, pois bate sol o dia todo. Algumas vias clássicas do setor: Super Best Friends (8b), Abiyoyo (8b) e Banshee (7b) - tem que tirar ficha para entrar nas últimas duas vias...

The Sanctuary - Setor com vias bem fortes! Ideal para escaladores de 5.13, mas a via mais clássica do setor é a Jesus Wept (9a).

Pendergrass - Murray Recreational Preserve (PMRP) - é uma área de aproximadamente 700ha que fica na porção mais ao sul e é mantida pelo grupo Red River Gorge Climber's Coalition (RRGCC).

Shady Grove - Setor mega negativo com vias longas. Talvez seja o melhor setor para se aclimatar antes de dar as caras no setor Motherlode.

Bob Marley Crag - Setor bem famoso e muito frequentado. É lá que fica a vias mais difícil de RRG, Southern Smoke Direct (5.14d). Para os mortais, Bettavul Pipeline (8a), o melhor e mais negativo 8a de RRG. Vale a pena enfrentar a fila...

Drive-by Crag - Setor que fica no outro lado do Bob Marley, mas com um estilo bem diferente. É lá que fica o 5.10 mais famoso de todo o RRG, Breakfast Burrito (5.10d)!!! Para quem estiver buscando algo mais duro, Check Your Grip (8a), um clássico!!! Uma das poucas vias polidas de todo o RRG. Para quem estiver escalando mais, Kaledoscope (5.13c)!!!

Motherlode - Falou de RRG, falou de Motherlode!!! Não escalar em Motherlode é como ir a Roma e não visitar o Coliseu. Setor mega-frequentado! O estacionamento sempre fica lotado, mas por sorte tem via para todos, principalmente se estiver escalando oitavos e nonos. É um dos setores mais negativos e impressionantes de todo o RRG. Vale a pena visitar nem que seja para dar um rolé.

red3new-400x400

Para comprar o guia, clique aqui!

LOJAS

Miguel's Pizza

A lojinha fica dentro da pizzaria. Há somente o básico. Sapatilhas, cordas, costuras, móveis... O bom do lugar é que sempre há alguma coisa em promoção.

J&H Lan Mark (http://www.jhoutdoors.com/)
189 Moore Drive
Lexington, KY 40503

Lojinha de equipos outdoor em Lexington. Não é uma loja especializada em escalada, mas há uma pequena sessão de equipos básicos de escalada.

Philip Galls (http://www.phillipgalls.com/)
1555 E New Circle Rd
Lexington Kentucky 40509

Outra lojinha de equipos outdoor com uma sessão de equipos para escalada.

LINKS

http://www.redriverclimbing.com/RRCGuide/

http://www.redriverclimbing.com/

DSC_0170

 

Assinar blog por e-mail

Junte-se a 36 outros assinantes

Fechar Menu