Lapa do Seu Antão

Fidalgo - MG

Alt. 710m

  • Gabriel Ramos
  • Gravidade Zero (9a)

COMO CHEGAR

Saindo de Belo Horizonte, tome a saída norte em direção à Serra do Cipó e Aeroporto Internacional de Confins. Após passar pelos prédios da Cidade Administrativa, pegue a saída para Pedro Leopoldo (MG-424). Passe pela entrada principal de Pedro Leopoldo e siga sempre pela principal até a primeira rotatória depois de Pedro Leopoldo. Essa rotatória é facilmente identificada porque por cima dela passa uma esteira transportadora de minério. Na rotatória entre à direita e siga sempre pela principal. Assim que a avenida terminar de subir a colina e voltar a descer novamente, há uma saída para esquerda. Não é a saída mais óbvia, mas é a que tem maior fluxo (Rua do Contorno). Siga sempre pela Rua do Contorno até sair do perímetro urbano (Bairro Santo Antônio ). Qualquer dúvida, pergunte pela saída para Fidalgo. Deste ponto até a localidade de Fidalgo são aproximadamente 8km. Assim que entrar na área urbana, siga pela esquerda na primeira rotatória e na próxima bifurcação (400m) tome novamente à esquerda até o final da rua. No final da rua, vire à esquerda novamente e siga pela estrada de chão até uma “tri-furcação”! Na porteira da direita já há uma placa sinalizando a área de escalada. Siga pela área aberta até o estacionamento.

Mapa

Filtrar por

Melhor época
Janeiro 10%
Fevereiro 30%
Março 40%
Abril 50%
Maio 60%
Junho 80%
Julho 90%
Agosto 80%
Setembro 70%
Outubro 60%
Novembro 40%
Dezembro 20%

Melhor época

A melhor época por esses lados é durante o inverno quando chove menos e a temperatura é mais agradável. Como todos os setores ficam em salões e corredores, circula pouco vento, por isso em dias muito quentes, o local fica bastante abafado e infestado de “pólvoras”. Após uma chuva, mesmo que rápida, muitas vias tendem a molhar e demora bastante para secar, mesmo com o sol.

Taxa

A área de escalada encontra-se dentro de uma propriedade particular. O proprietário das terras, em conjunto com o Clube Montis, formado por escaladores (Guardiões da Lapa) que trabalham voluntariamente para o desenvolvimento e manutenção da área, administram o local. Por isso é cobrado uma contribuição de R$ 5,00 por pessoa/dia, além da assinatura do termo de responsabilidade.

  • Textura do Calcário

Onde ficar

Não é permitido acampar no local! O local mais próximo para pernoite é o Abrigo Lapinha (está marcado no mapa). Além de hospedagem, o local ainda oferece refeições. Reservas: (031) 99807-8392 (Helon ou Denise).

Alimentação

Não há ponto de água no local. Em Fidalgo há um pequeno mercadinho. O local também está marcado no mapa.

Horário

Apenas aos sábados e domingos das 8h – 18h.

Equipo

Uma corda de 60m, umas 10 costuras, lona e repelente.

Rocha

Calcário. Em geral, as agarras são bem macias, mas há outras vias que podem ser bastante cortantes. Levar esparadrapo!

Estilo

A Lapa é um grande campo-escola, onde há via para todos os gostos e estilos, mas em geral as vias são mais curtas (15m) em placas verticais a negativas.

Proteção

Todas as vias estão protegidas com chapeletas e as paradas estão duplicadas. Em algumas vias, há inclusive mosquetões nas paradas para facilitar a desequipagem. Vale lembrar que os mesmos não devem ser usados para montar o top rope.

Animais peçonhentos

A presença de cascavéis na área da lapa é bastante comum. Tenha cuidado ao caminhar, principalmente ao deixar a trilha para ir ao banheiro, assim como quando for pegar a mochila.

Croquis

Croqui em PDF >> LapaDoSeuAntao

Em meados de 2016, saiu o guia oficial da Lapa do Seu Antão.

Leia mais no blog

PV & Lapa

Sábado, 5h 30 da madrugada, o meu despertador toca. Após uma semana pesada de trabalho, acordar a essa hora soa até a sacanagem, mas era

Read More »

Antão Strobist

Após um jejum de quase um ano, nesse final de semana rolou uma visita fast track pela Lapa do Seu Antão com a galera da

Read More »
Fechar Menu