5/5

Serra do Cipó

Cardeal Mota - MG

Alt. 700m

Rocha: Mármore

COMO CHEGAR

Saindo de Belo Horizonte, tome a MG-010 em direção à serra. De BH até a região da Serra do Cipó são aproximadamente 143km. Uma vez na região do Cipó, atravesse a cidade e vá até a entrada da ACM (Associação Cristã de Moços) que fica logo depois de uma ponte estreita. Tome à esquerda na estrada vicinal.

De onibus: Compre uma passagem para Cardeal Mota na rodoviária de Belo Horizonte. O trecho é operado pela empresa Saritur. Avise o cobrador que deseja descer na entrada da ACM (Associação Cristã de Moços). Para voltar a mesma coisa. Recomendo pesquisar com antecedência os horários da volta.

Para chegar ao Morro da Pedreira, vire à direita uns 100m da ACM, na entrada do Camping da Zuma. A área de escalada fica dentro da área do camping.

Para chegar ao Grupo 3, siga a estrada por mais 1,5km. Assim que passar por uma pousada grande à direita estacione o carro. Continue caminhado pela estrada até encontrar uma porteirinha pequena à direita (veja no mapa). Passe a porteirinha e siga pela trilha. Passe por uma outra porteira grande com placa e continue pela esquerda. Ao final da trilha estará entrando no vale do Grupo 3 (mapa abaixo).

Mapa

Filtrar por

  • PCC
  • Felipe Alves
Melhor época
Janeiro 10%
Fevereiro 20%
Março 10%
Abril 40%
Maio 60%
Junho 90%
Julho 90%
Agosto 80%
Setembro 70%
Outubro 50%
Novembro 10%
Dezembro 10%

Melhor época

Inverno a início da primavera. No verão chove muito. O clímax do Cipó é durante os meses de junho e julho quando toda a fauna (de escaladores) migra para a região.

Equipo

Rack esportivo + kit repelente. Uma corda de 60m ajuda. Para quem curte escalada móvel há inúmeras possibilidades, principalmente no Grupo 2. 

 

 

Onde ficar

A região oferece uma grande variedade de pousadas. Para acampar tem o camping da Zuma, mas hoje em dia anda muito mal cuidado. Um outro point muito frequentado pelos escaladores é o abrigo do Magrão/Fei. Para infos e reservas, entre em contato pelo e-mails magraodocipo@gmail.com e/ou telefone (031)96816693. Uma outra opção é o Abrigo Cipó. Para maiores infos entre no blog: http://abrigocipo.blogspot.com (http://www.abrigocipo.com/) E a terceira opção é o Espaço Mandala. Para maiores infos, acesso side: http://espacomandalla.blogspot.com/

Alimentação

A região oferece inúmeras possibilidades de alimentação e hospedagem. A padaria do local fecha as 20h e o supermercado as 19h. Não há água nas áreas de escalada.

  • Morfina (9a)
  • Fred Viana

Rocha

Mármore.

Dicas

Não deixe de conhecer uma das inúmeras cachoeiras e poços que tem na região;
Não deixe de conhecer também o Parque Nacional da Serra do Cipó;
Cuidado com os carrapatos!! Escabin neles!!!!

  • Especialidade da Casa (8b)
  • Diogo Rebit

Croquis

A área de escalada do Cipó está dividida em 3 Grupos (1, 2, e 3). O Grupo 1 fica “atrás” do camping da Zuma numa área que um dia foi uma pedreira de mármore. Inclusive há vias na parte que foi uma pedreira. Ao escalar neste setor, o proprietário do camping costuma cobrar uma diária para escalar.

O Grupo 2 fica entre o 1 e 3. É o maior grupo entre os três. Prevalecem as vias em móvel e alguns setores equipados, tais como o Vale de Blair.

O Grupo 3 é o grupo mais frequentado pelos escaladores. Há uma grande variedade de vias nesse grupo. Dentro do Grupo 3 há diversos sub-grupos (setores): Ninhos, Polter, Sala da Justiça, Morfina, Cangaceiro, Melzinho.

Croqui

Baixar versão em PDF: Serra do Cipó

1ª edição (2015). Wagner Borges, Eduardo Barão e Felipe Belisário. 204 páginas. 15 x 21 cm. Editora Marumby. Adquira aqui!

Guia de escalada da Serra do Cipó, Lapinha e Rod. Eliseu Frechou, Daniel F. Mariano e Eustáquio Macedo Jr. 98 páginas. 10,50 x 14cm. Editora: Mountain Voices. Para adquirir o seu, clique aqui!

Leia mais no blog

Cipó, o retorno

A última vez que estive na Serra do Cipó (MG) foi em abril de 2013. Naquela ocasião, fomos Felipera (Felipe Alves), Afeto e eu num

O Cipó é sempre o Cipó

Escalar em Minas é bom d+; Escalar na Lapa é muito legal; Escalar na Pedra Vermelha é incrível! Mas, escalar no Cipó… É diferente de

Maratona de escalada

Final do dia no Grupo 3, Serra do Cipó-MG. Há 10 anos, sempre que vou ao Cipó faço essa foto, mas jamais consegui expressa numa

Croqui Cipó

Saiu do forno um croqui básico do corredor que leva à Sala da Justiça (Grupo 3 – Serra do Cipó – MG). Não tenho a

Cipó em fotos

No último final de semana fomos eu, Sílvio, Magrão e Suleika (SUI) escalar na Serra do Cipó – MG. Passamos o dia fazendo o que

GUIA CIPÓ

Saiu o novíssimo Manual de Escalada Esportiva e Tradicional da Serra do Cipó, Lapinha e Rod organizado pelo escalador Eliseu Frechou. O guia possui 96

Cipó

A última de vez que estive na região da Serra do Cipó – MG foi durante o inverno de 2001. Seis anos depois, surgiu mais

Assinar blog por e-mail

Junte-se a 36 outros assinantes

Fechar Menu