Buraco do Padre

Ponta Grossa - PR

Alt. 900m

O Buraco do Padre é uma das principais atrações turísticas da cidade de Ponta Grossa no Paraná. O local recebe nos finais de semana centenas de turistas que buscam nas águas cristalinas da região um pouco de sossego e ar puro. Em termos de escalada, a região do Buraco do Padre tem dois setores principais: O Setor dos Favos que fica próximo ao Buraco do Padre e o Setor Macarrão (Setor 1 e 2) que fica um mais afastado.

COMO CHEGAR

Saindo da capital Curitiba, tome a rodovia (BR-277/BR-376) que liga Curitiba a Ponta Grossa. Após passar pelo segundo pedágio e em seguida pela entrada do Parque Estadual de Vila Velha, siga até ver a fábrica da Makita e o depósito da Cargil no mesmo lado da rodovia (110km). Entre esses dois prédios há uma saída (Rodovia do Talco), tome a estrada e siga por aproximadamente 10km até encontrar o asfalto. No asfalto dobre à direita (à esquerda segue para Ponta Grossa) e siga até encontrar uma placa indicando Buraco do Padre à direita. Entre na estrada vicinal e siga sempre pela principal. Depois de rodar um bom pedaço, assim que passar passar por uma ponte há uma placa à esquerda indicando o Buraco do Padre. Para seguir para o Buraco do Padre e para o Setor dos Favos, entre à esquerda e siga reto. Para ir para o setor do Macarrão, entre à esquerda, logo em seguida à direita e siga até o final da estrada. Estacione o carro na clareira e volta andando uns 100m. Assim que a estrada virar à esquerda começa uma trilha que segue reta. Pegue a trilha e dobre na primeira bifurcação à direita. Siga sempre pela trilha até chegar no começo do Setor 1. Para ir para o Setor 2, assim que a trilha chegar na pedra, continue subindo à direita até o alto e depois desça para um vale que tem no outro lado até chegar na base do setor 2.

Mapa

Filtrar por

  • Setor Macarrão

 

Atualização 06/01/2012: Segundo o blog Grupo Escalada Cidade de Pedra, a estrada vicinal que dá acesso ao Setor Macarrão está fechada para os carros. Para maiores informações, clique aqui!

EQUIPO

Uma corda de 60m, 10 costuras (algumas longas), lona e repelente.

CAMPING

Na região do Buraco do Padre há uma infra-estrutura básica para o camping, porém nos finais de semana o local tende a ficar bastante cheio, principalmente durante o verão. Há também relatos de roubo nessa área. No Setor do Macarrão é possível de se acampar na base das vias ou na caverna que tem acima do setor 1. No entanto, a recomendação dos escaladores locais é de que se acampe somente se for necessário. Vale lembrar que no Setor Macarrão não nenhuma infra-estrutura básica, nem água.

COMIDA/ÁGUA

No Buraco do Padre, nas imediações do camping, há água potável. No Setor Macarrão há um córrego termitente no Setor 2, porém em tempos de seca poderá estar seco.

SOL/SOMBRA

No Setor Macarrão as paredes ficam voltadas para o lado oeste, ou seja, sombra pela manhã e sol à tarde.

ROCHA

Arenito. No setor 1 as vias são mais curtas e algumas até negativas, porém sempre em agarras boas e macias. No setor 2 prevalecem as vias mais difíceis e longas. Algumas vias chegam a ter 25m de extensão.

CROQUIS

Na base dos setores (1 e 2 do Macarrão) há, dentro de um recipiente, o croqui atualizado do setor.

SETOR 1

2013_setor1

SETOR 2

Para chegar no Setor 2, assim que chegar no Setor 1, em vez de seguir para a base das vias continue pela trilha, à direita, subindo a pedra por uma trilha íngreme até chegar no alto da pedra. Siga sempre pela trilha até entrar num pequeno vale.

2013_setor2

DICAS

  • Use um clipstick que há na base das vias para entrar com a primeira proteção colocada;
  • Não deixe de dar um pulinho até o Buraco do Padre para contemplar a cachu.

FOTOS

LINKS

GRUPO DE ESCALADA CIDADE DE PEDRA – Blog dos escaladores locais de Ponta Grossa (http://grupoescaladacidadepedra.blogspot.com/)

SOLO – Loja de escalada em Ponta Grossa (http://www.soloesportes.com.br/)

RESSEG – Grife de roupa com sede em Ponta Grossa (http://www.resseg.com.br/)

http://theplayba.blogspot.com.br/p/croquiteca.html

Leia mais no blog

Paraná Trip – Conectando…

Buraco do Padre, Ponta Grossa, PR. 1, 2, 3 testando! Conectando… Epaaaaa!!!! Estamos online com o mundo! Buena, estamos no supermercado Tobetto em  Ponta Grossa

Fechar Menu