Localizado no Parque Nacional da Tijuca, o setor Primatas é um “pequeno” bloco de gnaisse encravado dentro da Mata Altântica. Logo, como em qualquer floresta tropical, o local é bastante úmido e abafado, mas tem um grande diferencial em relação as outras zonas de escalada carioca, a negatividade. Provavelmente o Primatas seja a área de escalada mais negativa do Rio. Todas as 3 vias desse bloco são bastante negativas e altéticas.

Se você está sem tempo e está querendo provar vias negativas em gnaisse, este é o destino!

COMO CHEGAR

Esse é mais um dos locais totalmente urbanos do Rio. Para chegar ao bloco dos Primatas, basta seguir pela Rua Jardim Botânico, entrar na Rua Lopes Quintas e ir até o final dela. Um pouco antes do final da rua, quebre a esquerda na Rua Visconde de Itaúnas e logo em seguida a primeira a direita numa rua sem nome e a esquerda no final dela (R. Sara Virela). Siga até o fim da rua. Estacione o carro e tome a trilha que começa ao lado da placa. Embora o local pareça hostil é bem seguro deixar o carro alí, pois por ser uma zona nobre, é bem vigiada, tanto pelos guardas de rua quanto pelos próprios moradores. Na trilha, basta seguir a principal em direção a cascata. O bloco fica a uns 20 min de caminhada.

MELHOR ÉPOCA

Como em qualquer área de escalada do Rio, a melhor época é entre maio e setembro. O bloco fica imerso na floresta, por isso há sombra o dia todo. Mesmo sendo bastante negativo, após uma boa chuva, escorre bastante água pelas fendas (agarras), tornado a escalada impraticável.

EQUIPO

Uma corda de 30m e umas 10 costuras. Levar um repelente ajuda.

H20/COMIDA

Levar de casa.

ROCHA

Gnaisse. Abrasivo! Lever esparadrapo se não estiver acostumado.

GRADUAÇÃO

Vias bem atléticas e duras!

NÚMERO DE VIAS

Além do bloco dos Primatas há outros setores de escalada, para maiores infos e detalhes, consulte este link!

CROQUI

primatas

01- Religare (10a)

02- Religare (9b)
Variante pela Lula Lelé ***

03- Lula Lelé (9c)
Via dura e explosiva.

04- Orango Rock (8c)*****
A via mais escalada dos Primatas.

NOTA: Há uma nova via que começa à direita da Orango Rock.

Guia de Escaladas e Trilhas
Floresta da Tijuca

Flávio Daflon e Delson de Queiroz
Pág. 233

DICAS:

• Vale dar um pulinho até a cachu!