Castelo

Apeninos

Alt. 400m

Atualizado em: 20/04/2022

Esportivo

COMO CHEGAR

Saindo da capital, Vitória, tome a BR-101 em direção ao sul do estado. Logo depois da Polícia Rodoviária de Cariacica, entre à direita na BR-262 que liga Vitória a Belo Horizonte, passando por Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante. Em Venda Nova do Imigrante (100km) entre à esquerda, seguindo as indicações para a cidade de Castelo. De Venda Nova até Castelo são aproximadamente 40km. Assim que entrar no perímetro urbano da cidade, procure uma saída à esquerda que leva a famosa rampa de voo de Ubá. A saída fica antes da ponte. Siga sempre pela principal por mais uns 7km. Ao passar por um corredor de palmeiras (é bem característico) dobre à esquerda na Fazenda das Flores. Siga por esta estrada. Deste ponto, o Lagarto já é visível à direita da estrada. Passe pela base do Lagarto e assim que começar a subir a serra, numa curva acentuada à esquerda, bem em frente a falésia, estacione o carro num pequeno recuo. À partir dali, bastar ir contornando a pedra para acessar as vias.

Mapa
Filtrar por

HISTÓRIA

A falésia de Apeninos foi “descoberta” oficialmente pelo escalador local Roney DuNada em 2010. Ele sempre rodou por aqueles lados desde a infância, mas foi só depois que começou a escalar e a pensar em áreas com potencial para novas vias que ele vislumbrou a possibilidade de desenvolver uma falésia que ficava junto à estrada na região de Apeninos em Castelo. Um dia, ele falou desse tal lugar para mim e prontamente no próximo final de semana fui dar um rolé pela região à procura de novas pedras e acabei passando pelo lugar para ver o potencial. Desde então, eu, DuNada, Afeto e Rebit realizamos diversos mutirões de conquista para desenvolver esse local.

As primeiras vias equipadas foram a Castelo Ra-Tim-Bum (6o) e a Castelo de Grayskoll (7b), em fevereiro de 2010.

No entanto, as primeiras escaladas na falésia de Apeninos estão datadas antes de 2010. Aparentemente a 1a conquista foi do totem pelo escalador Taynan e seu amigo pela chaminé da esquerda, além de um pequeno projeto iniciado no setor da estrada, onde atualmente está a via “Rodosol” (8c).

Nesse mesmo ano, em outubro, para comemorar a descoberta e apresentar a pedra para comunidade escaladora, foi realizada nesse local a 3a edição do Encontro Capixaba de Escalada.

Atualmente, o point conta com 45 vias esportivas e 3 tradicionais que vão do 4o grau até 8c e vem se firmando como um dos principais points de escalada do interior do estado.

Melhor época

A melhor época é durante o inverno quando chove menos. No verão, o calor e a falta de circulação de vento deixam o lugar bem abafado. O setor pega sol à tarde. Para ver as condições meteorológicas em tempo real, clique aqui!

Série Histórica de Precipitação Mensal (Castelo)

Série Histórica de Temperatura Mensal (Castelo)

Rocha

Gnaisse.

Proteção

Todas as vias estão protegidas com chapeletas e chumbadores de 3/8; e as paradas duplicadas com argola.

Equipo

Uma corda de 70m, lona, 15 costuras. Algumas vias necessitam de material móvel, vide croqui.

Onde ficar

Recentemente foi reativado o Abrigo de Montanha de Apeninos que fica aos pés da pedra, junto a propriedade do senhor Nilson.O valor da diária é de R$ 20,00 por pessoa. Caso opte por acampar, o valor é de R$ 15,00 por pessoa.

Croqui

Via Frontal do Totem (8b)