Castelo

Apeninos

Alt. 400m

Esportivo

Atualizado em: 25/02/2019

Distância

150km

Caminhada

10min.

Face

Livro de cume

COMO CHEGAR

Saindo da capital, Vitória, tome a BR-101 em direção ao sul do estado. Logo depois da Polícia Rodoviária de Cariacica, entre à direita na BR-262 que liga Vitória a Belo Horizonte, passando por Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante. Em Venda Nova do Imigrante (100km) entre à esquerda, seguindo as indicações para a cidade de Castelo. De Venda Nova até Castelo são aproximadamente 40km. Assim que entrar no perímetro urbano da cidade, procure uma saída à esquerda que leva a famosa rampa de voo de Ubá. A saída fica antes da ponte. Siga sempre pela principal por mais uns 7km. Ao passar por um corredor de palmeiras (é bem característico) dobre à esquerda na Fazenda das Flores. Siga por esta estrada. Deste ponto, o Lagarto já é visível à direita da estrada. Passe pela base do Lagarto e assim que começar a subir a serra, numa curva acentuada à esquerda, bem em frente a falésia, estacione o carro num pequeno recuo. À partir dali, bastar ir contornando a pedra para acessar as vias.

Mapa

Filtrar por


HISTÓRIA

A falésia de Apeninos foi “descoberta” oficialmente pelo escalador local Roney DuNada em 2010. Ele sempre rodou por aqueles lados desde a infância, mas foi só depois que começou a escalar e a pensar em áreas com potencial para novas vias que ele vislumbrou a possibilidade de desenvolver uma falésia que ficava junto à estrada na região de Apeninos em Castelo. Um dia, ele falou desse tal lugar para mim e prontamente no próximo final de semana fui dar um rolé pela região à procura de novas pedras e acabei passando pelo lugar para ver o potencial. Desde então, eu, DuNada, Afeto e Rebit realizamos diversos mutirões de conquista para desenvolver esse local.

As primeiras vias equipadas foram a Castelo Ra-Tim-Bum (6o) e a Castelo de Grayskoll (7b), em fevereiro de 2010.

No entanto, as primeiras escaladas na falésia de Apeninos estão datadas antes de 2010. Aparentemente a 1a conquista foi do totem pelo escalador Taynan e seu amigo pela chaminé da esquerda, além de um pequeno projeto iniciado no setor da estrada, onde atualmente está a via “Rodosol” (8c).

Nesse mesmo ano, em outubro, para comemorar a descoberta e apresentar a pedra para comunidade escaladora, foi realizada nesse local a 3a edição do Encontro Capixaba de Escalada.

Atualmente, o point conta com 45 vias esportivas e 3 tradicionais que vão do 4o grau até 8c e vem se firmando como um dos principais points de escalada do interior do estado.

MELHOR ÉPOCA

A melhor época é durante o inverno quando chove menos. No verão, o calor e a falta de circulação de vento deixam o lugar bem abafado.

O setor pega sol à tarde.

Para ver as condições meteorológicas em tempo real, clique aqui!

Croqui

1a enfiada – 30m – A saída da via é a mesma da Castelo de Areia. O ideal é ganhar o platô sem costurar e encordar. Deixe para se encordar depois de passar pela árvore que fica no meio da travessia. A linha da via é a última da direita do platô. Ela segue em diagonal à direita até se juntar com a via Morena. Ao chegar na parada da Morena, (num platô) continue para cima até a próxima parada. Logo acima, há duas chapas, uma ao lado da outra. Não é a parada, a parada fica mais acima em duas chapas da Bonier.

2a enfiada – 25m – Enfiada curta com um crux bem definido no final (8a). A parada fica em um grande platô confortável.

3a enfiada – 30m- Enfiada tranquila em agarrões. Parada desconfortável.

4a enfiada – 30m – Enfiada em agarrões até a primeira linha de vegetação onde fica a parada.

5a enfiada – 35m – Enfiada começa indo à esquerda para ganhar o primeiro platô com mato. A 1a proteção está à esquerda, quase na virada da aresta. Depois, volta à direita até a base de uma fenda bem evidente em um outro platô. Após a fenda, há um outro platô. A linha segue por uma outra fenda (móvel opcional Camalot #2) para ganhar a última dominada. Depois há mais um lance em fenda (móvel opcional) para finalmente bater no cume do totem.

Descida: Com uma corda de 70m. P5-P4, P4-P3, P3-P2, P2-P1.

Read more