Pancas

Pedra do Gato

Alt. 400m

Atualizado em: 20/04/2022

Tradicional

Saindo de Vitória tome a BR-101 em direção ao Norte do Estado até João Neiva. Logo após João Neiva tome à esquerda na rotatória em direção a Colatina. Em Colatina cruze o Rio Doce e tome a saída para São Domingo do Norte até o trevo de acesso a Pancas. No trevo, siga em direção a Pancas cruzando a cidade e depois continue em direção ao distrito de Vila Verde. Chegando em Vila Verde, no posto de gasolina, vire à esquerda na rotatória e logo em seguida cruze a ponte e tome a segunda rua à direita. Ao final da rua, vire à esquerda e logo em seguida a primeira à direita. Siga pela estrada de chão por mais 1,8km até avistar a pedra à esquerda. O carro fica estacionado ao lado de um cocho com uma porteira de madeira que dá acesso ao cafezal. O proprietário moro logo à frente na casa da direita. Solicite passagem.

Wikiloc

Clique para baixar o tracklog.

Mapa
4/5

Olho de Gato

5o, VI, E3, D3, 330m

Data da conquista

10/07/2021

Conquistarores

José Luiz, Iury, Naoki Arima

Equipos

2x corda de 60m; 2x Camalot #.3-#4; 1x jogo de nut; fitas longas; material para abandono.

Croqui

1a enfiada – O início da via é marcada por uma chapeleta a uns 5m do solo. Depois, a via segue por uma oposição até ganhar um platô onde é estabelecida a P1 em árvore.

2a enfiada – A enfiada começa pelo lado direito protegendo em móvel até a primeira chapeleta. Na chapeleta, o ideal é dar um balão ela direita para ganhar o lance e depois cruzar para o lado esquerdo do totem e subir pela oposição contornando a vegetação. Parada em bico de pedra. 

3a enfiada – A via segue pela face até a primeira chapeleta e depois segue pela fenda mais óbvia. A parada está no meio da oposição. 

4a enfiada – Enfiada opcional. Pode ser emendada com a 5a enfiada. Começa numa canaleta/chaminé e segue em direção à arvore que fica num platô.

5a enfiada – A escalada segue pela esquerda virando uma oposição. Logo acima há duas chapeletas. Na sequência, siga pela fissura da direita buscando um platô. No platô, siga para esquerda até uma mata com árvore. Parada natural em árvore.

6a enfiada – Siga pela chaminé em arco e continue pela oposição até ganhar um platô. Atenção às pedras soltas no final. Parada em árvore.

7a enfiada – A enfiada segue pela fenda da esquerda, ao lado da oposição suja. Vencido o trecho da fenda siga pela face até uma árvore que fica ao lado de um teto. Parada natural em árvore.

Descida – descida com duas cordas de 60m de parada em parada, exceto pela P4. Na P2 é preciso abandonar uma fita de 120cm (240cm).