Ibiraçu

Pedra do Mosteiro

Alt. 400m

Atualizado em: 03/05/2022

Tradicional

Saindo de Vitória tome a BR-101 em direção ao Norte do Estado até a estátua do Buda que fica as margens da rodovia BR-101 entre Fundão e Ibiraçu. Entre na rodovia que leva a Pedro Canário, atravesse a localidade e siga margeando a estrada férrea. 

A pedra irá aparecer à direita. Siga até encontrar o ponto onde a mata suja é separada do pasto limpo por um cerca. Estacione o carro ao lado do trilho e procure uma passagem (trilha) que leva ao pasto.

No pasto limpo, siga até quase encostar na pedra. Faltando uns 100m entre à esquerda na mata suja até a base da via. Levar facão. A base da via está marcada na foto.

Mapa
5/5

Trem Fantasma

5o, VIIa, E3, D2, 350m

Data da conquista

1999

Conquistarores

Zé Márcio e Renato

Equipos

2x corda de 60m; e 9 costuras, sendo algumas longas.

Croqui

1a enfiada – A primeira enfiada é a mais longa de todas, perfazendo 60m de corda. Parada em platô. IV SUP, 60m

2a enfiada – Começa à esquerda e segue reto para cima por uma parede cheia de agarras. Parada vertical e desconfortável. IV, 40m.

3a enfiada – A via segue reto para cima e depois puxa à esquerda no platô. Parada confortável. IV, 35m.

4a enfiada – Começa num lance vertical onde fica o crux e depois segue fácil até um platô onde fica a parada. Enfiada curta de 30m, VI.

5a enfiada – A enfiada puxa à esquerda até uma placa de aderência branca. O crux está logo no início da parte branca, depois fica mais fácil. 40m, VI.

6a enfiada – Enfiada começa com uma travessia à esquerda para buscar uma aresta. O crux está no trecho mais vertical. Depois segue fácil até um platô. 40m, 7a.

7a enfiada – A via sai pela direita, vira um teto fácil e segue pelas agarras até um platô à esquerda. 40m, V.

8a enfiada – Saída pela direita para ganhar o 1o grampo e depois segue à direita. No 3o grampo começa o crux até costurar o 4o grampo. Depois a via facilita com os buracos. Tem um grampo escondido abaixo de uma vegetação. Depois segue à esquerda até o platô de mato. A parada está à esquerda do diedro e o livro de cume um pouco mais abaixo.

Descida: rapel de parada em parada até a base. Da P4 para P3 o rapel é de 30m, os demais são >35m.