Inventário das vias do Espírito Santo

Você sabe quantas vias têm no ES? Sabe qual é a via mais difícil? A mais longa? A mais exposta? E a mais antiga?

Eu também fiz essas perguntas e fui atrás das respostas. E agora, de bandeja, compartilho com vocês os dados levantados e as respostas para essas e outras perguntas.

Após uma intensa pesquisa na net elaborei duas listas: uma lista com a relação de todas as vias tradicionais e outra com as vias esportivas.

TRAD:

SPORT

É claro que a lista está incompleta, mas acredito que 90% de todas as vias do estado estão nesta lista. Só lembrando que também não entraram nesta lista, vias tradicionais não acabadas.

Trocando as tabelas em miúdos, podemos dizer que:

Em termos de escalada tradicional, o ES tem quase 100 vias (92 segundo a lista); a via mais longa, em termos de tempo de escalada são as vias Face Nordeste do Itabira e a via No Gargalo em Ecoporanga, graduadas em D6 (2 dias ou mais de escalada); A via mais exposta é a Deserto Vertical na Pedra do Camelo em Pancas com lance de E5 (via muito perigosa em caso de queda); A via mais longa é a “Nada é o que parece ser” com 800m de escalada na Pedra Paulista; E a enfiada mais difícil, um 8a (BRA) na 3a enfiada da Infinita Highway em Calogi.

Outros dados interessantes:

A via mais antiga do estado é a Sílvio Mendes no Pico do Itabira em Cachoeiro do Itapemirim que foi conquistada em 1947.

A cidade com a maior concentração de vias tradicionais é Cachoeiro do Itapemirim com 15 vias e logo em seguida Pancas com 14 vias.

Já nas esportivas, o estado conta atualmente com mais de 200 vias (219) que vão do 4o grau até o 10a (via Transatlântico, em Calogi); As áreas de escalada com mais vias são: Calogi com 48 vias, logo em seguida o Morro do Moreno com 39 vias e Viana com 36 vias; Outro dado interessante é que o boom da escalada esportiva aconteceu nos últimos 10 anos, seguindo uma tendência mundial.

É isso ae pessoal, os números estão ai e não deixam mentir, estamos vivendo a melhor época da escalada capixaba! Enjoy!!!

Fonte: http://www.ace-es.org.br/http://www.oswaldobaldin.com.br/, www.naokiarima.com

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.