Museu Mello Leitão

_DSC8721

Colibri (beija-flor) na “Varanda dos Colibris” bebendo água que passarinho bebe.

Sempre que voltamos de alguma escalada pela região de Itarana/Itaguaçu, nós passamos por dentro da cidade Santa Teresa. E quase na saída da cidade tem uma placa que sempre me chamou a atenção: Museu Mello Leitão. Por esses lados do Brasil, museu, exposição, parque e outras atrações culturais são bem escassas, então quando aparece algo assim chama a atenção.

Como sempre passamos a altas horas da noite na cidade, nunca pegamos o tal museu aberto. Mas nesse final de semana, resolvemos, eu e a Paula, fazer um passeio pela região e aproveitamos para conhecer o tal museu.

_DSC8696

Pelas trilhas em meio a Mata Atlântica preservada.

O museu foi fundado em 1949 pelo famoso naturalista Augusto Ruschi. Lembram da nota de 500 cruzeiros? É ele sendo homenageado! Ruschi foi um grande naturalista apaixonado por colibris e orquídeas, além de ser um ambientalista fervoroso que lutou em defesa da preservação da Mata Atlântica. Para ler mais sobre Augusto Ruschi, clique aqui! E para ler mais sobre o museu, clique aqui!

_DSC8789

Colibri curtindo uma chuvinha artificial.

O museu é bem cuidado com manutenção constante. Além do museu, ainda há uma grande área de Mata Atlântica preservada com trilhas demarcadas, viveiro de ave, orquidário, ofidário, além de um pavilhão de ornitologia. É um excelente lugar para dar um tempo para cabeça admirando a fauna e flora local. Um bom lugar para levar a criançada, aquele amigo gringo que quer ver os bichos da floresta ou para passar horas fotografando a fauna.

_DSC8690

Papagaio falante tentando entender a câmera apontada para ele.

_DSC8825

Tom do outono.

_DSC8831

Kalango na espreita caçando formigas.

O museu fica na Av. José Ruschi, 4 em Santa Teresa (75km de Vitória). E funciona de 3a a domingo das 8h às 17h.

Nesse blog há uma descrição mais detalhada com outras fotos do museu. Vale a pena dar uma conferida!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.