Nikon 180mm f/2.8, a lenda

Lagartinho arisco na 180mm.

Aproveitando as vantagens da terra do Tio San, adquiri nesta trip a última (espero) objetiva que faltava para fechar o meu kit, a Nikkor 180mm f/2.8.

Comprei a minha na Best Buy usando um sistema muito bacana para nós estrangeiros, o Store Pick Up que consiste em você comprar um determinado produto pela internet e em vez de você mandar para algum endereço residencial, você manda para uma loja Best Buy. Ai basta passar na loja especificada e retirar o produto. É um sistema muito bom, pois nem todas as lojas da rede possuem o que você precisa, principalmente coisas muito específicas. Essa lente comprei no site e levou 7 dias para chegar na loja de Las Vegas porque não tinha em estoque nessa loja.

Atualmente a Nikkor 180mm f/2.8 não é um objetiva muito popular, embora antigamente fosse, juntamente com a 35mm, a lente oficial dos fotojornalistas. A atual impopularidade, em parte, se deve a “nova” tele-zoom Nikon 80-200mm f/2.8 que tem um preço semelhante, a mesma abertura e a ‘vantagem” de ter distância focal variada. Mas para quem gosta de objetivas prime, a 180mm é o que há de melhor (pelo menos para o tamanho do meu bolso). A top de linha nesse range custa “só” 6 vezes mais… (Nikon 200mm f/2). Além do mais, a 180mm pesa “apenas” 750g contra 1300g da 80-200m. A 200mm f/2 pesa 3kg!!!! Para quem normalmente leva equipamento de escalada mais material fotográfico, o peso do equipamento faz toda a diferença. É claro que não é como a 50mm que pesa 155g, mas…

Além da qualidade óptica, a 180mm é bem mais discreta que as outras e por isso não chama tanta atenção dos meliantes, embora um japonês com uma câmera no pescoço seja sempre bem chamativo… Por isso, a manha é sempre fazer cara de mal, sacar a câmera, fazer a foto e coloca-la de volta na bolsa rapidinho…

A objetiva é muito útil para fotografar a vida selvagem, ainda mais num câmera com sensor cropado, onde ela vira uma 300mm. Inclusive, foi uma mão na roda para fazer várias fotos dos bichos durante a última trip. No entanto, o objetivo principal dessa aquisição foi para fotografar escalada mesmo. Ainda não levei a bichinha para a montanha, mas estou bem curioso para ver os resultados e ver se realmente vale a pena levar esse chumbo de lado para o outro…

Nikon D90 + 180mm.

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.