Preparativos para fotografar o Supermoon

Você já ouviu falar do Supermoon? Não? Então clique aqui para ler mais!

Viram? E viram que o próximo será neste sábado dia 19?

Não, não estou querendo dizer que o fim do mundo esteja próximo, embora algumas vertentes associem o terremoto do Japão  (e outras catástrofes) com o Supermoon.

O propósito deste post é passar algumas dicas legais para registrar o Supermoon do próximo sábado.

Antes de mais nada, é preciso escolher um lugar bacana e saber exatamente onde a lua irá nascer (por volta das 18h) para poder fazer a melhor composição, pois a lua estará maior assim que ela aparecer no horizonte por causa da maior interação com a atmosfera terrestre.

No meu caso, para saber exatamente onde a lua irá nascer, usarei o Google Sky Map. Se você não tiver essa frecura, veja onde a lua irá aparecer no dia anterior. Senão leve uma bússola! Vai aparecer no azimute 110 graus aproximadamente (isso para o hemisfério sul)

Independente da câmera, seja uma SLR ou um point-and-shot, o ideal é fotografar a lua no modo manual, pois a câmera não consegue entender a cena. É bem provável que no modo automático ela dispare o flash e faça uma lambança…

Há uma receita de bolo bem conhecida para fotografar a lua. A receita diz: ISO 100 ou mais baixo possível; abertura do diafragma em f/11 para obter máxima nitidez e o maior profundidade de campo; e velocidade de 1/250. Depois é só compor a cena e clicar! Fácil né?

Uma dica final é usar um tripé para garantir a máxima nitidez, embora 1/250 seja rápido suficiente para segurar na mão sem tremer.

Então era isso, boa sorte a todos e rezem para que não esteja nublado nesse dia!!!! E se não for fotografar, pelo menos dêem uma olhada pela janela para curtir a mega-lua-cheia!

TAGS:

Este post tem 4 comentários

  1. Valeu pelo lembrete Naoki!!
    Mas é verdade, será mta sorte se o tempo abrir, pelo menos aqui pro sudeste.
    Abraço!

  2. Irado Naoki, Concerteza vou tentar algumas fotos man, Valeu os betas. abraço!

  3. Fala Naoki blz..cara to acompanhado o fato da Super mega lua cheia..irado hemmmm..cara por enquanto o tempo tá ajudando aqui em Betno mas vai saber até sábado …hehehehe;;;

    Abraço
    Memi

    http://www.leao-gropo.blogspot.com

  4. Estarei em Fortaleza, na Praia do Futuro, de frente para o crime. Amanhã devo tentar a sorte no Beach Park, Porto das Dunas, Fortaleza/Aquiraz. Gostaria de trocar uma idéia com você. Se for possível, mande um e-mail para mim. Grato. Abraços, ph

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu