Segurança nunca é d+

Escalador Alê Silva falando sobre o uso da borrachinha no auto-seguro e seus riscos.

Eu pessoalmente não sou adepto da auto de fita, embora tenha usado por vários anos. Sou muito mais de usar a própria corda como auto, conforme o vídeo abaixo:

E já que o assunto é auto-seguro, tem um outra coisa que me incomoda muito e vejo muita gente usar com frequência, a daisy chain como auto!

O vídeo abaixo mostra bem os perigos que se escondem:

E mais, o fabricante é categórico sobre o uso da daisyFirst, lets be clear: daisy chains are for aid climbing NOT for use as part of your personal anchor system. Don’t know how to properly anchor yourself using the rope? Don’t know how to thread sport anchors without using a daisy chain? Get some instruction from a professional guide before you get yourself hurt.

Traduzindo de forma livre a primeira frase:

(…) A daisy é feita para escalada artificial, não como parte do seu sistema de ancoragem. (…)

E se mesmo assim o você curte a ideia da daisy, recomendo o Ultimate Daisy da Metolius, o único aprovado pela CE/UIAA para esse fim.

Eu aprendi que acidentes não acontecem sob condições normais do dia-a-dia. Acidentes acontecem quando alguma coisa sai da normalidade e a pessoa não está apta para aquela nova situação. Ai o sujeito passa sem querer uma auto do jeito errado e vai parar no céu!

Pode ser que você saiba dos perigos de se usar uma daisy ou uma auto com borrachinha e toma sempre muito cuidado, mas no dia que acontecer algo fora do comum, quando o stress bater e tiver que focar num outro problema (chuva, queda, marimbondo…), pode ser que no calor da hora, um detalhe importante passe despercebido e tá feita a cacaca.

Na escalada, as coisas precisam ser simples, soluções simples são as melhores escolhas, técnicas cheias de detalhes, equipamentos que requerem muitos detalhes não são uma boa para um esporte como o nosso.

Diversão sempre, mas segurança acima de tudo!

Postagens relacionadas

One Response

  1. Ai Naoki muito interessante o post, acredito que o pessoal tenha que prestar mais atenção , pois os erros acontecem num piscar de olhos, e a auto confiança pode levar a erros….a galera que está começando deve ser muito bem instruida pra evitar esse tipo de erro, e olha que a toda hora se vê galera fazendo coisa errada na escalada………bom climb….

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.