logo@2x
Pesquisar
Close this search box.

Parede do Vale

Saindo de Vitória, tome a saída sul pela BR-101 em direção ao sul do Estado e depois a BR-262 até a cidade de Venda Nova do Imigrante (VNI). No trevo de VNI tome a retorno pela direita e volte à serra pela estrada vicinal (Av. Tapera). Após cruzar a ponte sobre o Rio Castelo, vire à direita e siga até o Chalé Vale das Pedras. Estacione o carro e solicite passagem.

Para acessar a via, siga pelos fundos da casa passando pelo cafezal. Vire à esquerda logo a frente e depois à direita. No pé de jabuticaba vire à esquerda na mata e suba em direção aos eucaliptos. Use a foto como referência para encontrar o início da via.

Mapa
Linha da via
3/5

Se tudo der certo, nada vai dar errado

5o, VI, A1 (ou VII?), E2, D2, 130m

Data da conquista

17/09/2023

Conquistarores

A. Amaral, L. Baião, N. Arima, F. Fabre

Equipos

2x corda de 60m; 10 costuras, 1x Camalot #.3-#4 e 1 jogo de nut.

Base da via

Parede de Peroba

Como chegar

Saindo da capital, Vitória, tome a BR-101 em direção ao sul e depois a BR-262 até Marechal Floriano. Após Marechal, tome a saída para Paraju. Em Paraju, tome a saída para Peroba. Zere o odômetro na saída e rode 4,5km até a localidade de Rasga Milho, antes de Peroba. Em Rasga Milho, tome uma saída à direita em estrada de chão e rode mais 500m. A parede estará à esquerda. Estacione o carro no sítio e siga caminhando até a base pelo pasto.

Mapa

Melhor época

Ano inteiro, exceto de novembro e até janeiro quando a parede pega sol.

Rocha

Gnaisse.

Proteção

Chapeleta de inox com parada de argola.

Equipo

Uma corda de 50m, lona, 10 costuras e capacete. Móvel para algumas vias.

Croqui

Pedra Reta

Saindo de Vitória, tome a saída norte pela BR-101 em direção a Águia Branca passando por João Neiva, Colatina e Governador Lindenberg. Após Governador Lindenberg tome o trevo para Águia Branca.

A Pedra Reta fica à direita da Pedra Torta de quem olha em direção à Águia Branca. O acesso fica logo depois do radar de velocidade que fica ao lado da escola.

Solicite passagem na próxima propriedade, após um ferro-velho, e siga caminhando em direção à pedra conforme o mapa. A mata é relativamente aberta, com algumas trilhas antigas, mas no final é preciso usar facão.

Mapa

Considere escalar no mesmo dia, além da via Jardim dos Cristais e Seis Estrelas que fica ao lado e possui apenas 60m de extensão.

3/5

Jardim dos Cristais

4o, VI SUP, E2, D1, 160 m

Data da conquista

22/07/2023

Conquistarores

N. Arima, I. Azevedo

Equipos

2x cordas de 50m; 1x Camalot #3-#3, 2x Camalot #4 e #5 e 1 jogo de nut.

Descida: rapel com 2 cordas de 50m de parada em parada. Levar material de abandono para o 1o rapel (coqueiro áspero).2

Pedra Torta

Saindo de Vitória, tome a saída norte pela BR-101 em direção a Águia Branca passando por João Neiva, Colatina e Governador Lindenberg. Após Governador Lindenberg tome o trevo para Águia Branca.

A Pedra Torna fica antes da cidade, logo na entrada da cadeia de montanhas e bem visível da estrada, no lado esquerdo.

Fissura dos Milagres – Um pouco antes, depois da Igreja Luterana, vire à esquerda e siga pela estrada de chão até um sítio com um grande lago que fica em frente a pedra. Para acessar é preciso conversar com a dona Laureni. Caso ela não esteja no sítio é preciso voltar até Governador Lindenberg e perguntar onde ela mora no posto de gasolina que fica logo na entrada.

A caminhada segue rente a cerca em direção a pedra praticamente em linha reta.

Seis Estrelas – Leia mais sobre a via Jardim dos Cristais, pois a aproximação é a mesma.

Mapa
Face leste das pedras Torta e Reta.
4/5

Fissura do Milagre

6o, VI, E1, D1, 50m

Data da conquista

18/06/2023

Conquistarores

N. Arima, F. Fabre

Equipos

1x corda de 60m; 2x Camalot #.3-#4 e 1 jogo de nut.

5/5

Seis Estrelas

5o, V SUP, E1, D1, 60m

Data da conquista

19/08/2023

Conquistarores

N. Arima e R. Guizzardi

Equipos

1x corda de 70m; 2x Camalot #3-#3 e 1x #4.

Pontãozinho de Castelo

Saindo de Vitória siga até a cidade de Castelo via BR-262, passando por Venda Nova do Imigrante. Ao chegar na cidade, antes da ponte sob o Rio Castelo, vire à direita e após a ponte, vire à direta novamente. Siga sempre pela principal até sair do perímetro urbano e voltar novamente o asfalto. Zere o odômetro e siga por mais 7km até encontrar uma saída à esquerda numa curva à direita. A partir deste ponto, somente carro 4×4 consegue subir. Siga pela estrada de terra em direção à pedra até chegar numa casa em estilo enxaimel que está logo depois de cruzar um rio sem ponte. 

Estacione o carro e volte até o rio. Logo depois há uma trilha/estrada à esquerda que leva ao último pasto. A partir do pasto não há mais trilha definida, mas a caminhada segue pela grota que separa o pontão da montanha ao lado até chegar no colo das duas montanhas.

A caminhada leva aproximadamente 2h.

Levar facão e luva.

Mapa
1/5

Grota Fria

6o, VI, A1, E2, D1, 50m

Data da conquista

20/05/2023

Conquistarores

N. Arima, R.Magri, Brunoro

Equipos

1x corda de 60m; 5 costuras; 1x Camalot #.3-#2; 1x nut, cliff de buraco, estribos e fitas longas.

1a enfiada – Começa em livre até a primeira chapeleta e depois segue em artificial (A1) até o final da laca. O crux é uma travessia à direita. Lance obrigatório. Depois segue em artificial de furo de cliff até a parada.

2a enfiada – Começa num lance exposto até a primeira proteção e logo em seguida vem o crux para ganhar o platô, depois segue pela canaleta até o cume. Parada natural.

Descida: rapel com 1 corda de parada em parada.

Parede do Casotti

Como chegar

Saindo da capital, Vitória, tome a BR-101 em direção ao norte até João Neiva. Logo após João Neiva, tome a saída para Colatina. Após a entrada para Alcioli, no próximo trevo, tome a saída à esquerda para Boapaba. Siga até a localidade de Povoação de Baunilha. Assim que sair da localidade, entre à direita na próxima propriedade. Estacione o carro, solicite passagem e suba o pasto em direção à pedra.

Mapa

Melhor época

Entre Março e Setembro. Sombra o dia inteiro.

Rocha

Gnaisse.

Proteção

Chapeleta de inox com parada de argola.

Equipo

Uma corda de 50m, lona, 12 costuras e capacete. Móvel para algumas vias.

Croqui

Cabeça de Elefante

Como chegar

Saindo da capital, Vitória, tome a BR-101 em direção ao norte até João Neiva. Logo após João Neiva, tome a saída para Colatina. A parede fica entre o distrito de Baunilha e Colatina no km 39,9.

O carro fica estacionando num pequeno acostamento no lado oposto da parede, numa entrada de um sítio. Atenção rodovia movimentada!

A aproximação se dá subindo o pasto pela direita até ganhar a altura da parede e logo em seguida ir em direção a pedra cruzando uma drenagem seca.

Mapa

Melhor época

A melhor época é durante o inverno quando a temperatura é mais amena. Sombra pela manhã.

Rocha

Gnaisse.

Proteção

Chapeleta de inox com parada de argola.

Equipo

Uma corda de 60m, lona, 10 costuras e capacete.

Croqui

Pedra Alto Santa Maria

Saindo de Vitória siga em direção ao norte do Estado pela BR-101 até Fundão e tome a rodovia ES-261 em direção a Santa Teresa. Em Santa Teresa sigas as indicações para Itarana e  Itaguaçu.

Na rotatória de Alto Caldeirão, vire à direita e zere o odômetro. 8,3km a diante entre à direita na estrada de chão. A estrada leva à Capela Santa Luzia e Toma Vento. Há uma placa de sinalização pequena.

A partir deste ponto, siga pela estrada de chão em direção a Capela Santa Luzia.

Zere o odômetro no início da estrada de chão. 3,1km a adiante, vire a direita voltando. Seguindo reto sai na Capela. Neste ponto, o Google Maps tem um erro de traçado, mas no Waze está correto.

Na bifurcação próximo ao curral, siga pela direita e inicie a descida da serra por uma longa sequência de caracóis.

O carro fica exatamente no cotovelo do km 6,5.  Caso não consiga estacionar o carro no recuo (apenas 4×4), desça mais um pouco até encontrar um local adequado.

A caminhada começa descendo um barranco até uma cerca. Cruzando a cerca passe por um pequeno lago represado e siga pela estrada que está à frente. Essa estrada não aparece na imagem do Google Maps porque é bem recente.

Siga pela estrada até o ponto onde a mesma chega perto de uma vegetação ciliar. Cruze a vegetação e entre no pasto sujo. Suba pelo lado esquerdo da calha seca até a base da pedra.

O início da via pode ser identificado pelo grande veio de rocha.

Mapa
5/5

Caranguejo Rock n' Roll

6o, VII, A0, E3, D2, 370m

Data da conquista

03/09/2022

Conquistarores

Fábio Fabre e Naoki Arima

Equipos

2x corda de 60m; 10 costuras; 1x Camalot #.3-#4 e repetir #.5, #.75, #2 e #3; fitas longas.

Croqui

1a enfiada – Escalada fácil em degraus pela veio de rocha. 1 proteção fixa. 60m

2a enfiada – A escalada segue pelo veio até a P2.

3a enfiada – A partir deste ponto, o veio some e a escalada segue reto para cima passando por um pequeno diedro cego até o platô que está na base de um pequeno teto.

4a enfiada – A via sai à esquerda caminhando pelo platô até chegar na 1a proteção que está na virada de um pequeno teto. A partir dali a via segue em diagonal buscando um pequeno platô com pedra e vegetação.

5a enfiada – A enfiada segue reto para cima até a 4a proteção. Depois segue em horizontal à direita por mais 2 chapas até ganhar o platô no inicio da fenda. Suba contornando pela direita o platô, a segunda chapa está escondida.

6a enfiada – Enfiada mista que segue pelo diedro óbvio. Cuidado com a laca solta no final. Camalot 1x #.3 ao #3.

7a enfiada – A enfiada sai à direita em aderência até a 1a chapa. Depois siga pela fenda em móvel até voltar as chapas. Mais acima uma travessia à direita leva a parada, no início da fenda. Há um crux logo no início da travessia. O lance da última chapa pode ser vencido em A0 (não precisa de estribo). Em livre, talvez seja um oitavo. 1x Camalot #.5 ao #4

8a enfiada – A enfiada segue o grande arco à esquerda. A parada está no final do arco. Rack completo.

9a enfiada – Saída à esquerda até uma chapa onde está o crux da enfiada. Depois segue por um diedro sujo até encontrar uma obstrução. Saia à esquerda pela face da pedra protegendo em móvel (peças médias) até o cume. Parada natural em arbustos. Camalot #.75 e 2x #2.

Descida: No cume, caminhe a direção ao topo da P8. Atrás de um bloco bem óbvio, ao lado de uma árvore, há uma parada para rapel. Descer até a P8 (30m); Da P8 até a P6; Da P6 até a P5 (30m) e da P5 até o platô. Da P3 para baixo, de parada em parada.

Vídeo

Categorias
Blog

Parede Biririca

Como chegar

Saindo de Vitória, tome a saída norte em direção a praia de Jacaraipe, depois Nova Almeida e em Praia Grande tome a saída para Aracruz sem passar pela Praia de Coqueiral. 

Zere o odômetro no entroncamento de Praia Grande e rode por mais 12km pela asfalto em direção a Santa Rosa. A saída à esquerda, ruim de ver, estará num pequeno distrito com algumas casas. A frente estará visível a face oposta da pedra.

Siga pela estrada de terra, passe a porteira e comece a subir um morro. Esse trecho poderá estar bem ruim a depender das condições da via e do veículo. 

Assim que estiver de frente para parede, um pouco antes de uma curva para esquerda, estacione o carro fora da via.

Procure o início da trilha que fica cruzando uma drenagem, ao lado de um boulder que levará até um pé de jaca.

Mapa

Melhor época

Inverno

Sol/sombra

Sombra pela manhã

Rocha

Gnaisse

Proteção

Fixa (inox)

Equipo

10 costuras e uma corda de 50m.

logo_ace

Parte do material utilizado nesta conquista foi subsidiado pela Associação Capixaba de Escalada que disponibiliza aos sócios proteções fixas para conquista.

bonier-logo

Pedra/Totem Schmith

Talvez essa seja uma das melhores escaladas de Pancas pela variedade de estilo e estética. A escalada é dividida em duas partes: uma inicial que transcorre por um estreito totem onde é protegido majoritariamente com proteção móvel; e uma segunda parte em proteção fixa até o cume da montanha.

Face sudeste com sombra à tarde no inverno.

Neste região, o vento leste traz muita umidade (chuva), principalmente pela manhã, considerar este fator, até mesmo no inverno.

Nesta face há duas vias e uma variante. A Pote de Ouro que vai até o cume do totem e a Santo Graal que faz cume. A variante Kingline é uma combinação das duas vias, passando pelas melhores enfiadas de cada via até o cume.

Saindo de Vitória tome a BR-101 em direção ao Norte do Estado até João Neiva. Logo após João Neiva tome à esquerda na rotatória em direção a Colatina. Em Colatina cruze o Rio Doce e tome a saída para São Domingo do Norte até o trevo de acesso a Pancas. Siga em direção a Pancas e antes de chegar na cidade, após o posto de gasolina, vire à direita para o distrito de Laginha. Atravesse o distrito e siga sempre pela principal até a Igreja Luterana (à esquerda). Vire à direita e siga as indicações para o Sítio Kalk. Continue pela estrada e vire à esquerda próxima bifurcação e a direita na seguinte. A essa altura a pedra estará à frente. Solicite passagem na casa anterior a pedra e siga até a base do cafezal marcado no mapa. 

A caminhada segue reto em direção à pedra pela esquerda do totem. A trilha poderá estar fechada, levar facão. Ao chegar na pedra, siga à direita costeando a pedra e ganhando elevação. 

Mapa
5/5

Pote de Ouro

4o, IVSUP, E2, D1, 135m

A via Pote de Ouro foi a 1a via conquistada nesta montanha e termina no cume do totem. É uma escalada tranquila com uso constante de material móvel e pode ser escalado em poucas horas.

Data da conquista

04/07/2022

Conquistarores

Iury e Naoki

Equipos

1x corda de 60m; 2x Camalot #.3-#4; 1x Camalot #5; fitas longas; luva; e facão.

Croqui

1a enfiada – A via começa em agarras ao lado de uma sequência de tufo de mato. A primeira proteção não é visível da base. Após a chapa, a enfiada segue pelas lacas até a laca ficar cega. Nesse momento, a escalada segue pela esquerda, em agarra, onde há duas chapas. Depois a escalada segue novamente pela laca até a P1. 60m.

2a enfiada – A enfiada sai à esquerda até o grande diedro. Após vencer a vegetação do diedro, chega-se a um platô. Nesse momento a enfiada sai pela aresta buscando uma fenda no dorso do totem. A parada está um pouco abaixo da árvore.

3a enfiada – A escalada segue pela fenda e assim que chegar na fenda de mão, segue por ela até acabar. Volta novamente à fenda da esquerda em chaminé até chegar à parada que está ao lado da árvore.

4a enfiada – Enfiada curta. Segue pela fenda. Cuidado com as pedras soltas. Depois segue para esquerda pela fenda horizontal e segue até o topo do totem.

Descida – Descida com uma corda de 60m de parada em parada.

Vídeo

5/5

Santo Graal

5o, VII, D2/E3, D2, 255m

Data da conquista

31/07/2022

Conquistarores

Iury e Naoki

Equipos

1x corda de 70m ou 2x 60m; 2x Camalot #.3-#4; 1x Camalot #5; 15 costuras; fitas longas; luva; e facão.

Croqui

1a enfiada – A via começa à esquerda da Pote de Ouro. Não confundir a saída. Após a 1a proteção a escalada segue em direção à parada de rapel para logo em seguida proteger em móvel (peças médias). Depois segue em diagonal até a árvore mais óbvia onde está a parada natural.

2a enfiada – Uma horizontal à direita leva à base de uma fissura de dedo. Suba pela fissura até o platô e monte uma parada móvel com peças médias.

3a enfiada – A escalada segue pelo diedro óbvio que mais acima vira uma chaminé. Na base de uma laca solta há uma chapa que marca a parada mista.

4a enfiada – Começa com uma virada para ganhar do dorso do totem e pegar a fissura de dedo que segue paralela a fenda de mão da Pote de Ouro. Quando a fissura acabar, a enfiada sai à direita para voltar ao diedro. Mais acima, outra virada leva de volta a parada P3 da Pote de Ouro.

5a enfiada – Enfiada compartilhada com a Pote de Ouro até o cume do totem.

6a enfiada – Começa em móvel pela oposição e depois segue em agarras até a parada que está ao lado de uma grande laca. 8 costuras. Requer apenas um jogo. Deixar os móveis na P6.

7a enfiada – Enfiada crux com 9 proteções fixas. Cuidado para não sair à esquerda depois do platô. A chapa puxa para esquerda, mas a via é pela direita. Colocar fita longa nessa proteção. Parada em platô.

8a enfiada – Tem uma saída mais delicada, mas logo depois a escalada fica mais fácil. Pular a 1a parada dupla que serve para o rapel e ir até o cume em direção à uma árvore bem evidente.

Vídeo

Croqui

Essa é uma combinação entre as duas vias, passando pelas melhores fendas do totem. Lembrando que melhor não significa mais fácil.

A escalada começa pela Santo Graal até a P1 e depois continua pela fissura de dedo da segunda enfiada até o platô. P2 em móvel da Santo Graal. Neste ponto, há uma virada de aresta que leva ao dorso do totem para buscar a fissura frontal que mais acima se junta com a fissura da Pote de Ouro até a P2, totalizando 45m de escalada.

A terceira enfiada sai pela direita buscando uma chapeleta para conectar com a fissura de dedo da Santo Graal. Assim que a fissura acabar, escala-se a fenda de mão da esquerda e em seguida a chaminé até a P3. 

A partir desta enfiada, a escalada segue pela Santo Graal até o cume.

A via pode ser escalada com uma corda de 70m. Material sugerido: 9 costuras; dois jogos de Camalot até o #3; um #4, alguns microfriends; e um jogo de nut.

 

Vídeo

Vídeo