Pesquisar
Close this search box.

Resumo da semana

FFA da Transatlântico (10a)

Neste post, falei sobre a primeira ascensão feminina da via Avalanche pela escaladora Janaina Basto. Nesta mesma postagem, em uma entrevista, ela falou que gostaria de aproveitar o embalo e tentar a variante Transatlântico (10a) que têm uma saída mais direta. 

E agora, no mês passado, a Jana realizou a 3a repetição da Transatlântico após trabalhá-la por alguns dias. Com isso, ela se torna a primeira escaladora capixaba a mandar uma 10a.

Jana na via Avalanche.

Calogi Fechamento

Semanas depois, fomos surpreendidos por uma notícia muito triste. Num belo dia, numa bela manhã, apareceu uma placa na entrada de Calogi informando que a área de escalada estava fechada.

Na verdade, nos bastidores, já estava se desenrolando um movimento por parte dos proprietários em querer fechar o local por conta da postura de alguns escaladores: pessoas mal-educadas, consumo de entorpecentes, uso de imagem não autorizada, entre outras.

Graças a uma boa relação com os proprietários, ainda temos um canal de conversa aberto e estamos conseguindo articular uma reabertura mais restritiva. Espero, em breve, trazer boas notícias, mas por hora o local segue fechado e peço que respeitem a vontade do proprietário!

As idas e vindas de Calogi já fazem parte da história do local. Não foi a primeira vez, nem deverá ser a última. Mas sempre me entristece profundamente quando isso acontece, pois os problemas sempre são recorrentes e se resume a uma palavra: comportamento! 

Esse é um problema generalizado que não se resume apenas ao Calogi, mas a vários picos de escalada no Brasil. Infelizmente eu não consigo ver uma luz no fim do túnel nessa questão, pois acredito que os princípios básicos de educação se moldam em casa, ainda crianças. Acho que você não consegue educar um adulto a dar “bom dia” quando se entra nas terras dos outros se não aprendeu isso em casa.

Face sul do Calogi

Guia de Pancas

Saiu hoje, um pequeno Guia de Escalada de Pancas, feito especialmente para o XIII Encontro Capixaba de Escalada que irá acontecer em duas semanas.

Desde o lançamento do livro Escalada Capixaba, em 2018, o quantitativo de vias em Pancas mais do que dobrou. Por isso achei importante fazer esse resgate e registro para mostrar o real potencial da região. Hoje, Pancas é a cidade com mais vias no Espírito Santo, com um total de 99 vias, entre esportivas e tradicionais. Além disso, é a cidade que mais recebe escaladores de fora do estado. Por outro lado, ironicamente, Pancas é a cidade menos frequentada por escaladores locais. Inclusive há muitos escaladores locais que nunca foram a Pancas. Outro dado interessante é que atualmente não há escalador ativo em Pancas. Por essas e outras, a Associação Capixaba de Escalada resolveu levar esse encontro para lá para resgatar um pouco o montanhismo na região. 

Entardecer em Pancas

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.