Em 20 anos de escalada, ainda não aprendi uma coisa: em dia de chuva, não se escala! Talvez, pelo fato de toda vez que saio para escalar em dia de chuva, role alguma coisa. Nem que seja uma bela de uma roubada. Até porque escalada sem roubada, não é escalada!
E hoje não foi muito diferente. Após 40 dias sem chuva na região metropolitana, finalmente a chuva deu o ar de sua graça por aqui, mas mesmo assim partimos eu, Sertã e Lissandro para a falésia do Elefante em Guarapari. Teorias, nós tínhamos aos monte durante a ida: ah, choveu pouco a noite; lá não choveu; a parede é negativa; nem molhou… Detalhe: durante todo o caminho o limpador de parabrisa trabalhando!
Tudo meio molhado, ou será meio seco?
Chegando lá, é claro que estava tudo molhado. Mas sempre fica uma tira de pedra semi-seca, ou semi-molhada, a depender do ponto de vista. Achamos a Ganepati, um 8a à bloc parcialmente seca e ficamos por ali mesmo. De quebra “achamos”uma outra tira seca e equipamos mais um oitavo à bloc, Indra, logo à direita da Ganepati.
Sertã equipando de chinelo o novo projeto. Até porque de sapatilha é mais difícil.
Vendo o Lissandro tentar deslocar o ombro na Ganepati.
Lissandro na mesma via, dessa vez sai da rede para fazer a foto. Ficou melhor! D600 + 20mm + Flash + Pocket Wizard.
No mais, aproveitei a umidade do local para fazer o croqui da falésia!
Esboço!
Croqui finalizado. Ainda não sei o nome de todas as vias, nem as graduações. Para baixar a versão em PDF, clique no link (2015.02.08_Elefante). Esta versão está desatualizada (28/04/2015), para ver uma versão mais recente, clique aqui!
Eu na Ganepati para relembrar a via e sentir o ombro fazer força. Foto: Sertã. Vocês viram que todos foram de vermelho, né? Já foram na maldade!
Leia mais no blog do Sertã!