Mistério das montanhas de Guardalupe

_DSC1010

A montanha de Guardalupe (El Capitan) ao entardecer. A foto do quadro era bem parecida com essa.

Há uns 15 anos, eu tinha no meu quarto um quadro de uma montanha escrito “Guardalupe Mountain”. Naquela época, a internet ainda não era tão difundida assim, então ficava sempre imaginando onde ficava aquela montanha. Como o nome era em espanhol, imaginava que fosse em algum lugar do México. Mas ainda havia outras perguntas sem resposta naquela foto enigmática. A montanha tinha a forma de uma “chapada” e ficava imaginando que rocha era aquela. E também se havia escalada naquela região. Suspeitava que a rocha era um calcário, mas não tinha muita certeza. Na base dessa chapada tinha outra camada de rocha delgada que chamava atenção. Essa camada era mais difícil de reconhecer e tinha vários palpites: arenito, calcário, conglomerado…

Com o passar dos anos, descobri que aquela montanha não ficava no México, mas sim nos Estados Unidos. Depois, a suspeita de que a chapada era de calcário também se confirmou. Mas ainda faltava saber o que era aquela camada de rocha delgada.

Em meados desse mês, o trabalho me levou exatamente para dentro daquele quadro enigmático. E durante 10 dias passei estudando toda a geologia da região e finalmente descobrir do que se tratava aquela camada misteriosa. Descobri que a camada misteriosa é super famosa e que inclusive tem até nome: Salt Flat Bench. E que sua origem está relacionada a um depósito arenoso de água profunda formado a aproximadamente 250 milhões de anos, quando toda a região era um grande golfo. Em bom geologuês, um depósito turbidítico aprisionado em mini-bacia depositado durante o Permiano.

E assim, quase 15 anos depois, todos os segredos daquele quadro misterioso foram resolvidos. Quer dizer, na geologia quando encontramos a resposta para uma pergunta, surgem outras 10 perguntas sem resposta….

Ah, sobre a escalada descobri que ali não há escalada porque a rocha é muito decomposta!

_DSC1044

Entardecer no Racho Willian, Guardalupe Mountain N.P.

_DSC1073

Happy Hour p

_DSC1081

Rancho Willian

_DSC1057

Sunset!

_DSC1122

Caverna de Carlsbad. Novo México.

_DSC0926

Texas style.

_DSC1058

Geólogo em mais um dia de trabalho.

_DSF7012

Bom dia em Van Horn (Texas). Parece que hoje vai ser quente.

_DSC1169

Salt Flat.

_DSC1052

Wind Moutain ao entardecer.

_DSC0937

Pé na estrada!

_DSC0971

Crepúsculo.

_DSC0901

Amanhecer em Van Horn.

_DSC1084

Fim do expediente!

_DSC1176

Tempestade à caminho.

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.