Pesquisar
Close this search box.

Primeira mini ventana de 2024

Demorou, mas chegou! Finalmente, em pleno final de maio entrou a primeira “mini ventana” no Espírito Santo para marcar o início da temporada das paredes por aqui. Na verdade, durante a semana entrou a primeira frente fria, mas como não coincidiu com o final de semana não pude aproveitá-la.

Nos últimos dias tenho trabalhado na atualização dos croquis de Pancas para o XIII Encontro Capixaba de Escalada que irá acontecer nos dias 16 e 17 de agosto, mais um evento organizado pela Associação Capixaba de Escalada.

Por isso, nada melhor do que começar a temporada dando um pulinho lá. Até porque passei a semana inteira só “aguando” nos croquis de lá.

Dentre tantas vias novas em Pancas, mais de 90, uma chamou minha atenção: via Plano Avesso, conquistada pelo Baldin e Tesourinho na Pedra do Jacaré em 2018 e graduada em 5o, VI, E2, D2, 260m.

A história dessa via é que depois da conquista, o croqui se perdeu e mais ninguém ficou sabendo da via. Nem os conquistadores se lembram da via…

Assim, aliei o útil ao agradável e resolvi entrar em solitária para pegar a ventana e de quebra fazer o croqui para o Encontro!

Como a previsão não estava ótima, calor no sábado e domingo de ventana com chuva à tarde, resolvi ir para Pancas no sábado a tarde e entrar na via nos primeiros raios de luz de domingo para pegar a sombra e terminar antes da chuva prometida.

Acordei às 5h e às 6h, após uma aproximação de 10 minutos, já estava na base da Pedra do Jacaré procurando o início da via. Achar o início não foi muito difícil, pois sabia que ficava à direita da via Paredão Equinox, que tem uma árvore na P1. Descobri que a via começa uns 5m à direita, na parte alta da pedra, no meio de um platô descaído com vegetação.

Parceiro silencioso!

A primeira vista, a parede me pareceu bem a plumo e com uma boa quantidade de proteções fixas. Já tinham me dito que a via era bem protegida.

A primeira enfiada foi um misto de ansiedade, sono e bagunça no gerenciamento de corda. Sem contar a falta de familiaridade com o granito de Pancas depois de quase um ano.

A segunda enfiada já fluiu mais e consegui engrenar rapidinho ao estilo Pancas. Essa enfiada tem bastante agarras, coisa rara por aqui; por isso, é bem divertida.

No início da segunda enfiada.

A terceira enfiada prometia ser o crux, só pela mudança na inclinação da pedra.

Sempre que escalo em solitária, uso o Silent Partner, mas ele tem algumas limitações, principalmente para costurar no veneno. Então quando a escalada é mais vertical e se há necessidade de costurar rápido, prefiro usar o Gri-gri modificado.

Assim, entrei na enfiada crux de Gri-gri para não me atrapalhar. O lance do crux é bem específico, mas não é nenhum bicho de sete cabeça. O lance é bem protegido e a leitura bem fácil.

Escalando e gerenciando no crux.

Para mim, o perrengue foi mais acima, chegando na parada. Como os conquistadores esticaram até o talo a corda, não consegui chegar na parada. Em geral, quando há lances difíceis ou perigo real de queda em fator de queda, uso um dissipador de energia para minimizar o impacto em caso de queda. O lado ruim é que esse sistema consome um pouco mais de corda na montagem e foi justamente esses metrinhos que fizeram falta no final.

Não fiz como a Catherine Destivelle que num filme famoso se desencorda quando a corda acaba e sai solando. Fui mais comedido e estabeleci uma parada na última chapa antes da parada.

Dali para cima e escalada segue bem tranquila. Só uma burocracia para fazer o cume. No final, várias vias meio que convergem num ponto comum e pode causar um pouco de confusão porque começa aparecer chapeleta para todos os lados. Eu mesmo acabei finalizando pela Paredão Equinox para depois descobrir que a linha da via seguia pela direita.

Rapelando!

Em linhas gerais, a via é muito boa. O fato de agora ter um croqui e a via ser bem protegida deverá atrair mais pessoas. Assim espero!

Fiquem com o croqui da via e desde já estendo o convite para entrar na via! Parabéns aos conquistadores, bela linha!

Ah, a tarde, o tempo virou em Pancas e choveu! A previsão acertou direitinho!

Comentários

Uma resposta em “Primeira mini ventana de 2024”

Boooooa Japa!!!
Tô tentando arrumar amigos pra vc.
Mas está muito difícil.
Vai ser mais fácil eu me recuperar da cirurgia!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.