O que aconteceu de relevante em 2024? Chegou a hora de fazer aquela retrospectiva dos fatos mais importantes no cenário Capixaba.
No universo tradicional, foram conquistadas apenas 15 vias neste ano, com destaque para a conquista da via Carpinteiros do Universo na Pedra do Cabrito em Castelo pelos escaladores paranaenses Ed Padilha, Valdesir, Wilian Lacerda e Javier, que estabeleceram a 2ª maior via do estado (veja tabela abaixo).

Lista das maiores vias do Espírito Santo.
[table id=65 /]Lista das vias tradicionais conquistadas em 2024.
[table id=64 /]Nas esportivas, foram apenas 14 novas vias, todas em setores já bem consagrados.
[table id=66 /]
De ascensões relevantes, tivemos a primeira ascensão feminina da via Avalanche (9c) pela escaladora Janaina Basto que também mandou a a variante Transatlântico (10a).

Por outro lado, tivemos o fechamento parcial do pico Calogi em meados de 2024. Após intensa negociação com os proprietários, o acesso voltou a ser parcialmente estabelecido. Agora, para escalar no pico, é preciso estar acompanhado de uma pessoa responsável, autorizada pelo proprietário, passar na sede da propriedade e solicitar a chave da porteira. Tudo isso aconteceu em virtude do comportamento de algumas pessoas que deixou o proprietário bastante insatisfeito e levou a essa medida.
No cenário indoor, tivemos, em maio, a primeira copa boulder organizada pelo ginásio Toca que contou com a participação de escaladores locais e de fora do estado. Já em dezembro, aconteceu a segunda edição do evento, igualmente na Toca.

Em termos de eventos, tivemos a super tradicional Abertura da Temporada de Escalada em Castelo, evento organizado pela Associação Capixaba de Escalada.












E em agosto, tivemos o retorno do Encontro de Escalada que voltou a acontecer em Pancas após 12 anos.























Já em dezembro, aconteceu no Morro do Moreno, em Vila Velha, mais uma edição da ação Dia da Montanha Limpa, evento organizada pela Associação Capixaba de Escalada, onde foram recolhidos lixos e removidos as pichações na trilha de acesso aos setores de escalada.
Falando em Morro do Moreno, o croqui do pico foi totalmente reformulado no site. Clique aqui para dar uma olhada!

Para ler a retrospectiva de 2023, clique aqui!