Setor Arapuca

Para quem vê o Calogi de frente, uma parede à direita sempre chama a atenção pela imponência e cor alaranjada. Uns 13 anos atrás, passei na base e achei muito lisa, sem potencial para novas vias.

Tempos atrás o Alequinho passou por lá e achou que poderiam sair algumas vias de 10o grau.

Mais recentemente o Felipe e a Jana também passaram por lá e viram que mais para direita, na parte escura, a parede poderia receber algumas vias mais fáceis.

No mês passado, Chuck e eu abrimos uma variante ali perto, na Arapuca. Aproveitando que estávamos por lá, fomos dar uma olhada no setor novamente. De fato, o lado direito parecia muito mais promissor do que o lado esquerdo alaranjado.

Fiquei na dúvida sobre desenvolver esse setor, pois a maioria do pessoal que vai para o Calogi não passa do Totem. O Setor Excluído é praticamente um setor esquecido e o Vale Perdido anda bem abandonado nos últimos tempos. E esse setor novo fica mais longe e com uma aproximação bem marota. Sempre que vou lá me perco na volta…

Como o verão é um período propício para desenvolver novas áreas esportivas, já que não tem como fazer parede nesse calor, resolvi iniciar a investida nesse setor ermo com a Jana e o Felipe.

Iniciando os trabalhos. Foto: Jana

Após duas investidas equipamos 8 vias, duas mistas e 6 fixas. Dessas, apenas duas foram encadenadas e o resto segue como projeto, mas todas são bem factíveis. Em algumas, chegamos a isolar todas passadas. 

Com isso meio que finalizamos o lado direito do setor. Agora o desenvolvimento segue para esquerda em direção à parede laranja. Devido à complexidade desse lado, imagino que o ritmo do trabalho caia um pouco. Até então conseguíamos acessar o topo pelo lado, mas agora ficará mais difícil e trabalhoso acessar o topo.

Jana trabalhando a via “Árvore Proibida” (8a).

O setor tem se mostrado uma grata surpresa. Vias curtas, mas bem estéticas e diversificadas. A opção de poder escalar em móvel também é um charme. Se o pessoal deixar a preguiça de lado, garanto que encontrão bons projetos para o verão!

Felipe isolando um projeto hard sem nome, via #4 no croqui.

Por hora, devemos fazer um pequeno recesso de final de ano, mas em 2024, com certeza, voltaremos para dar continuidade aos trabalhos e quando chegar a temporada cair dentro com força total nos projetos!

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.