Cartagena das Índias

_DSC2172

Pôr-do-sol em Cartagena visto do Café del Mar. 

Essa semana, o trabalho me levou para Cartagena das Índias, na Colômbia. Um lugar que, até então, nem sabia da existência na geografia.

Para quem, como eu, faltou (ou dormiu) à aula de história da colonização espanhola nas Américas, Cartagena das Índias foi fundada pelos espanhóis em 1533 e ocupou uma posição estratégica como um importante entreposto comercial na história da expansão dos espanhóis pela América.

_DSC2215

Pelas ruas…

Pela sua localização privilegiada, a cidade foi visada tanto pelos ingleses quanto pelos  franceses que tentaram, em vão, conquistar a cidade do domínio espanhol. E ainda por cima, pelo fato de a cidade centralizar as riquezas conquistadas nas Américas, Cartagena também foi alvo de inúmeros ataques dos piratas. Em vista disto, a cidade de Cartagena foi totalmente murada e fortificada pelos espanhóis. E tais construções ainda se encontram muito bem preservadas e limitam atualmente a parte histórica da cidade.

_DSC2208

Igreja de Santa Catalina.

O grande charme de Cartagena está nesta parte histórica da cidade, onde os casarões, igrejas, bóvedas e praças de arquitetura colonial se fundem com a cultura do povo afro-latino, criando uma mistura única.

_DSC2288

Apresentação folclórica no centro da cidade. 

E o grande barato da cidade é sair caminhando sem rumo pelas ruas respirando essa mistura de cores, formas e cheiros. Sem pressa e compromisso e  se surpreender a cada esquina com a cidade.

Em alguns pontos, Cartagena me fez lembrar um pouco a parte histórica de Salvador (BA). Talvez pelo fato de Cartagena também ter sido um entreposto comercial de escravos.

_DSC2223

“Gertrudes”, uma obra de Fernando Botero na Praça Santo Domingo.

_DSC2231

Pelos corredores escuros e sombrios do Castelo de San Felipe.

_DSC2469

Vendedora de frutas frescas.

_DSC2251

Cena noturna de Cartagena junto ao muro que cerca a cidade antiga.

_DSC2272

Vendedora de frutas frescas.

Se você curte Salvador, vai amar Cartagena! Enjoy!!!!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.