Apeninos do Brasil

A falésia de Apeninos pode não ter as vias mais lindas do estado, nem as mais difíceis, e nem chegar aos pés de Calogi em termos de qualidade de via. Mas para mim é um lugar especial porque foi aqui que tudo começou. Foi aqui que a “febre” da escalada nasceu. Por isso, sempre que eu volto lá,  é muito legal porque revivo um pouco essa história e vejo como as coisas mudaram nos últimos anos, assim como mudou a minha percepção da escalada.

_DSC2136

Essa foto já circulou nas redes sociais, mas sempre vale a pena fazer o registro! Afinal de conta, está virando atração turística entre os escaladores dar uma parada na placa. Não sei se é a primeira, mas é provavelmente a única placa oficial indicando uma área de escalada no estado (ES).

Apeninos sempre foi sinônimo de escalada e muita conquista. Foram poucas as vezes que fomos somente para escalar. E desse vez não poderia ser diferente. A diferença é que dessa vez, a nova geração do esporte começou a botar a mão na massa e a fazer o trabalhar bruto. E assim nasceu a via Girino, um provável 7o equipado pelo Pedro Graveto e supervisionado pelos “velhos”.

_DSC2150

Assim é a vida, uns trabalham, outros ficam na rede com as pernas para cima e outros tiram foto para fazer de conta que está ajudando. Pedro “Sherpa” Pires equipando a primeira via, Girino no Setor Perereco, Apeninos.

Aproveitando o sol forte e o calor trincante, eu e o DuNada demos o ponta pé inicial na via que pretende cortar o totem pela face frontal até o cume. É um antigo projeto que sempre postergamos, mas finalmente demos um start. A primeira enfiada é pela Castelo Ra-Tim-Bum e depois faz um link até um platô. E depois, segue mais uns 25m em móvel (2 chapas) até uma grande árvore. Essa seção em móvel é absolutamente surreal para os padrões daqui, pois passa por uma seção negativa e depois pega uns 8m de fenda frontal (mão para dedo) para finalizar numa travessia em abaulados.

Como o dia estava um pouco quente, resolvemos descer dali mesmo e dar continuidade num outro dia. Quem sabe, num dia mais agradável…

2013.09.02_apeninos_dir

Croqui atualizado de Apeninos (lado direito). A nova via é a 29 e o projeto do totem, a 30. Para ver o croqui completo, clique aqui!

Lembranças aos escaladores que participaram desse dia: Pedro, DuNada, Diandra e Tafarel (escalador local de Castelo).

_DSC2146

Via equipada com chapeleta nacional e recursos da ACE. Todos os sócios mensalistas (em dia) podem usar o material de conquista (chapeletas e chumbadores) da associação para abrir novas vias no estado.

É o seu dinheiro em prol do esporte!

_DSC2132

Momento bullying! Nosso Sherpa Pedro “Graveto” carregando a mochila dos velhos. Pense numa mochila pesada! Graveto, enverga mas não quebra!

Boa semana a todos!

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.