Neste final de semana tive a oportunidade de conhecer um clássico do montanhismo capixaba e brasileiro, Os Cinco Pontões.
Da série, 15 imagens falam mais do que 1000 palavras!
Afeto no highline entre o Pontão Maior e o 2o Pontão.
Os Cinco Pontões. Da esquerda para direita: Foca, Filhote, Língua de Boi, Pontão Rachado e o Pontão Maior.
Via ferrata da discórdia… Esta linha foi estabelecida de forma indiscriminada por cima da via original de 1960 que dá acesso ao cume do Pontão Maior. Também é importante salientar que a mesma não oferece a menor segurança. Cabo de aço fora de especificação, grampos mal batidos, borboletas de fixação fora de padrão e degraus mal batidos.
Porko guiando a última enfiada da 17 de Julho. Rumo ao cume! Via aberta na década de 70 por Jean Pierre e CIA. 60m de via em duas enfiadas com apenas 2 grampos (um perto do outro…) + parada.
Cume do 17 de Julho visto do Pontão Maior.
Grampo Stubai de 1/4 pol. no cume do 17 de Julho. Não sei se a gente sente alívio ou pavor ao ver um desses na parede. Alívio por finalmente achar um grampo na via. E pavor por saber que não vai segurar uma eventual queda grande.
“Zud” e “Biz” no cume ao lado do 17 de Julho (Pontão Casa Grande) com o Pontão Maior ao fundo. Escalada mega exposta e exigente (E4?) protegida com um grampo na base, um Stubai de 1/4 no meio e vários cristais suspeitos.
Bivak no cume do 2o Pontão, com direito a comida vencida e tudo mais.
Amanhecer nos pontões.
Afeto no highline com o Pontão Maior ao fundo escondido na névoa.
Orquídea no cume do 2o Pontão.
Afeto guiando a via de acesso ao 2o pontão com a cangalha ao fundo e o abismo de 400m escondido na névoa para aliviar o psicológico. Via de sexto grau com 3 proteções em 30m.
No domingo à tarde, ainda rolou pequeno workshop de slackline com a comunidade local no sítio Recanto da Pedra.
O novato!
O expert!
Agradecimento a toda galera que esteve presente neste final de semana especial nos Cinco Pontões, em especial à família Recanto da Pedra pela hospitalidade. Gratidão!
Boa semana a todos!
Uma resposta em “Cinco Pontões, escalada e highline”
[…] do primeiro highline nos Cinco Pontões Capixabas pelos escaladores Afeto, Gustavo Fonte e […]