Nova Venécia

Pedra do Dedo

Alt. 400m

Atualizado em: 30/05/2022

Tradicional

Saindo de Vitória tome a BR-101 em direção ao Norte do Estado até João Neiva e depois siga em direção a Nova Venécia passando por Colatina e São Gabriel da Palha.

Faltando 12km para Nova Venécia, no trevo, siga em direção a Barra de São Francisco e Guararema.

Siga pela rodovia até a localidade de Cristalina e entre à direita, saindo da rodovia. Siga mais 2km em estrada de chão e entre à direita na porteira. Continue pela estrada passando por mais algumas porteiras por mais 1,7km e então vire à esquerda numa propriedade particular. Solicite passagem na casa e siga pela estrada até o colo da montanha. A depender das condições da estrada, será necessário deixar o carro na sede da propriedade e seguir caminhando.

O acesso à base é pelo pasto buscando a chaminé da face nordeste. No lado sudoeste a chaminé é fechada. A entrada da chaminé está junto à cerca que encosta na pedra.

Mapa
4/5

Chaminé dos Vinte Mil

5o, VI, E4, D3, 200m

Data da conquista

20/01/1965

Conquistarores

Cláudio Vieira, Etzel Von Stockert, Giuseppe Pellegrini e José Luiz Barbosa

Equipos

2 cordas de 60m; fitas, 2 costuras e joelheira e móvel (1x #.3-#3).

Croqui

1a enfiada – Chaminé média com um grampo original de 1/2 a 15m do chão e a parada a 30m. Parada dupla com uma placa da época da conquista. Móvel opcional. Atenção com as lacas!

2a enfiada- Repetição da 1a enfiada. Um grampo mais a parada e móvel opcional. Cuidado com as lacas! 30m.

3a enfiada – Chaminé média sem grampo, somente uma parada que fica num platô onde é possível ver o outro lado da pedra. Parada com 2 grampos não originais.

4a enfiada – Chaminé média que vai se estreitando. 30m, sem grampo intermediário. Parada dupla, original mais nova. A parada está acima da P3 na face menos vertical. Parada desconfortável e apertada.

5a enfiada – Enfiada longa e cansativa de 50m em chaminé estreita com um grampo a uns 20m (original) na face negativa. Está acima da parada, um pouco à esquerda (nordeste). Depois segue em leve diagonal até um grande bloco entalado onde está a parada logo acima.

6a enfiada – Uma chaminé média leva a um platô. Depois um trepa bloco leva ao colo da montanha. Caminhe pelo colo em direção ao outro lado até uma grande árvore seca. Suba pela face em agarras e macambiras até o cume. 40m.

Descida – No cume há um grampo de inox que leva diretamente até a P5. 30m. Da P5 até a P4, um rapel de 50m. Depois, dois rapéis de 30m até a P2 e da P2 até o chão, um rapel de 60m.

Vídeo