Five Ten Anasazi Pink – Avaliação

^ Foto: Roni Andres.

Antes de mais nada, não sou patrocinado nem apoiado pela Five Ten (quem me dera…). Também não estou recebendo um centavo para escrever sobre a sapatilha (quem me dera 2x).

Histórico

A sapatilha Anasazi Lace-Up, “irmã” da Anasazi Velcro,  é uma sapatilha icônica da fabricante americana Five Ten. Essa sapatilha entrou no mercado em meados dos anos noventa e rapidamente se tornou a “queridinha” da galera. Quem não lembra do J. B. Tribout massacrando as vias com a “rosinha” nos pés?

Mas a relação da Anasazi Lace-Up com os usuários nunca foi uma unanimidade, principalmente por causa do calcanhar, seu grande “calcanhar de Aquiles”. Algumas pessoas amavam de coração e outras odiavam com todas as forças. O fato é que ela deixava muito espaço vazio no calcanhar, o que a tornava extremamente desconfortável na hora de fazer um heel-hook.

Com o passar dos anos, a Anasazi Lace-Up foi descontinuada e posteriormente foi “substituída” pelo Blanco e o Verde, numa tentativa de emplacar novamente o modelo. Tanto o Blanco quanto a Verde receberam um calcanhar novo, mas mantiveram o formato mais flat no bico. Numa época em que os bicos agressivos eram a moda do momento, o bico flat não teve muita aceitação e acabou caindo um pouco no esquecimento.

A diferença entre o Blanco e o Verde está basicamente no tipo de sola. A Blanco vem com a clássica sola Stealth C4, enquanto que o Verde com a “nova” Onyxx. Há quem diga que o Verde seja menos rígido que o Blanco, mas isso eu não sei.

O tempo passou e, no ano passado, a Five Ten resolveu repaginar novamente o clássico para ver se emplacava novamente. E assim surgiu a Anasazi Pink!

Mais uma vez mexeram no “tendão de Aquiles”, o calcanhar, e mantiveram o bico flat, numa tentativa clara de melhorar o calcanhar que ainda teimava em não ficar 100%.

_DSF3479

Five Ten Anasazi Blanco em ação nos granitos do Espírito Santo. Foto: Caio Afeto.

Review

Sou usuário de carteirinha da Five Ten. Tive, e ainda tenho, uma Anasazi Velcro para treino e escalada em calcário, além da icônica Anasazi Lace Up. Após o fim da Lace Up, migrei para o Blanco e mais recentemente para a Pink.

Antes de mais nada, preciso falar que o meu pé é do tipo mais largo e alto com calcanhar mais volumoso. Costumo calçar tênis 39-40 (BRA) e uso sapatilha número UK 7. Embora já tenha usado UK 6 1/2 e UK 8 também.

Sobre o calcanhar novo da Pink, posso dizer que é totalmente diferente do Blanco. Enquanto que no Blanco o calcanhar fica mais na pressão e machuca mais, na Pink o calcanhar é menos na pressão e mais no encaixe. Arrisco a dizer que se você usa um Blanco UK 7, pode calçar tranquilamente um UK 6 1/2 sem problemas, pois o calcanhar não irá incomodar.

_DSF5228

Sapatilha sendo testado numa via de 800m em Itaguaçu (ES).

De fato, o calcanhar melhorou muito em relação ao Blanco, só o fato de não machucar a base do tendão de Aquiles é muito bom, mas por outro lado, não sinto 100% de confiança. Não é como o calcanhar da La Sportiva Solution.

Quanto ao bico flat, gosto muito desse shape, principalmente porque não escalo vias muito negativas. Oitenta porcento das minhas escaladas são em placas de granito e nesse tipo de terreno o bico flat vai muito bem obrigado. Às vezes, queria que a sola fosse um pouco mais rígida, principalmente em placa vertical para que pudesse dar mais sustentação, coisa que a La Sportiva Miura faz muito bem. Diz a lenda que a nova Five Ten Verdon é assim.

Uma coisa que achei muito fraco nesse modelo é o cadarço da sapatilha. Nos dois pares que eu tenho, os cadarços foram para o espaço com menos de 6 meses de uso. Acho que usaram um cadarço “vagava” que não aguenta bem o atrito. Como gosto de usar a sapatilha bem apertada acabou rasgando a capa do cadarço com poucos meses de uso.

Quanto a qualidade da sola, não tem muito que falar. A sola C4 é uma sola consagrada que tem fama de grudar em qualquer tipo de rocha. A desvantagem dessa sola é que gasta com maior rapidez, por isso tento usar a sapatilha somente em ocasiões especiais a fim de poupar ao máximo a borracha.

Em termos de conforto, com o novo calcanhar, a sapatilha ficou muito confortável. Inclusive tenho usado ela para fazer vias longas sem problemas. Vale lembrar que a sapatilha, com o uso, tende a folgar pelo menos 1/2 número.

_DSF6969

Encarando o granito liso de Yosemite!

Infelizmente a Five Ten Brasil não tem à venda esse modelo, apenas o Blanco e o Verde. Quanto a serviço de ressola, o Belezinha trabalha com maestria usando sola C4.

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.