Novidades de Soído

No último domingo, Alexandra, Alequinho e eu voltamos à Parede de Soído para continuar os trabalhos de desenvolvimento do setor.

Nesse dia, o Alequinho realizou a primeira ascensão, à flash, da via “300” que eu tinha conquistada na última investida. A via é uma variante da “Exército de um homem só” (8b) que compartilha a saída em móvel, segue à esquerda, novamente em móvel, e depois em fixa até a parada. A princípio era para ser mais fácil que a “Exército”, mas no fim sugerimos 9a para via. Com isso, segundo uma planilha que eu tenho de todas as vias do estado, a “300” é a via mista mais difícil do Espírito Santo.

Alexandra trabalhando a via “Exército de um homem só”(8b).

Nesse mesmo dia, ainda reforçamos algumas agarras das vias “Ronin” e “Princípio da Sabedoria”. E mais para o final do dia, conquistei um belo diedro de uns 15m chamado “Trabalho de Formiga”.

A via, por passar numa calha d’água, tem muita rocha decomposta, por isso tive que fazer um intenso trabalho de limpeza. Durante a conquista bati 4 chapas, mais a parada, mas na descida, enquanto ia limpando a pedra acabei “criando” novas fendas, o que permitiu remover uma das proteções fixas. Talvez, após uma segunda limpeza, seja possível remover outra proteção deixando a via mais limpa. Quanto ao grau, com base nos parâmetros usados em Indian Creek para esse tipo de escalada, diria que essa via seja um 5.11, algo como um 7o. Aquele 7o com cara de oitavo…

Segue o croqui atualizado do setor:

E o vídeo de sempre:

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.