Berço da escalada gaúcha, o Pico do Itacolomi foi por muitos anos o principal campo-escola de várias gerações de escaladores. Atualmente, o local ainda é um dos points preferidos de muitos escaladores devido à qualidade de suas vias e pelo seu valor histórico. Por outro lado, infelizmente o Itacolomi está abandonado, problemas ecológicos e sócio-culturais ameaçam esta “pequena pedra”.
Automóvel: Localizado no município de Gravataí, o Itacolomi está na altura da Parada 83 da RS-020 que liga Porto Alebre a Taquara. Há duas possibilidades de acesso ao local. A primeira por uma estrada vicinal pela Parada 83 e o outro, mais fácil, pela Parada 83a.
De ônibus: Em Porto Alegre, os ônibus saem do terminal que se encontra em frente ao terminal Rui Barbosa. A empresa responsável por esta linha é a Empresa Citral que faz a linha POA – Morungava. A peregrinação dura 1h30.
Outono. No verão os marimbondos estão a mil! Na primavera o tempo fica bem chuvoso e no inverno o frio pega. Vale lembrar que o Pico do Itacolomi fica num ponto alto, por isso venta bastante no inverno.
Varia de acordo com o horário. O ideal é ir "girando" a pedra de acordo com as condições.
Arenito
As vias antigas estão protegidas com grampos. Mais recentemente, as vias mais frequentadas foram regrampeadas.
Uma corda de 40m e 10 costuras.
Não é recomendável acampar na região.
Atenção alérgicos! Algumas vias ficam com marimbondos.
Copyright © 2007-2024. naokiarima.com.br. Todos os direitos reservados.