Salta

Nos últimos dias, o trabalho me levou à cidade de Salta, na região norte da Argentina para um treinamento em geologia.

Trabalho de campo.

Entre uma saída de campo e as intermináveis aulas que avançavam noite à dentro consegui dar algumas escapadas para conhecer um pouco essa cidade que sempre ouvia falar, mas que ainda não a conhecia.

Como bom turista dei um rolé clássico pela praça central da cidade (Plaza 9 de Julio) onde tudo acontece. Inclusive é nessa praça que fica o famoso Museu de Arqueologia de Alta Montanha (MAAM), onde estão “los niños de Llullaillaco”. São três crianças “mumificadas” que foram oferecidas aos Deuses no cume do vulcão Llullaillaco (6700m) a 500 anos atrás e que em 1999 os corpos foram descobertos, exumados e levados para este museu. Naturalmente não tenho nenhuma fotos das crianças porque é proibido fotografar, mas nesse link há algumas fotos.

Pessoalmente achei a exposição bem forte. Afinal de conta, você fica a menos de 1m de um corpo que foi sacrificado e preservado em perfeitas condições. Aliás, dizer que essas crianças estão mumificadas é uma inverdade, na verdade elas estão congeladas. Tanto é que os detalhes dos corpos estão perfeitamente preservados. A impressão que se tem é que a qualquer momento ela vai levantar a cabeça e olhar para você. Talvez por isso e pelo fato de serem crianças cause tanto impacto. Além disso, para mim aquilo é um pouco ofensivo contra a cultura dos nativos. Exumar corpos do alto da montanha e levá-los  para serem expostos é no mínimo uma espécie de blasfêmia.

 

Além disso, dei uma esticada até o Mercado Municipal San Miguel para conhecer melhor a cultura local. Esses mercados são sempre um bom lugar para fotografar e descobrir o lado menos conhecido da cidade.

Para deixar tudo mais dramático, basicamente todos os dias chovia um pouco no final do dia. Para quem quer fotografar isso é um problema, pois chuva e pouca luz são os inimigos para o equipamento, mas no fim consegui algumas fotos legais. De todas que fiz, a foto do gato esperando um pedaço de carne num açougue sinistro foi a que mais me apeteceu. Consegui tirar 3 fotos antes de o açougueiro perceber a minha presença e o gato levantar e desconstruir o enquadramento. A primeira foi uma foto no susto, a segunda errei o foco e a terceira foi essa.

Gato no açougue.

 

Todas as fotos foram tiradas com a minha Fuji X100f e processadas no Lightroom usando em sua grande maioria a simulação de filme Monocrom e Classic Chormo.

Salta é uma cidade que vale voltar mais uma vez, mas dessa vez como turista e não como aluno. Há todo do lado oriental da cordilheira dos Andres a ser explorado, além disso ali perto fica a famosa zona de escalada Tugzle.

TAGS:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu