Domingos Martins

Soído

Alt. 900m

Atualizado em: 17/04/2022

Esportivo

Como chegar

Saindo de Vitória siga em direção ao sul do Estado pela BR-101 e depois tome a BR-262 até a trevo de acesso a Domingos Martins. Continue pela BR-262 por mais 3,5km até a próxima saída à direita asfaltada. Nesse ponto há uma parada de ônibus e uma placa de animais na pista. Siga sempre pelo asfalto passando pelo SESC até a localidade de Soido. Siga pelo asfalto até a igreja de Santa Ursula, onde o asfalto acaba e segue pela estrada de chão. A partir deste ponto são mais 5km de estrada de chão em direção à pedra. É recomendado colocar o destino no GPS para orientação, pois há muitas bifurcações. Uma vez na base da pedra, estacione o carro sem atrapalhar o trânsito, e procure uma estrada que desce passando por uma ponte de madeira e leva a uma plantação de banana que fica aos pés da Gruta. A caminhada leva aproximadamente 10 minutos. Para chegar na Parede de Soído, deixe o carro na propriedade e siga caminhando em direção à pedra. Oriente-se pela mapa. Não tente caminhar de uma parede à outra por dentro da mata! Roubada!

Mapa

O complexo de Soído foi descoberto em 2022 pelo escalador Arthur Tenório e compreende dois setores de escalada: A Gruta onde foram conquistadas as primeiras vias; e a Parede que fica à esquerda da Gruta, onde ficam as vias mais longas.

Sol/sombra

Gruta: face sul com um teto que protege as vias da chuva. Parede: face leste, sombra à tarde.

Rocha

Gnaisse

Equipo

Uma corda de 60m, lona, 15 costuras e capacete. Na Parede de Soído, algumas vias necessitam de porteção móvel.

Croqui

"Exército de um Homem só (8b)

Anexo Soído

Esse setor encontra-se antes do setor principal de Soído e conta com apenas uma via mista. Vide mapa.

Data: 16/04/2022

Conquistadores: Eric Penedo e Naoki Arima

Equipo para repetição: um jogo de Camalot #.3-#5 e 3 costuras.

Descida: rapel com uma corda de 70m.

logo_ace
Parte do material utilizado nesta conquista foi subsidiado pela Associação Capixaba de Escalada que disponibiliza aos sócios proteções fixas para conquista.
bonier-logo