Serra

Pedra Recanto do Mestre

Alt. 200m

Atualizado em: 20/04/2022

Tradicional

Saindo de Vitória tome a BR-101 em direção ao Norte do Estado até a cidade de Serra. Tome a segunda entrada que leva ao centro passando por cima da BR-101 pelo viaduto. Depois siga as indicações para o Clube de Golfe e depois Circuito Guaranhuns. Estacione o carro no Sítio Restaurante Recanto do Mestre Álvaro. O dono é o Sr. Gil.

Siga caminhando pela estrada/trilha que leva ao cume do Mestre Álvaro passando pelas Três Marias. No meio da subida, vire à esquerda na porteira. Siga pelo pasto em direção à pedra pelo lado esquerdo e quando estiver quase na mata, passe à direita da vertente antes de entrar na mata. Na mata, siga reto para cima até encontrar um grande bloco antes do costão. Contorne pela direita e suba o costão pela direita até chegar no primeiro platô com mato. Siga para esquerda em direção à base do grande teto. O início da via fica abaixo do teto. Na saída há um diedro com fenda e logo acima um platô com árvore. Não confundir com o grande diedro em oposição que fica mais à esquerda.

Mapa

A Pedra do Recanto conta com duas vias tradicionais: Recanto do Mestre (fixa) e Ilusão de Óptica.

4/5

Ilusão de Óptica

4o, VI, E3, D1, 170m

Data da conquista

15/11/2021

Conquistarores

Eric Penedo, Naoki Arima

Equipos

2x corda de 60m; 2x Camalot #.1-#4; 1x #.75 e #5; fitas longas; e 5 costuras.

Croqui

1a enfiada – Logo na saída da via há um lance de boulder para dominar um platô. O lance é protegido em móvel e depois numa árvore. Um esticão leva à base do teto, seguido de uma travessia à esquerda. Após a chapa surge uma segunda fenda à direita. A parada móvel fica nesse ponto. Camalot #1-#5 sendo #4 repetido. Parada: #.75 a #2.

2a enfiada – Enfiada curta que segue pela fenda de mão à direita. A parada fixa está logo depois da árvore num platô confortável. Camalot #2 – #4.

3a enfiada – A escalada segue em diagonal à direita pelo platô até chegar na 1a chapa, onde a via segue à esquerda. Após a 5a proteção, a via segue à esquerda até um platô.

4a enfiada – A escalada segue reto para cima protegendo em duas chapas. Depois da proteção natural, a via tende à esquerda em leve diagonal até a parada fixa.

5a enfiada – Escalada fácil contornando a árvore pela esquerda até chegar no headwall final. Duas chapas protegem o lance final e depois a parada no platô.

Compartilha o livro de cume da via Recanto do Mestre.

Descida: rapel com 2 cordas até a P3. Depois, 2 rapeis de 30m até a base.