Retrospectiva ES – 2013

O ano de 2013 foi um ano incrível para a escalada capixaba. Com certeza foi um ano intenso com muitas conquistas e realizações para todos nós.

Então, está na hora de reviver o que de mais importante aconteceu no ES em termos de escalada!

Janeiro

_DSC0512

Felipe Alves no crux da via Avalanche (9c).

Fevereiro

Todo mundo caiu na farra…

Março

  • Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, aconteceu no muro da ACE a “Invasão Feminina no Muro da ACE“.
  • Primeira ascensão feminina de um 8a (BRA) pela escaladora Diandra Pitella ao mandar a via Expresso da Meia Noite em Calogi.

_DSC5461

Diandra Pitella trabalhando a via Linha Final (8b).

Abril

  • Conquista da via Infinita Highway em Calogi, a terceira via tradicional do pico, com 160m de extensão, e dificuldade na casa do 8a (BRA). A via foi conquistada pelos escaladores Afeto, DuNada e Naoki.

_DSC9331

Afeto conquistando na via Infinita Highway, Calogi.

Maio

furlan

Camping Furlan durante a abertura de temporada.
  • O escalador mineiro Felipe Alvares, o Kabeça, e sua trupe deram uma passada rápida pelo estado e passaram o rodo nas vias do estado. Destaque para a 4a ascensão da via Avalanche (9c), 3a repetição da Maria Fumaça (9b), 1a repetição da Trem Bala (9b) e a 3a ascensão da via Café Amargo (8c).
 
Kabeça na via Avalanche (9c), Calogi.

_DSC3386

Maurício PA na 2a enfiada da via durante a 1a repetição da via.

Junho

Todo mundo foi para o Cipó…

Julho

_DSC1777

Afeto fazendo a travessia nos Cinco Pontões.

Agosto

  • A 7a edição do tradicional Encontro Capixaba de Escalada aconteceu em Viana. Mesmo sob muita chuva, a galera compareceu para prestigiar o evento.
  • Repetição da via “Nada é o que parece ser” (800m)  – Itaguaçu, em incríveis 3h30 pelos escaladores Ary Neto  e Tiago Reis (RN).
  • Workshop de escalada no Muro da Associação de Capixaba ministrado por Naoki Arima com o tema: a escalada indoor como uma ferramenta para melhorar a sua escalada na rocha.
  • Conquista da via Pais e Filhos (380m) em Itarana pelos escaladores DuNada, Fábio Chuck Nóia, Zudivan e Naoki.

_DSC2092

DuNada guiando a 2a enfiada da via.
  • FA da via Transatlântico (Calogi) pelo escalador Felipe Alves, estabelecendo o primeiro 10a do estado.
  • Conquista de três picos virgens (O Obelisco, O Pico Preto e o Pico do Vigia) na Ilha da Trindade pelos escaladores Sandro Souza, André Ilha e Miguel Freitas.

Setembro

  • Conquista da via Batata Quente na Pedra de São Cistóvão, Castelo. Uma via tradicional curta para os padrões locais, mas com um elevado grau de exigência devido à falta de agarras. A via tem aproximadamente 150m, o grau médio sugerido é 7o grau e foi conquistado pelos escaladores, DuNada, Naoki, Maurício PA e Zé Márcio.

_DSC2581

Zé Márcio na travessia da 4a enfiada da via Batata Quente.

Outubro

  • Conquista da via Parafuso a menos, Pedra Linda em Praça 8, Itarana. Considerada a menina dos olhos de muitos escaladores, essa via transcorre pela aresta sul da Pedra, totalizando aproximadamente 190m de via. A via foi conquistada pelo trio parada dura, Afeto, DuNada e Naoki.

_DSC2689

Pedra Linda, Praça Oito, Itarana.
  • Desenvolvimento de um novo setor de escalada esportiva em Guarapari, litoral sul, na localidade de Amarelos. O point foi descoberto pelos escaladores Poul Soares e Antonia Van de Koken e atualmente conta com 6 vias, além de alguns projetos.
  • Conquista da via Eu sou a lenda em Praça 8, Itarana, pelos escaladores Afeto, DuNada Zé Márcio e Naoki. A via tem aproximadamente 180m e é considerada como uma das vias mais estéticas da região.

_DSC3068

Zé Márcio conquistando a fenda da via “Eu sou a lenda”.
  • O curta “Amigo imaginário“, que narra a primeira conquista feminina no ES, de Osvaldo Baldim, leva três prêmios (Melhor filme nacional, melhor filme voto popular e melhor filme juri popular) no Rio Moutain Festival.
  • Conquista da via “Dedo Duro” na Pedra do Dedo em Castelo pelos escaladores Zé Márcio, Sandro Souza, Xerxes, Maurício PA, e Porko.

_DSC3219

Pedra do Dedo ao entardecer.

Novembro

Acabou o gás…

Dezembro

  • Pancas é destaque na segunda edição da Revista Montanha #2. De quebra, os editores da revista que visitaram a cidade para fazer a matéria conquistaram mais duas vias na região! Maiores detalhes, leia na revista!

montanha

  • Pelo tereiro ano consecutivo, aconteceu no Cine Jardins, em Vitória, a 3a Mostra de Filmes de Montanha.

_DSC5036

Que venha 2014!!!!!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.