Saindo de Porto Alegre suba à serra gaúcha como quem vai a Gramado/Canela. Basicamente há duas opções: (1) Sair pela BR-116 até o viaduto de acesso a Estância Velha, tomar a BR-239 passando por Sapiranga, Parobé e Igrejinha (via RS-115) até Três Coroas; (2) ou sair pela RS-020 até a cidade de Taquara para acessar a BR-239 e logo em seguida a RS-115 até Três Coroas.
Em ambos, após passar pela cidade de Três Coroas (RS-115), em direção à Canela, fique atento a uma placa para Linha Café que fica depois de cruzar um rio.
Zere o odômetro ao sair da rodovia. Siga pela principal (asfaltada) por 3,4km até chegar numa pequena rotatória. Tome à direita pela estrada de chão até cruzar o rio. Assim que cruzar o rio, no entroncamento, tome à esquerda (4,1km) . Siga pela estrada e no próximo entroncamento (5,3km) pegue à esquerda. Logo à frente, entre à direita (5,8km). Siga sempre pela principal subindo a serra até o entroncamento (12km). Tome à esquerda no entroncamento e siga por mais 3km (15km). A essa altura o Pico da Canastra pode ser visto à direita.
A entrada do refúgio, bem escondido, fica em frente à pedra, logo depois de uma propriedade grande. Se estiver andando à noite é fácil de passar desapercebido.
O GPS do Google Maps, quando manda fazer o traçado até o refúgio, costura fazer uma outra rota que passa por estrada de chão em condições piores.
A trilha de acesso às vias começa bem na entrada do refúgio. No outro lado da estrada, há uma cerca com fita (branca e vermelha). Siga a trilha da fita branca até chegar na pedra. Para acessar as vias Bugio Solando e Ronco do Bugio, siga pelas cordas fixas assim que encontrar a pedra. Para a via Porca Troia, siga a trilha da fita vermelha. A aproximação dura, em média, 10 minutos de caminhada.
http://www.yoolerehihi.com/punkrockclimbing/canastra/vias/bugiusolandlo.htm
50 Vias Clássicas no Brasil. 2017. Flávio Daflon e Cíntia Daflon.
Copyright © 2007-2024. naokiarima.com.br. Todos os direitos reservados.