Grutão dos Índios

Caxias do Sul

Atualizado em: 01/01/2021

Como chegar

De Porto Alegre: De Porto Alegre até o Grutão dos Índios são aproximadamente 140km, percorridos em 2h e 30. A melhor opção é seguir pela BR-116 até Scharlau e depois tomar a RS-240 até a Polícia Rodoviária de Bom Princípio e seguir pela RS-452 até o trevo de Vila Cristina. No trevo, tome à direita em direção a Nova Petrópolis até o km 173, 8. Entre à esquerda numa estrada vicinal asfaltada e siga por mais 24km até a cidade de Santa Lúcia do Piaí. Assim que chegar na cidade e passar pela Praça Central de Santa Lúcia de Piaí, tome à esquerda e siga por mais 7km (sem pavimento) até a entrada do Ecoparque Grutão.

De Caxias do Sul: De Caxias, tome a Rua Luiz Michielon em direção a Caravágio da 6a Légua, distante a 10km do entroncamento com a BR-116. No distrito,  após passar pela igreja de Nossa Senhora, vire à direita e siga por mais 10km por estrada de chão até a entrada do Ecoparque Grutão.

Aproximação

Do estacionamento, diga a trilha em direção à cascata. No meio da descida, junto a trilha, fica o Setor Antigo. Para o Setor Campo dos Bugres, continue pela Trilha da Conexão, sem passar pela cascata até a “Trilha do Rochedo” (está tudo sinalizado). A Trilha do Rochedo leva ao setor de escalada.

Mapa
Filtrar por

Melhor época

Ano inteiro.

Sol/sombra

No verão, sombra o dia inteiro e no inverno, sol o dia inteiro.

Rocha

Riodacito (rocha vulcânica)

Proteção

Chapeletas de aço galvanizado com parada dupla de argola.

Equipo

Uma corda de 50m e 12 costuras.

Onde ficar

O Ecoparque Grutão oferece toda infraestrutura necessária para camping.

Série Histórica de Temperatura Mensal (Caxias do Sul)

Série Histórica de Precipitação Mensal (Caxias do Sul)

Quantidade de vias por setor

Número de vias

Croqui