Notícias 2005 – RS

Material compilado do extinto site agarrassauro.com.

04-01-2005 – NOVAS LINHAS EM TORRES

Durante o recesso de final de ano foram abertas e encadenadas 2 vias novas no Morro do Farol em Torres. As duas vias foram equipadas pelo escalador Eduardo tondo (Duca) e estão localizadas entre as vias Orgasmoatoa (8b) e Coito Interrompido (8a). A primeira via se chama “Curto, Grosso e Cheio de Veias” e foi encadenado pelo próprio equipador e repetido pelo escalador Daiti Hamanaka, a graduação fica em torno de 7c~8a. A segunda, “Luz no fim do túnel” (8a), é uma via extremamente técnica num vertical. Recebeu a primeira ascenção a flash pelo mesmo Daiti e repetida posteriormente pelo Duca.

11-01-2005 – DIONI CAPELARI MANDA BRABOLETA

O escalador caxiense Dioni Capelari mandou no dia 04/01 a bombástica via Braboleta na Gruta de Caxias. A via graduada em 9a é umas das melhores linhas do point. 
Segundo a pesquisa SAURO, a Gruta está sendo consideranda como o melhor point de escalada esportiva do estado.

11-01-2005 – PROPOSTA DE V10 EM FLORIPA

O escalador paulista, Thiago Veloso (GRINGA AGARRAS) abriu na Praia Mole um Florianópolis – SC, o problema “Infactível”, proposta de V10. Segundo o Thiago, o nome Infactível é porque “entanto eu trabalhava o boulder tinha 3 escaladores de Floripa dizendo: Desencana desse boulder, os movimentos são infactíveis”.

17-01-2005 – NOTÍCIAS DA SERRA

O escalador caxiense Mateu Scopel encadenou neste sábado (15/01) a via Celulite Abdominal (8a) no Salto Ventoso.

Já na Gruta de Caxias, Dioni Capelari, despachou como quem não queria nada com nada, a via Genesis (9b)

17-01-2005 – ANDRES MANDA 10a E TONI ENCADENA COQUETEL DE VAMPIRO

No dia 09 de fevereiro, o escalador caxiense Roni Andres (Guenoa Apetrechos/ Fábrica do Design e agora AGARRAS SAURO) mandou o seu 1° 10a ao encadenar “A insustentável leveza do ser”. Andres torna se o 3° escalador a encadenar esta via. Os outros são os caxienses Vinicius Todero e Thiago Balen.

Já no findi passado, o escalador José Antônio Silva Ribeiro, Toni, encadenou a via Coquetel de Vampiro, graduada em 8b. Para quem não conhece essa linha, é considerada como uma das melhores vias de continuidade do C.E Behne .

27-01-2005 – ASSALTO NO CAMPO-ESCOLA BEHNE

No dia 26 de janeiro, por volta das 14h45min., dois escaladores (resolvi manter em anomimato o nome das vítimas), um gaúcho e uma paulista foram assaltadas por dois elementos encapuzados e armados com uma escopeta e uma espingarda.

Os escaladores estavam no Setor 2 quando foram abordados pelos elementos que vieram pela trilha da cascata e acabaram levando as duas mochilas dos escaladores, deixando apenas alguns equipos e documentos.

Recomendamos aos escaladores que frequentam o local, evitar escalar na zona durante a semana quando há poucas pessoas no local e sempre que possível andar em grupo.

Para quem não conhece a região, próximo dai, ums 2km há uma vila, além do mais, a região da Colônia Japonesa tem passado por vários incidentes. Por isso, não vacilem!!

31-01-2005 – ARMAGEDON UPGRADE & DUREPOX

Considerado pelo enquete SAURO, como a melhor zona de escalada esportiva do RS, a Gruta de Caxias foi novamente palco de duas cadenas durríssimas.

No findi passado, Giovani Ruffato mandou a boulderística, Armagedom Upgrade, graduada em 9c. Para quem não conhece esta linha e suas dificuldades, confira na seção VÍDEOS, as feras Thiago Balen e Vinicius Todero na linha. 

Já, Lucas Araújo encadenou mais um 9a, Durepox. Segundo Lucas: “aproveitei essa seca das últimas semanas para mandar a via, pois fazia tempo que estava querendo entrar, mas estava sempre molhada”.

21-02-2005 – Balen manda 9c e Mateus manda “O Herege”

O escalador caxiense Thiago Balen realizou neste findi, a 6ª repetição da via Armagedon Upgrade (9c) na Gruta de Caxias. Os outros repetidores foram os escaladores, Vinicius Todero, Giovani Ruffato, Leonardo Zavaschi, Jimerson Marta e Roni Andres.

No mesmo dia, o escalador revelação da Serra, pra variar, Mateus Scopel, que completou 14 anos neste findi, mandou a mais clássica das vias da Gruta, “O herege”, graduada em 9a.

03-03-2005 – GUILI MANDA “A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER”, 10a, NA GRUTA

O escalador Guilherme Zavaschi, o Guili, realizou nesta 4ª feira a 4ª repetição da via “A insustentável leveza do ser”, graduada em 10a.Os outros repetidores foram, em ordem cronológica, Vinicius Todero, Thiago Balen e Roni Andres (SAURO) .Para quem não conhece a via, ela começa no “O Herege” (9a) até a 3ª costura, entra na “Profecia” (9c), faz o maldito crux dela, linka para a via “Vertigem” (9c) e toca até o final dela. Longa a explicação? Então imagine você na via…

07-03-2005 – TONI MANDA DOIS 9a´S NA GRUTA 

O fim de semana estava para o escalador portoalegrense José Antônio Silva Ribeiro, o Toni. Como fruto de muita dedicação ao treinamento, o escalador mandou no último sábado as vias Durepox e Braboleta, ambas graduadas em 9a. Pelo jeito a safra 2005 promete ser muito boa.

20-03-2005 – CAIO MANDA UTENSÍLIOS

Após um ano de treinamento intensivo na terra do mestre Gulich (Alemanha), o escalador portoalegrense Caio mandou neste fim de semana a tão almejada via “Utensílios da Igreja” (8a) – Gruta – RS. 

21-03-2005 – TONI E MATEUS FAZEM BONITO NA GRUTA. E RAFAEL RAMOS MANDA “PEGANDO NO MUSGÃO” (8b)

Uma das coisas mais impressionantes neste site é a eficiência do SNAG, Serviço de Notícias Agarras Sauro. O sujeito manda a via e…2, 3, 4 dias depois…sai a notícia….

Mas vamos aos fatos, antes tarde do que nunca.

No dia 18/03, ou seja 6ª feira passada, o caxiense Mateus Scopel mandou a via Premonição (9a) na Gruta de Caxias.

Ainda na Gruta, no findi passado, o escalador Toni despachou sem problemas a via Escada Caiu (8c/9a).

Já no Iê-iê, o canoense Rafael Ramos mandou via Pegando no Musgão (8b) que com essa seca, de musgão não tinha nada.

28-03-2005 – TONI MANDA O SEU 1° 5.13

Quem acompanha este seção, já notou que nos últimos meses o escalador Toni tem se destacado no cenário gaúcho com uma série de cadenas expressivas. E no último fim de senama, Toni voltou à Gruta de Caxias e despachou sem dificuldades a via Genesis (9b), mandando assim o seu primeiro 9b. 

29-03-2005 – RICARDO RUTZ MANDA DOIS OITAVOS EM SANTA MARIA

Aproveitando o feriado prolongado, Ricardo Rutz (Canguçu) e seus colegas pegaram a estrada rumo ao coração do Rio Grande do Sul.

De quebra, Rutz mandou a via Palmatória (8a) e a via “Somente eu e a minha sombra” (8a/b), ambas vias situadas no setor Costão em Santa Maria.

26-04-2005 – UM CAMINHÃO DE NOTÍCIAS

Depois de um recesso de quase 1 mês, a central de notícias Sauro (CNS) está sendo bombardeada por milhares de “telegramas”. Confiram!

Após uma breve estadia nos States, a Família Nicoloso (Santa Maria) voltou com tudo para o Brasil.

No último fim de semana, Gabriel Nicoloso e família rodaram até Caçapava do Sul para uma seção de limpas, mandando sem maiores dificuldades o teto da Silêncio dos Inocentes (8b), Onoledi/Anonimata (8c) e a Rabo de Arraia (8c). Já o seu irmão Pedro Nicolosoapesar de estar mais direcionado à escalada em boulder, despachou assim como quem não quer nada as vias Palmatória (8a) e GnomosConspiradores (8a) em Santa Maria. 

Enquanto isso em Cotiporã…
O professor e futuro doutor em matemática, Ricardo Rutz mandou no findi passado a via Eclipse (8a). E para a surpresa da galera presente foi constatada que a primeira chapeleta da via “Maravilhosos Meteoritos” (6c/7a) foi amassada/destruida com algum tipo de ferro/martelo. Ainda egundo Ricardo, “conversando com um cara que estava lá no sábado, ele me disse que foi lá há três semanas atrás e a chapeleta ainda estava intacta”. 

O escalador caxiense Mateus Scopel encadenou nesta quinta (21/05) a via “Bonzão,fortão e de p grande” (8c) (Salto Ventoso) na segunda tentativa. Nesta mesma zona de escalada, o escalador revelação 2005, José Antônio (Toni) mandou as vias  (7c – duríssimo) e Cérebros Transgênicos (8b).

E por fim, no Campo-escola Behne, o Caxiense Thiago Balen levitou e mandou a via “Se meus pés falassem” (8a -slab).

03-05-2005 – TONI MANDA VERTIGEM E GIOVANI “QUEM PRECISA DE BELONESE

Sim, de novo o Toni… Novamente o garoto subiu a serra gaúcha, mais especificamente até a Gruta e mandou a longa via “Vertigem”, graduada em 9b. Já o local Giovani Ruffato, deu uma voltinha no Salto Ventoso e mandou bem a via “Quem precisa de belonese” (8b). 

11-05-2005-JIMÃO MANDA 9C

O escalador caxiense Jimersom Marta, mais conhecido como Jimão, mandou no último findi a bombástica via Armagedom Upgrade, graduada em 9c.

17-05-2005 – DUCA MANDA DUREPOX & ERRATA

O escalador porto-alegrense Eduardo Tondo, o Duca, mandou neste fim de semana a via Durepox, graduada em 9a na Gruta. 

ERRATA: Na notícia do dia 11-05-2005 (abaixo) informamos que o escalador caxiense Jimersom Marta havia mandado a via Armagedon Upgrade. No entanto, Jimão já havia mandado a via há muito tempo atrás, o que fez agora foi a extensão da via Armagedon Upgrade, ou seja Armagedon Upgrade Extension (!!!). E o grau?? Algo como um 9c/10a.

27-05-2005 – RUTZ MANDA DOIS OITAVOS E SCOPEL MANDA BRABOLETA

Faltando apenas algumas semanas para o embarque rumo à Espanha, o escalador Ricardo Rutz está aproveitando ao máximo os seus últimos dias por aqui. No findi passado, Canguçu, como é conhecido pela galera, mandou a via “The dark side” (8a) em Cotiporã e ontem despachou um antigo projeto pessoal, “Salmonela maionese e muito mais” (8b/c) – Salto Ventoso.

Já na serra, Mateus Scopel mandou a clássica e bombástica via “Braboleta”, graduada em 9a. Esse guri vai dar muito que falar! 

30-05-2005 – VINI FAZ UMA LIMPA EM STA MARIA; DIONI MANDA 9C NA GRUTA; E GABRIEL NICOLOSO MANDA DOIS OITAVOS EM STA MARIA

Ele está de volta. Depois de fazer uma limpa no Cipó em 2004, Vinicius Todero voltou a atacar novamente. Desta vez as vítimas foram as vias de Santa Maria. Segue o obituário, ou melhor a lista: Briga-de-foice (8c) – 1ª ascensão, Via-crucis, Meu amigo Bode, Apenas eu e a minha sombra, todas graduadas em 8b, Palmatoria, Renegados, Parkison, Gnomos Conspiradores e Questão de Ética todas graduadas em 8a, além de cinco 7c, três 7a e muitas outras vias de 6 e 5 graus.

Deixando a preguiça de lado um pouco, no último domingo, o escalador santamariense, Gabriel Nicoloso encadenou as vias Via-crucis (8b) e Renegados (8a) no setor do Gamo – SM.

E como já é de costume nesta seção, lá na serra, o escalador Dioni Silocchi mandou a bombástica, boulderística, explosiva, tudo de ruim Armagedon Upgrade, graduada em 9c na Gruta.

Colaboração: Fernando Nicoloso – SM 

13-06-2005 – CHUVA DE CADENAS –

No dia 24 de janeiro de 1999, o escalador Naoki Arima realizou a 1ª ascensão da via Armagedon (Gruta), graduada na época em 9a. Após quase 6 anos e meio, ele voltou à via novamente para mandar a extensão da via, chamada de Armagedon Upgrade e graduada em 9c. O próximo passo, segundo Naoki, será mandar a Armagedon Upgrade Extension, cotada em 9c/10a.

Neste mesmo dia, Eduardo Isaia Filho (POA) subiu à serra especialmente para despachar uma via: Durepox (9a), que aliás mandou sem dificuldades na 1ª tentativa séria do dia. Na semana passada, o mesmo Dudu, como é conhecido pela galera, realizou a 1ª ascensão da via Passeio no Parque (8b) em Santa Cruz do Sul.

No fim de semana passado, o escalador caxiense Lucas Araujo botou na cadena ao lutar bravamente contra a tijolante via Vertigem, graduada em 9b na Gruta de Caxias do Sul.

21-06-2005 – CADENAS NA SERRA E ASSALTO EM SANTA MARIA

O fim de semana chuvoso foi marcado por cadenas e assalto em Santa Maria, confira:

No sábado, mesmo sendo avisando pelo meteorologista de plantão Roni Andres das condições impróprias para a prática da escalada na Serra, Naoki Arima  e gangue subiram à Serra só para ter certeza que as vias estavam realmente molhadas. Mesmo assim, Naoki achou a via “Do piton a chapeleta ” seca e tratou de mandar e realizar a 2a ascensão da via graduada em 8c/9a. 

Na descida, uma paradinha básica no Behne só para o escalador Caio Beltrão  mandar na 3a tentativa do dia a via “Contagem regressiva“, graudada em 8a.

Por outro lado, em Santa Maria a coisa não foi só festas. Quatro escaladores locais foram assaltados no Morro do Carmo quando voltavam de mais um dia de escalada. Os escaladores foram abordados por três elementos armandos e encapuzados que os renderam e levaram seus equipamentos de escalada.

04-07-2005 – VINI MANDA O 1º 10B GAÚCHO E ANDRES REALIZA A 3º REPETIÇÃO DA VIA “DO PITON A CHAPELETA

O dia 02 de julho de 2005 entrará para a história da escalada esportiva gaúcha. Pois, nesta data, o escalador caxiense Marcos Vinicius Todero (Kailash)  realizou a primeira ascensão da via “Sombra e a Escuridão Karma”, uma extensão da via “Sombra e a Escuridão” (9b). Quanto ao grau, Vinicius sugere algo como um 10b!!!

Na mesma área de escalada, Roni Andres (Sauro, Guenoa e FDD) realizou a 3ª repetição da via “Do piton a chapeleta”. Segundo ele a via deve ficar algo em torno de um 9a. 

10-07-2005 – CONEXÃO RS- MG (CHUVA DE CADENAS)

Os últimos 4 dias foram marcados por uma série de grandes cadenas que vão deste um 8b à flash até a repetição de umas das vias mais místicas do estado.

Quinta feira dia 7 de julho, o Caxiense Mateus Scopel voltou a atacar na Gruta de Caxias do Sul. Desta vez a vítima foi a via Durepox (9a).

Dias 8 e 9 de julho, Pudim Gravataí: Vinicius Todero (KAILASH)  e Roni Andres (SAURO, GUENOA, FDD) mandam a clássica via “A coisa”(9a) no Pudim. Essa linha bombástica com apenas 3, ou melhor, agora com 4 proteções é considerada uma das preciosidades da escalada esportiva gaúcha.

Dia 9 de julho, Morro da Cruz Santa Cruz do Sul: O escalador Naoki Arima (SAURO) realizou a 2ª ascensão da via “Passeio no Parque”. Conforme ele “é uma via muito bonita. Se todas as vias do estado fossem assim…nossa alucinante (25m de via com seções negativas)”. Quanto à graduação acresenta: “o Dudu (Eduardo Isaia Filho) achou que poderia ser um 8b. Eu acho que ela é um pouco mais que um 8b, talvez um 8b/c, para ser um 8c sólido falta alguma coisa”. 

Essa é quente e vem lá do Cipó. Cipó definitavamente virou a principal opção de escalada dos gaúchos no inverno. Novamente esse ano, o point está sendo invadido pelos gaúchos. E as consequências estão ai: José Antônio Silva Rideiro (Toni), após 10 dias no Cipó despachou as vias “Sonho de Consumo” (8c), Jungle Boy (8b) e “Libera do Cliente (8b) a flash!.

15-07-2005 – CAIO MANDA “MEU AMIGO BACON”

 Aproveitando a folga da semana, o escalador Caio Beltrão  deu uma esticadinha até o campo-escola Behne para mandar a variante da via “Contagem Regressiva”. Batizada de “Meu Amigo Bacon” (8b) em homenagem ao escalador Henrique Careca, esta linha consiste numa grande transversal por agarras médias até culminar num crux lindo de morrer em regletes e bidedos. 

14-07-2005 – RAMOS MANDA CONTAGEM (8a)

No último fim de semana, o escalador canoense Rafael Ramos  venceu o relógio e despachou a via “Contagem Regressiva” (8a) – Campo-escola Behne, Ivoti. 

18-07-2005 – TONI MANDA MORFINA

A redação da Sauro de Minas acaba de informar que o escalador gaúcho José Antônio Silva Ribeiro, o Toni, –  internado no Cipó desde o início do mês – despachou a via “Morfina”, um 9a clássico da Serra do Cipó.

22-07-2005 – DIONI MANDA PITON À CHAPELETA

Depois de ter ficado em 2º lugar no 1º Total Esporte Vilmar Oliveira Classic na categoria Profissional, o caxiense Dioni Capelari Silocchi deu uma passadinha na Gruta e realizou a 4ª repetição da boulderística via “Do piton à chapeleta” no dia 20 deste mês. 

25-07-2005 – VINI MANDA A VIA “SE MEUS PÉS FALASSEM”

Se existe um tipo de escalada que nós gaúchos repunamos, é a escalada em aderência. Por isso a via “Se meus pés falassem” – Behne – é uma daquelas vias que não faz muito sucesso aqui no sul. Mas para o caxiense Vinicius Todero , não tem via ruim. O “gurizinho” chegou chegando, mandou ver e papou mais um 8a. 

14-08-2005 – GUILI MANDA “DO PITON A CHAPELETA” À FLASH

Impressionante! Assim pode ser definida a escalada flash do escalador Guilherme Zavaschi  na via “Do piton a chapeleta” (9a) (Gruta) no último fim de semana. 

Quando perguntado sobre o grau da via, ele desconversou dizendo não ter ideia e tal… Em todos os caso, para quem já mandou 10b à flash, um 9a não deve ter sido muito difícil….

22-08-2005 – CADENAS PÓS-SUSTO. 

Após algumas semanas do susto pelo assalto estamos voltando a ocupar o campo escola do morro do Carmo, agora acessando o local pela trilha do Lar Metodista. As cadenas voltaram a tomar conta das nossas atividades de fim de semana. Alexandre Bonow manda a Renegados (8a) e o Gabriel Nicoloso manda a Olaria (8a) – Sta. Maria – RS. 

Txt: Fernando Nicoloso.

08-09-2005 – GUILI MANDA ARMAGEDON UPGRADE EXTENSION (9c/10a?)

Aproveitando o feriado do dia da Independência e a brecha do tempo (porque, aqui no Sul, não pára de cair água a mais de duas semanas) o escalador Guilherme Zavaschi  despachou na garra e na resistência a via Armagedon Upgrade Extension situada na já conhecida Gruta de Caxias. Quando questionado sobre a graduação da via, ele acha a via mais difícil que a maioria dos 9c`s que tem por ai, mas em momento algum ele falou que era um 10a. Apenas afirmou que se é um 9c, é o 9c mais duro que já fez na vida. 

03-09-2005 – DIONI MANDA SEXO ALGEMA E CINTA LIGA NEW VERSION

Depois que quase 1 mês de chuva, finalmente o sol resolveu mostrar sua cara no estado. E sem perder tempo e aproveitando a brecha, Dioni Capelari Silocchi  mandou bonito no Salto, ao mandar na 2ª tentativa a via Sexo Algema e Cinta-liga (8b*), um clássico do Salto. Sim, tá certo, 8b porque a agarra crux da via (um ex-abaulado horrendo) já era. Agora ficou um agarrão!

22-10-2005 – “CANTANDO NA CHUVA (6c A2+ E2)

Entre os meses de julho e agosto deste ano, os escaladores Cláudio Bridi e Glauco Silva, estabeleceram uma nova linha nas paredes grandes do Malakoff – Nova Petrópolis. Trata-se da via “Cantando na chuva”, graduada em 6c A2+ E2, está situada entre as vias “Boa noite Cinderela” e “Ilusão de Ótica”.

22-10-2005 – GUILI MANDA NA SIKA (9a) À FLASH

O tradicional Blox, realizado todos os anos na região sul de Minas, contou este ano com a presença em massa da galera do sul. Entre alguns boulders e vias, vale registrar a ascensão à flash do escalador Guilherme Zavaschi  na via Na Sika (9a) – Pedra da Divisa.

23-10-2005 – MACACO BEBEU E NÃO LEU

Depois de anos sem uma conquista no pico, foi equipada no último sábado, dia 22, a via “Macaco bebeu e não leu”, graduada em 6c/7a.
A via conta com 8 proteções, mais uma parada simples.
A via fica à esquerda de um sexto sem nome que tem um pino alto e foi equipada pelos escaladores Moisés Oliveira e Anderson Bochi. 

13-12-2005 – THIAGO BALEN FAZ UMA LIMPA EM BAGÉ

No feriado de 15 de novembro, o caxiense Thiago Balen foi conferir os conglomerados de Bagé e, sem perder muito tempo, já fez uma limpa por lá realizando a 2ª repetição da via “Efeito de João”, confirmando em 9b/c o grau da via. E de quebra, realizou a 1ª repetição da via Sabão de Coco” (9c). Esta última via, talvez seja a “Action Direct” dos gaúchos. Se não falha a memória, a via foi encadenada pelo escalador Guilherme Zavaschi em 1994. Na ocasião Guili propôs o místico grau de 9b para a via (era qualquer coisa fora de qualquer realidade). Depois disso, para piorar a coisa, quebrou uma agarra chave e a via foi rotulada como “quase impossível”. Depois de 11 anos, rodeada de mitos e fracassos, finalmente foi provado que a via é factível sim!!! 

13-12-2005 – PROPOSTA DE 10b NA GRUTA

No finalzinho do inverno, os escaladores locais, Vinicius Todero e Roni Andres equiparam duas novas linhas na Gruta de Caxias. Para quem conhece o local, estas vias ficam bem à esquerda, depois da Santa. Em virtude da chuva, os escaladores tiveram que esperar quase 2 meses até final da época de chuva para poderem provar as novas vias. E finalmente depois de uma espera de quase 2 meses, eles voltaram às vias e Vinicius despachou uma delas (a da esquerda), propondo um 10b (!!!!). Segundo um dos equipadores, Roni Andres, estas vias ainda estão sem nomes.

13-12-2005 – THIAGO BALEN REPETE SOMBRA E A ESCURIDÃO KARMA

Depois de despachar “Efeito de João” (9b/c) e “Sabão de Coco”(9c), o caxiense Thiago Balen voltou a atacar novamente. E a vítima, ou a via, foi nada mais nada menos que “Sombra e a Escuridão Karma”. Segundo Thiago, que já tem em seu currículo dois 10c´s, a via deve ficar algo em torno de um 10c. Se confirmado o grau, “Sombra e a Escuridão Karma” será a via mais dura do estado, o primeiro 5.14a do estado e uma das três (?) vias mais difíceis do Brasil. 

15-12-2005 – MARIM SOFRE SABOTAGEM PELA SEGUNDA VEZ

No último dia 13/11, o Marin foi alvo, mais uma vez, de seres infelizes e mal-amados. Após a insana dobra da primeira chapa da via “Maravilhosos meteoritos ( 6c)”, desta vez os elementos vieram preparados e sacaram a chapa do projeto dos escaladores bentogonçalvenses Ivan Ferronato e Cristiano Liviera (Tchesma) que consiste em uma via “NA FACE” ao lado da Eletroerosão (9a), e não na fenda como alguns escaladores achavam e condenavam.

O fato do Marin começar a receber estes “turistas” mal intencionados é preocupante, por “ainda” se tratar de um point pouco freqüentado, mas pelo jeito isto não é relevante e cada vez mais temos que ficar atentos e comunicar estes casos para que algum dia encontremos estas pessoas sem escrúpulos….ou melhor ..nem é bom encontrar uma pessoa no flagrante….

Texto: Éver André Somensi

15-12-2005 – MAIS UMA LINHA NO MALAKOF

A conquista aconteceu no mês de novembro de 2005 pelos escaladores Glauco Silva e Leandro Feiten.
A via foi graduada em 6c/A3 e dispõe de duas enfiadas totalizando aproximadamente 90 metros e está localizada entre as vias Ilusão de Ótica e Cantando na Chuva.

Fonte: Glauco Silva 

19-12-2005 – RAFAEL RAMOS MANDA “NO RINGUE COM SHUNG LEE”

O canoense Rafael Ramos despachou em meados de novembro a via “No ringue com Shung Lee – Pudim, um 8a boulderístico e duro.

19-12-2005 – LACAS FLUTUANTES 8a

Foi conquistada no último fim de semana, do dia 18, mais uma via na Gruta de Caxias. “Trata-se de uma transversal que começa à direita das vias novas (abaixo de uma laca gigante no teto) e termina na primeira proteção destas vias.” Ainda segundo o conquistador, Vinicius Todero, “são uns 12 metros de via totalmente em móvel e o grau sugerido sacando movél é um 8a. O nome da via é Lacas Flutuantes”.

24-12-2005 – RONI ANDRES MANDA SEU SEGUNDO 10a

Integrante da Equipe Sauro de Escalada, Roni Andres, encadenou no último dia 17/12, a via Armagedon Upgrade Extension (10a) – Gruta. 

24-12-2005 – TONI MANDA SALMONELA (8b/c)

O portalegrense José Antônio Silva Ribeiro (vulgo Toni para quem não sabe quem é) mandou no último final de semana a via Salmonela Maionese e Muito Mais (8b/c) – Salto Ventoso.

24-12-2005 – PAULISTAS FAZEM BONITO NA GRUTA

Aproveitando o recesso de final de ano, um grupo de escaladores paulistas baixaram na Gruta de Caxias. Entre as muitas cadenas que rolaram, segue uma lista das cadenas mais expressivas:
O escalador Birão mandou a via Apocalipse (8c); “Adebas” despachou as vias Armagedon (9b), Premonição (9a) e Braboleta (9a); Gabriel mandou as vias ‘Durepox’ (9a), ‘Braboleta'(a) e ‘O Herege'(9a); E Anderson, o Birão despachou “O herege” (9a)

 24-12-2005 – DUCA MANDA O SEU PRIMEIRO 5.13

Eduardo Tondo, o Duca, encadenou na última terça-feira, dia 20, o seu primeiro 9b ao despachar a via Coquetel de Força, Behne. Há quem diga que rolou até uma lágrima de alegria. Mito ou verdade, o importante é que saiu a via.

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.