Notícias 2006

08-01-2006 – 2ª REPETIÇÃO DA VIA SOMBRA E A ESCURIDÃO KARMA

O campeão brasileiro de escalada esportiva 2005, André Belezoski numa rápida passagem pela serra gaúcha realizou a 2ª repetição da via “Sombra e a Escuridão Karma”, graduada em 10c na Gruta de Caxias do Sul. Vale lembrar que a primeira ascensão foi realizada pelo caxiense Vinicius Todero e a primeira repetição pelo também caxiense Thiago Balen.

11-01-2006 – RAFINHA MANDA PALMATÓRIA E LUZ NO FIM DO TÚNEL

O escalador canonense, Rafael Ramos  deu um pulinho no Costão em Santa Maria e despachou a via Palmatória (8a). Já no final de semana da virada do ano, Rafinha encadenou a via “Luz no Fim do Túnel” (8b), na Santinha em Torres.

18-01-2006 – NOTÍCIAS DO VALLE

A central de informações Sauro está recebendo aos poucos as notícias das cadenas dos gaúchos que estão em Bariloche desde o dezembro do ano passado. A mais quente de todas até o momento foi a ascensão à vista da via “Ojos de Buda”, graduada em 10a pelo escalador Thiago Balen  (Solo Equinox, Big Wall). Ficamos sabendo ainda que o mesmo elemento mandou outros 9b´s e um 9c à vista e parece que está por mandar um outro 10a trabalhado.

30-01-2006 – DIONI MANDA 9b E 9c NA GRUTA

O Caxiense Dioni Capelari  mandou as vias Sombra e a Escuridão 1ª Parte (9b), Vertigem (9b) e Vertigem var. Profecia (9c). Todas as vias ficam na Gruta de Caxias do Sul.

30-01-2006 – TONI MANDA COQUETEL DE FORÇA

O escalador “Toni” (José Antonio Silva Ribeiro)  encadenou no último sábado a via Coquetel de Força (9b), considerada a via mais dura do Campo- Escola Benhe.

02-02-2006 – BALEN MANDA 8c (Fr) NA ARGENTINA

O Caxiense Thiago Balen  despachou um projeto argentino (Bariloche) e sugeriu um 8c (11a – BRA) para a via. Segundo o Thiago, esta via percorre por uma aresta levemente negativa com aproximadamente 28m de altura. E o crux é caracterizado por uma seção de aproximandamente 20 movimentos ao melhor estilo “toca-toca”, sem poder passar magnésio.

09-02-2006 – ANA (8b)

Duas repetições – Os escaladores Naoki Arima  e Ricardo “Bin Laden” de Caçapava do Sul realizaram a 1ª e a 2ª repetição da via “Ana” (8b) na Pedra do Leão em Caçapava do Sul.

Ricardo na via “Ana” (8b).

25-02-2006 – GUILLAUMET ES NUESTRO

Os escaladores Antônio Nery (RS) e Ricardo Schen (PR) repetiram no último dia 20 de fevereiro a via Founrounge (600m) – 6b – A1, situada na Agulha Guillaumet. Para quem nunca ouviu falar desta agulha, ela fica na região da Patagônia Argentina, ao lado do famoso pico Fritz Roy. 

Segundo Nery, a via tem “3 horas de aproximacion, 4 horas de escalada, 2 horas de rappel y mas 3 horas de regreso. Uma empreitada de 12 horas desde o ultimo bivac. Uma escalada que disfrutamos, inclusive com direito a mais de uma hora no cume. “

E completa: Agora vamos esperar por mais uma janela de bom tempo no vale do torre e vamos tentar uma via mais longa na Exupery. Haver lo que pasa, pues ahi el agujero es mas abajo!”

28-02-2006 – OCUNO CHEGA CHEGANDO NA GRUTA

O escalador paulista, André Ocuno baixou na Gruta de Caxias neste feriado e já chegou mostrando que não está aqui a passeio. Despachou à flash as vias “O Herege” (9a), Durepox (9a) e Vertigem (9b) e de quebra mandou as vias Braboleta (9a) e Premonição (9a) na 2ª tentativa. Hmmmm, já to vendo que vai sair uns 10a na Gruta….

04-03-2006 -DIONI MANDA O SEU PRIMEIRO 10a.

O escalador Caxiense Dioni Capelari  mandou, no dia 04 de março, a via “A insustentável leveza do ser”, graduada em 10a, encadenando assim o seu primeiro 10a.

Conforme Dioni: “bom… essa foi uma das vias que mais me esforçei para fazer, eu passava do crux e caía depois. Isso aconteceu 3 vezes e na 4ª vez que cheguei lá, consegui fazer. Foi realmente muito legal mandar essa via !!!”

27-03-2006 – DUCA MANDA A VIA “SUZETE, A RAINHA DO… MAMBO” (9b).

O escalador Eduardo César Tondo, o Duca, mandou no último domingo, dia 26, a via “Suzete, a rainha do… Mambo” graduada em 9b.

Para quem não sabe, ou não conhece a via, ela fica no setor novo do Salto Ventoso (vide seção croqui – Salto Ventoso – Croquis para visualizar essa e outras vias). A via é bem caracterizada em duas partes: a primeira parte é negativa com passadas atléticas até um descanso relativamente bom. A segunda parte, bem a segunda parte… é uma rampinha nojenta que exige muita técnica e concentração por parte do escalador : ), mas mesmo assim a via é muito boa, vale um intento!

28-03-2006 – DIONI MANDA MAIS UM 10a NA GRUTA

O caxiense Dioni Capelari  mandou neste fim de semana a via “Armagedom Upgrade Expension”, graduada em 10a na Gruta de Caxias do Sul.

Longa como o nome da via, “Armagedom Upgrade Expension” é uma verdadeira luta contra o relógio, ou melhor contra o ácido láctico que corroe o braço por dentro. Tão desesperadora que durante a cadena, Dioni pulou as últimas costuras para poupar energia. É mole?

26-09-2006 – Kdnas, 8c/9a/10a x 2 – Depois de alguns contra-tempos…. Ai vão as kdnas….

O escalador Jeferson mandou a via Durepox (9a); o escalador Caio Beltão, a via Apocalipse (8c) e Naoki Arima mandou a via “A insustentável leveza do ser” (10a), seu primeiro 10a.

Foto: Roni Andres.

Estas kdnas foram todas no sábado e no domingo – Gruta.Já na terça-feira, Roni Andres mandou a via Valhala (10a) na finaleira do dia. Por sinal, ele aparece na foto ai de cima.

29-10-2006 – 5.13 PARA LEO & 8a PARA TORRES

No sábado, dia 28, Leonardo Zavaschi mandou a via Profecia (9b). E no domingo, o escalador Rafael Torres, numa rápida passagem pelo estado, mandou a via “Utensílios da Igreja” (8a), um antigo projeto pessoal.O final de semana, na Gruta de Caxias, foi marcado por duas kdenas importantes.

O resto do pessoal tomou pau das vias….. 🙂

Leonardo Zavaschi na via Profecia.

03-11-2006 – BALEM MANDA DOIS 10a’S

O escalador Thiago Balen  realizou a primeira ascensão de uma via que fica no Setor Bosteiro, P. Abelha, em Caçapava do Sul. A via foi equipada pelo escalador local, Iuberê e foi cotada em 10a sólido. Quem souber do nome da via, manda um e-mial para

Nota:

Nome da via: Zona Pelúcida.

A outra ascensão foi a via “Te conosco del Put Club”, Salto Ventoso, Farroupilha. Para quem acompanha, ou pelos menos tenta, a primeira ascensão e a primeira repetição foram realizadas pelos escaladores Dioni Capelari e Vinicius Todero respectivamente.

04-11-2006 – CHICO MANDA “SALMONELA MAIONESE E MUITO MAIS” (8c)

O escalador Francisco Fianco (Chico) mandou no último sábado, dia 2 de dezembro, a via “Salmonela Maionese e muito mais” (8c) – Salto Ventoso.

19-11-2006 – MAICON MANDA 9b NA GRUTA

No dia 11 de novembro, o escalador caxiense Maicon Andres mandou a via “Vertigem” 9b, Gruta – Caxias do sul.

14-12-2006 – CHICO MANDA “COQUETEL DE VAMPIRO” (8b)

Depois de construir um muro dentro do quarto, o “menino” ficou fortinho e começou a mandar todos os oitavos que vê pela frente. Agora ele mandou a via “Coquetel de Vampiro” (8b) – C.E Behne.

19-12-2006 – LUCAS ARAUJO MANDA O SEU PRIMEIRO 9c

O escalador caxiense Lucas Araujo encadenou no último sábado, dia 16, a via “Armagedon UpGrade” cotada em 9c na gruta da Terceira Légua em Caxias. Para quem não lembra esta via tem três variações, um 9b, um 9c e um 10a.

26-12-2006 – CARÁ COMPLETA TRILOGIA NO SALTO

O escalador Anderson Cará mandou, durante o feriado natalino, as vias Sá (8a), Tá (8b) e Cérebro Transgênico (8b) no Salto Ventoso. Para quem conhece a história destas vias, a via Sá, inicialmente graduada em 7c, foi a segunda via a ser conquistada no Salto Ventoso lá por 1997 pelo Guili, Leozinho e Duca. A primeira via foi conquistada no setor novo do Salto (corrijam-me se eu estiver errado). Na mesma época, o mesmo tri equipou uma segunda saída pela esquerda e chamaram a via de Tá. A graduação original desta via era um 7c/8a. Anos depois, viu-se que era possível abrir uma terceira saída, bem pelo meio, entre a Sá e a Tá. E assim nasceu a via Cérebro Transgênico (8b). Bem, se não entendeu a explicação, dá uma olhada na croquiteca do Salto – Setor 2 e 3!!

28-12-2006 – NAOKI MANDA FUNDAMENTOS DA CONSCIENCIOLOGIA

O escalador Naoki Arima mandou, na 4a tentativa, a via Fundamentos da Conscienciologia (8c). Para quem nunca ouviu falar desta via, ela fica num setor pouco frequentadona da Gruta de Caxias. O setor fica ao lado da cascata e conta com 4 vias: Mistérios do Mundo (9a), Fundamentos da Conscienciologia (8c), Platô dos Espinhos (7c) e Salmos e Composteiras (7b). Nesta ordem, da direita para a esquerda.

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.