A Resistência Free

Em setembro deste ano, os escaladores brasileiros Ben Sotero e André Júnior, acompanhados do norte-americano Chris Deuto e do fotógrafo Daniel Teitelbaum, realizaram a primeira ascensão em livre da via “A Resistência”, na Pedra da Fortaleza em Nova Venécia (ES). Estabelecendo assim, a via em livre mais difícil do Espírito Santo.

A via foi conquistada em 2019 pelos escaladores paranaenses Ed Padilha, Valdesir Machado, Willian Lacerda e Thomás Kampf. 

O relato da conquista está neste link!

E o relato da primeira ascensão em livre, aqui!

E neste link, em inglês, há uma pequena entrevista sobre a recente ascensão.

Vale lembrar que, em 2021, os escaladores Alex Mendes, Ben Sotero, Neni Gabbardo e Fábio Moreira realizaram a primeira repetição da via, após sete dias na parede.

Segue o croqui atualizado da via em livre.

*Graduação brasileira.

Segundo meu banco de dados, as outras vias duras em livre são:

2- Um gole de coragem (9a) – Pedra do Garrafão – Barra de São Francisco. Obs: não sei se essa via foi totalmente liberada.

Pedra do Garrafão.

3- Obrigado Amigos (9a) – Pedra Cará – Pancas. A enfiada crux foi liberada, mas não teve ascensão integral (single push). Sem repetição.

Pedra Cará.

4- O Voo da Águia (8c) – Três Pontões de Afonso Cláudio. Enfiadas liberadas, mas não encadenadas na sequência. Sem repetição.

Três Pontões.

5- Infinita Highway (8a) – Calogi – Serra. Liberada em single push e sem revesamento de guia.

Poul na 5a enfiada da via.

Neste ranking, desconsiderei vias com lances em artificial não liberados. Por exemplo, a via Fio na Navalha tem enfiada da 8c, mas a via não é toda em livre porque há enfiadas de A1.

 

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.