Esportiva Móvel no Espírito Santo

Na quarta-feira, feriado de Tiradentes, Lissandro e eu fomos ao setor do Capeta em Viana para uma escalada de meio turno. Na ocasião entrei na via Lubrina, um 7a misto aberto recentemente pelo Afeto. Essa é uma linha bem interessante que fica no canto esquerdo do Segundo Andar e transcorre por um sistema fendas, intercalando escalada em agarra com entalamento. O grande lance dessa via é que proteger é mais difícil do que a escalada em si. Requer um rack mais especializado e bom faro para fazer colocações seguras.

À noite, fiquei pensando nessa escalada e na Pscicoterapia, outra via em móvel que fiz semana passada e comecei a rascunhar esse post para falar sobre as esportivas em móvel do Espírito Santo. Esses dias escrevi sobre as vias em móvel do ES, mas notei que nunca fiz um apanhado das vias esportivas em móvel, ou seja com apenas 1 enfiada e protegidas predominantemente em móvel.

Marechal Floriano – ES

Fiz uma pesquisa e cheguei a 64 vias em móvel (e/ou mista) em todo Estado (excluindo naturalmente as vias tradicionais em móvel, mais de uma enfiada). 

Considerando que no Espírito Santo há aproximadamente 600 vias esportivas, podemos concluir que apenas 10% dessas vias são em móvel ou mista. Outro dado interessante é que 1/3 dessas vias em móvel estão no Calogi. Já a via mais difícil é a Wasabi (8b) que fica em Uliana, embora o crux da via não seja em móvel (mista). Já a segunda via mais dura é a “Porko Aranha” (7c) que fica no Calogi.

Porko na via Porko Aranha.

Segue a lista das vias esportivas em móvel:

Se eu tivesse que fazer uma lista dos “must to do”, essas seriam as minhas preferidas:

1- Lubrina (7a), Viana

2- Diamante Bruto (7a), Diamante

3- Mimosa do 52 (7b), Marechal Floriano

4- Porco Aranha (7c), Calogi

5- Demolidor (V), Morro do Moreno

6- Bloqueio Criativo (VI), João Neiva

7- Psicoterapia (7a), Calogi

Considerando o potencial do Estado e a disponibilidade de rocha, eu acho que a escalada esportiva móvel ainda está bem embrionária. Com certeza tem muita coisa interessante escondida por ai para ser desenvolvida!

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.