Viana

Complexo de Viana

Alt. 280m

Atualizado em: 30/08/2021

Esportivo

Índice

Via ¨60 segundos" (8a).

O complexo de escalada de Viana está divido em três paredes: A parede do Estacionamento que fica ao lado do “estacionamento” e separada apenas por uma “subidinha”; A parede dos Namorados/Solteiros que fica a menos de 15min de caminhada ou 5 segundos se for de carro e a 3a porteira estiver aberta; E a parede do Capeta que concentra a maioria das vias esportivas.

Como chegar

Saindo de Vitória tome a BR-101 sul e quebre à direita na BR-262 (odômetro 0km) logo depois do posto da Polícia Rodoviária Federal. Depois da Penitenciária Agrícola de Viana, à direita, tome a próxima saída à direita (km 6). Na estrada de chão/asfalto, siga sempre pela principal. Na bifurcação de Formati (km 9), tome à esquerda e siga até a entrada do sítio, em frente ao bar Boa Nova Esperança  (km 12). A entrada do sítio fica no meio da subida antes de uma curva para à direita. Vide mapa do Google Map.

Passe a 1a porteira de ferro e depois da 2a porteira de ferro estacione o carro. Caso a primeira porteira esteja fechada, solicite a no bar.Tenha cuidado ao estacionar o carro para não bloquear a passagem, tanto por cima quanto por baixo. À esquerda, lá no alto, está o setor Estacionamento (10 min.). Para chegar no Solteiros/Namorados, siga caminhando pela estrada de cima, passando uma terceira tronqueira, contornando a pedra (20 min). Para seguir para o setor do Capeta, siga pela estrada da direta, passe a primeira ponte, depois cruze o rio onde a ponte caiu e depois siga à esquerda pelo pasto em direção à pedra. (30 min.)

Mapa
Filtrar por

Atenção!

Foto: Karapeba.

Na falésia do Capeta e arredores é comum, durante o período das chuvas, escorrer bastante água nas vias e consequentemente as proteções fixas molharem. Em decorrência disto, e por causa da química da água, as proteções das vias estão sofrendo corrosão prematura. Visualmente os bolts apresentam aspecto normal por fora, mas por dentro podem estar condenados (vide foto).

Recomendamos aos escaladores máxima atenção ao escalar nesta área de escalada e sempre fazer backup! Nunca fique ancorado em apenas uma proteção!

O chumbador acima foi retirado de uma via que fora equipada há pouco tempo e sacou com um torque simples durante o trabalho de manutenção.

Aproximação.

Melhor época

Inverno início da primavera. No setor do Estacionamento tem sombra pela manhã, e a tarde, a sombra fica no setor Capeta. Perfeito né? Claro, isso se ainda tiver pele…. Na primavera e no verão chove bastante e a falésia fica molhada.

Sol/sombra

Sombra pela manhã no setor dos Solteiros/Namorados e sombra a tarde no Setor Principal.

Rocha

Gnaisse. Bem abrasivo. Levar esparadrapo!!!! Denominação geológica: Silimanita-granada-cordierita-biotita gnaisse bandado com intercalações de calicisilicáticas (Complexo Nova Venécia) 631 Ma (Pb-Pb). Estágio Pré-orogênse.

Proteção

Grampos e chapeletas de inox e algumas chapeletas comuns

Equipo

Uma corda de 60m, lona, 15 costuras e capacete. Material móvel para algumas vias.

Onde ficar

Não é permitido acampar na área de escalada.

Vento

Melhores condições com vento sul.

Foto: Caio Afeto.

Graduação

De V grau até 9a.

Dicas

Tem vários boulders, igualmente abrasivos, na base do setor Capeta. Vale a pena dar uma chegada.

Série Histórica de Precipitação Mensal (Vitória)

Série Histórica de Temperatura Mensal (Vitória)

Priapismo (7c). Foto: Caio Afeto

Número de vias

0
Vias

Quantidade de vias por setor

5/5

Setor Principal

Também conhecido como “Capeta”, este é o setor onde estão as principais vias do complexo. Com exceção das vias grampeadas, as outras estão com as proteções bastante comprometidas, por isso recomenda-se não entrá-las. Atualmente está em curso um trabalho de reprampeação destas vias, substituindo as antigas por chapeletas em inox.

4/5

Setor do Estacionamento

Embora sejo o setor mais próximo, é o menos frequentado. Conta com apenas nove vias, sendo as mais famosas: Myopia e Pede para sair.

0
Vias
3/5

Setor dos Solteiros/Namorados

Setor que contempla as vias mais fáceis do complexo. Também é o mais frequentado. Atenção redobrada às vias com chapeleta.

0
Vias