Aconteceu no último final de semana, feriado de Finados, a…
Mas Finados não chove?
Sim, chove, mas mesmo assim, aconteceu a XII edição do Encontro Capixaba de Escalada na cidade serrana de Venda Nova do Imigrante.
Mas se no feriado de Finados chove, o que vocês fizeram?
Na verdade, no dia de Finados, que SEMPRE chove por aqui, não choveu. O problema foi na 6a feira, dia anterior, quando choveu 60mm em algumas horas, segundo dados do Cemaden. Com isso, no sábado, mesmo sem chuva, a pedra ficou totalmente molhada.
Se por um lado a chuva estragou a nossa escalada, essa chuva foi providencial para os agricultores da região, principalmente do norte. Quando passamos os finais de semana pelo interior e convivendo com os moradores locais, fica claro que nos últimos tempos anda chovendo muito abaixo da média. Quando ouço histórias como a do Itamar de Afonso Cláudio que essa semana ficou sem água para família e os animais porque a nascente secou, não consigo nem ficar triste porque molhou as vias…
O jeito foi correr para o “Muro Fabrício Amaral” no Campus do IFES e fazer uma seção de boulder para gastar as energias e abrir o apetite para janta. Se por um lado a chuva a atrapalhou a escalada outdoor, a seção indoor foi uma ótima oportunidade para fazer uma grande integração entre os participantes, além de dividir bons betas.
Já o local sede do evento foi no Sítio Ambrosin, distante a apenas 5km da Parede de Uliana, um típico empreendimento de turismo rural com uma grande infraestrutura para receber os mais de 60 participantes do evento.
Após a janta, a programação ficou por conta do escalador e biólogo Léo Baião que falou um pouco mais sobre “escalada e animais peçonhentos”. E logo depois, sem maiores, aconteceu o tradicional sorteio de brindes dos apoiadores.
Até onde sei, parece que a noite foi bastante longa, com direito a seção de boulder em mesa de plástico e tudo mais.
Domingo
O domingo amanheceu radiante e logo cedo aconteceu a aula de Yoga com a escaladora e instrutura Simone em frente ao lago para começar o dia em sintonia com a natureza.
Após a tradicional foto oficial foi hora de conferir a Parede de Uliana a procura de uma linha seca para aproveitar o domingo ensolarado. Com mais de 35 vias no setor, achar uma linha seca não foi problema e a galera pode se divertir com a mesma intensidade dos mosquitos famintos.
Um aspecto interessante sobre a Parede de Uliana é que essa é a primeira área de escalada esportiva do Estado onde quase todas as proteções foram subsidiadas pela Associação Capixaba de Escalada. A ACE, em parceria com a marca paranaense Bonier, adquire as proteções a preço de custo e subsidia 50%, ficando a outra metade por conta do sócio que fizer a solicitação.
O encontro deste ano pode não ter sido 100%, principalmente por causa da chuva, mas com certeza, alguém lá em cima ficou muito feliz em ver tanta gente reunida em Uliana para celebrar o verdadeiro espírito da escalada. Essa foi por você, Amagal!
O resgate
Na semana passada, Lissandro e eu repetimos a via “Tubarão na Lagoa” em Afonso Cláudio e baixamos da via sob intensa chuva. O relato pode ser lido aqui! Pois bem, no corre corre da descida, nós acabamos deixando para trás, mais especificamente na P1 da via, um jogo de Toten Cam e mais alguns Camalot´s! Como os móveis são usados apenas na primeira enfiada, acabamos deixando na P1 o peso excedente, deixando lá para recuperá-los na volta. O problema foi que, além da chuva, na descida, não passamos pela P1, pois conseguimos rapelar da P2 direto para o chão num longo rapel de 55m.
Mas o pior não foi isso, no dia seguinte, voltamos à base da via para procurar uma costura que tínhamos deixado cair no dia anterior. E pior ainda, depois de achar a costura , ainda ficamos discutindo o traçado da via olhando para pedra e não fomos capazes de ver o molho de peças na parede…
O fato é que só fui sentir falta das peças no conforto do lar, quando fui separar os equipos. Por causa disso, no sábado, antes de ir para o encontro, tive que fazer um pequeno resgate, repetindo a primeira enfiada novamente. Ah sim, por causa da chuva do dia anterior (24mm), naturalmente a fenda estava úmida e a escalada se mostrou mais “desafiadora”. Acho que usei o dobro da quantidade de peças em relação à semana anterior. Desgraça pouca é bobagem…
2 respostas em “XII Encontro Capixaba de Escalada – Release”
Quem disse que no finados não choveu? Não choveu no IFES kkkk… pq no sítio e no restaurante Venturim (em frente a Uliana) caiu um diluviooooo no horário de almoço kkkkkk… valeu pelo registro Japonês !!!! Mais um, menos um… rs
Excelente relato Naoki, e melhor, com velocidade record, me sinto inclinado a acreditar que foi medo do meu exército de hackers rsrsrsrsrsrs